Organização sem preguiça com óleos essenciais no feriado de carnaval

Você quer aproveitar o feriado de carnaval para organizar a casa. Ótimo. Mas só de pensar em tudo que há pra fazer já deu preguiça, certo? Com a ajuda dos óleos essenciais e um pouco de planejamento você vai conseguir realizar esse projeto!

A gente olha em volta e as coisas estão todas fora do lugar. Até dá vontade de organizar, mas aquela inspiração divina para começar a árdua tarefa parece que não vai vir.

Então vamos para a internet pesquisar fórmulas de organização, comprar caixinhas, divisórias para gavetas… E nada de a inspiração chegar para iniciar o trabalho.

Aí o carnaval se aproxima, você não vai viajar mesmo, e lá está aquele tempo livre que a gente precisaria para colocar em prática essa ideia. Mas só de pensar já está dando preguiça, não é?

 

Se você está nesse dilema temos uma notícia boa e uma ruim.

A ruim é que não tem jeito, é você mesmo que terá que fazer essa organização. Mesmo que tenha alguém que limpe as suas coisas, a organização é algo bem diferente, muito pessoal. E pra ficar bom mesmo há que se envolver bem de perto no processo, ou seja, não dá pra terceirizar.

A boa notícia é que os óleos essenciais podem te ajudar a ter foco e ânimo pra cumprir essa tarefa e viver feliz para sempre no seu cantinho organizado. E com um pouco de planejamento dá pra fazer maravilhas nesses dias de “folga”.

Daiana Petry, fundadora da Harmonie Aromaterapia, é quem dá as dicas de aromaterapia.

 

Preparando corpo e mente para ter pique na empreitada.

Essa receitinha parece simples, mas não se engane. Ela é poderosa para fazer com que a gente sinta ânimo de iniciar a arrumação e ter força de vontade para ir até o fim.

No aromatizador ambiental pingue 3 gotas de OE de eucalipto glóbulus e 3 gotas de OE de limão siciliano.

Ou no difusor pessoal use 1 gota de cada óleo.

 

Botando isso em prática a empolgação deve ter aparecido por aí. Mas antes de botar a mão na massa vamos fazer um breve plano de ação para que a organização seja feita da maneira mais rápida e eficiente possível.

Você já ouviu falar no método Konmari de organização?

Esse método foi criado por Marie Kondo, escritora do livro A Mágica da Arrumação – A Arte Japonesa de Colocar Ordem na Sua Casa e na Sua Vida, que vendeu muuuito e parece estar revolucionando a arte de organizar. Eu particularmente já testei o método e aprovei. Por vezes ele é incisivo, faz a gente mexer em absolutamente todas as coisas. Isso acaba sendo difícil emocionalmente em alguns momentos. Mas depois é libertador, e a sensação é de que vai ser fácil manter a organização por muito tempo.

A seguir fiz um resuminho do que o método diz.

Ir por etapas – Primeiro as suas coisas pessoais

Ela diz que mesmo que os espaços sociais da sua casa pareçam mais desorganizados que o seu quarto, é importante que as suas coisas pessoais estejam em ordem primeiro.

Ordem de trabalho

Marie sugere uma ordem que “dói menos”, para descartar e organizar suas coisas pessoais. Comece com as roupas, que são itens de menor valor emocional, mais fáceis de lidar e de se desfazer. Passe em seguida para os livros, depois papéis como contas e documentos, então os objetos variados e por fim as coisas de valor emocional.

Faça a organização por categorias de objetos e não por lugares

Outra dica valiosa de Marie Kondo. Na parte de papéis, por exemplo. Se você guarda contas a pagar num móvel da sala, correspondências na cozinha, documentos em uma gaveta no quarto e possui vários outros montinhos de papéis variados espalhados pela casa e resolve arrumar um móvel de cada vez, nunca vai conseguir organizar seus papéis de forma eficiente. Então, quando for começar a organizar uma categoria, procure pela casa todos os itens que se encaixam ali e traga todos para passarem juntos pelo processo de descarte e organização. Isso vale ainda que você decida mantê-los guardados separados depois.

Antes de organizar, descarte

Mais importante do que colocar tudo em ordem, é saber o que conservar consigo. Muitas coisas guardamos porque pode ser útil um dia, porque ainda está funcionando ou simplesmente “porque sim”. Marie sugere que peguemos cada objeto com as duas mão e nos façamos a seguinte pergunta: Isso me traz felicidade?

Parece uma perguntinha besta, mas acredite, com isso consegui eliminar cerca de 1/3 das minhas tralhas. E depois do processo de descarte a parte de organização fica muito mais fácil.

Agora sim: organizar

A autora fala que uma organização eficiente deve primar por deixar tudo à vista e com fácil acesso. Em vez de empilhar camisetas em uma gaveta, por exemplo, ela sugere uma forma de dobradura que permite que as roupas fiquem dispostas verticalmente, sendo possível visualizar tudo o que há naquele espaço, e ao tirar uma peça você não compromete a arrumação das outras.

Marie não recomenda que compremos organizadores específicos, como aqueles para roupas íntimas, bijuterias, etc. Se você já os tem, claro, use. Ela diz que na maioria das vezes já temos em casa tudo o que é preciso para uma boa organização. Gavetas, prateleiras, armários, caixas de sapato, latas de bolacha. Com organização e um pouco de criatividade normalmente conseguiremos fazer um bom trabalho usando esses itens.

São vários passos que temos que seguir, mas é uma lógica simples. E olha, realmente funciona. E agora que você já está com todo o pique do limão e do eucalipto vai ser bem mais fácil fazer essa revolução.

Ok, aí você começou a colocar tudo isso em prática. A fase do descarte está a todo vapor…

Algumas gavetas foram esvaziadas e você se deparou com aquele ar de guardado, não é? Dá pra resolver essa cheirinho de mofo de forma natural com os óleos essenciais.

10 gotas de OE de tea tree

4 gotas de OE de eucalipto

2 colheres de sopa de álcool (pode ser de cereais, álcool 70 ou de cozinha)

1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio

1 litro de água

Misture os óleos essenciais no álcool, adicione o bicarbonato e por fim a água. Mexa bem a solução e aplique com um pano no móvel.

Agora a organização já está ficando pronta e a sujeira inevitavelmente apareceu. Após uma boa varrida, hora de passar um pano úmido. Aproveite dos benefícios dos óleos essenciais nesse momento também.

Limpe as bancadas e o chão protegendo o ambiente e expulsando fungos, bactérias e vírus.

A receita é parecida com a anterior, porém com um ingrediente especial a mais. Nessa aplicação a receita deve ser mais diluída que a anterior, confira abaixo.

3 gotas de OE de Tea Tree

3 gotas do OE de Eucalipto Glóbulus

4 gotas de OE de Litsea Cubeba

3 colheres de sopa de álcool

4 litros de água

Prepare a mistura em um balde para molhar o pano e passar no chão. Misture os óleos essenciais no álcool e depois adicione a água.

Além de proteger a casa fisicamente, também há o benefício vibracional de harmonização da energia do lugar. Outro fato importante é que você não utiliza produtos de limpeza tóxicos que quando descartados degradam o meio ambiente.

 Agora suas roupas estão assim lindamente organizadas, num arranjo bonito de ver.

Quer deixar um cheirinho gostoso nas roupas?

Pingue 10 gotas de OE de Lemongrass ou Ylang ylang em uma bolinha de cedro e deixe ela liberando o aroma na gaveta ou armário.

Ufa! Se tudo correu bem no seu processo, agora é quarta-feira de cinzas e a diferença na paisagem da sua casa é considerável. É provável que não tenha dado tempo de fazer essa super organização na casa inteira, mas é bem possível que o seu quarto já esteja perfeitinho. Ao sentir essa sensação boa de que as coisas estão no lugar, apesar de não ter sido fácil, você vai ter forças para logo fazer o mesmo processo nos outros cômodos.

Esse tipo de organização mexe com a gente e realmente melhora a nossa vida em muitos aspectos. E temos que aproveitar essa ajuda que os óleos essenciais podem fornecer para que a arrumação ocorra de fato e seja eficiente.

Gostou das dicas? Já usou OEs para conseguir aquele incentivo que faltava para iniciar uma maratona de trabalho assim? Compartilha com a gente.

O livro:

Marie Kondo. A Mágica da Arrumação – A Arte Japonesa de Colocar Ordem na Sua Casa e na Sua Vida. Editora Sextante, 2015.

Lembrando que você pode adquirir todos os óleos essenciais citados no texto na loja virtal harmoniearomaterapia.com.br ou presencialmente, na Rua dos Ilhéus, n° 38 sala 201- Centro – Florianópolis / SC.

E se quiser saber mais sobre óleos essenciais, a Harmonie oferece o curso de formação em aromaterapia, que pode ser presencial ou online. Clique aqui e confira.

Acabe com manchas na pele usando óleo essencial de olíbano

O uso de óleos essenciais para tratar problemas de pele é natural, eficiente e, muitas vezes, mais barato que os tratamentos convencionais. Entenda como surgem as manchas na pele e conheça as maravilhas que óleo essencial de olíbano pode fazer para combatê-las.

Como surgem as manchas na pele

As manchas na pele normalmente são causadas pela produção desigual de melanina, que é a principal proteína responsável pela coloração da nossa pele e cabelos.

Quando nos expomos ao sol a melanina reage causando o escurecimento da pele. Essa é uma reação normal, com o objetivo de proteger o corpo dos raios solares. Porém, quando a exposição ao sol é excessiva em um curto período e sem a devida proteção, ou prolongada ao longo dos anos, ocorrem lesões na pele, que geram as manchas.

Os hormônios também podem ser causadores de manchas, como o uso de anticoncepcionais ou na gravidez, e podem se intensificar com depilações com cera, idade e falta de cuidados com a pele. Essas manchas muitas vezes são apenas um problema estético, porém há casos em que ela pode evoluir e se tornar um problema mais sério. Além das manchas, é comum que ao longo do tempo a nossa pele comece a sofrer também com rugas, desidratação e falta de elasticidade.

Combatendo as manchas com Olíbano

 O tratamento com óleo essencial de olíbano (Boswellia carterii) é fantástico para a pele. Ele atua como antioxidante, combatendo os radicais livres e o envelhecimento precoce. Também age contra inflamações e reforça o sistema imunológico, retardando e tratando o aparecimento de manchas. Além disso há comprovações de seu poder anticancerígeno, entre muitos outros benefícios. Incrível, não é?

 

O olíbano era conhecido no antigo Egito o como o “rei dos óleos”, sendo muito usado como rejuvenescedor, embelezador e redutor de imperfeições da pele. Essas atividades são comprovadas pela ciência atual. Além disso, quando inalado, o olíbano promove sentimentos de paz, relaxamento, satisfação e bem-estar geral. Ou seja, tratamento por fora e por dentro.

 

Daiana Petry, fundadora da Harmonie Aromaterapia, indica o uso de óleo essencial de olíbano associado ao de palmarosa (Cymbopogon Martinii). A palmarosa é um importante regenerador de tecidos, agindo também como hidratante profundo, o que potencializa o tratamento na pele.

 

Indicação de uso:

Experimente em 50g de creme neutro acrescentar 06 gotas de óleo essencial de olíbano, 02 gotas de óleo essencial de palmarosa. Misture bem e armazene em embalagem limpa. Aplicação na região 2x ao dia.

 

Você encontra os óleos essenciais de olíbano e palmarosa na loja online Harmonie Aromaterapia, puros e com garantia de procedência. E também na loja física: Rua dos Ilhéus, n° 38 sala 201- Centro- Florianópolis / SC

 

 

 

Bibliografia especializada

 

Boswellia Carterii. Disponível em: http://www.sigmaaldrich.com/life-science/nutrition-research/learning-center/plant-profiler/boswellia-carterii.html> Acesso em 02/02/17.

 

Prakash, B. et al. / LWT – Food Science and Technology. 56 (2014) 240e247.

 

Como funciona a aromaterapia?

Saiba por que aromas provenientes de plantas medicinais aromáticas influenciam o comportamento humano e suas emoções e ainda estimulam os órgãos e suas funções.

O uso de aromas provenientes de plantas medicinais para os cuidados com a saúde não é nenhuma novidade. Existem registros antigos do uso de óleos essenciais através da queima de plantas para eliminar pragas, doenças e até energias negativas desde o Antigo Egito. E, através desta fumaça liberada das plantas é que surgiu a palavra perfume, que em templos eram utilizados para ampliar a consciência, conectar-se com o divino, desenvolver-se espiritualmente e até como instrumento de sedução. Mas, a forma de utilizar os aromas inseridos dentro de tricomas “bolsa que armazena o óleo essencial na planta” mudou muito, isso devido aos métodos de extração criados como, a enfleurage, destilação à vapor, e a prensagem à frio, onde o resultado é um produto muito concentrado chamado óleo essencial. Apesar de tão milenar a técnica que utiliza óleo essenciais o termo aromaterapia surgiu apenas na década de 20, pelo Perfumista Francês René Maurice Gattefossé, até então o uso dos aromas era associado a fitoterapia.

IMG_20151108_095701

Foto: Daiana Petry no laboratório do Templo Egípcio de Edfu 237 a.c, onde há registro de mais de 200 fórmulas com óleos essenciais para cuidados médicos e perfumes formulados pelos sacerdotes.

O uso dos óleos essenciais é muito amplo, podemos utiliza-lo diluídos em creme, gel, shampoo, condicionador e óleos vegetais, para obter cosméticos naturais, produtos que eliminem a dor, relaxem a musculatura ou até desintoxicam o organismo. Mas, também é possível utilizar através da inalação no difusor pessoal, aromatizador ambiental e até criando um perfume personalizado para obter efeitos emocionais e vibracionais.

Muitas práticas, terapias e medicinas podem se beneficiar com o uso dos óleos essenciais, como o reiki, geoterapia, massagem, constelação familiar, regressão, arteterapia,  medicina chinesa, indiana, xamanica,  psicossomática, entre outras. O óleo essencial poderá ser um excelente instrumento de transformação, potencializando a ação de alguma técnica ou promovendo um despertar como é o caso dos óleos essenciais de mirra, olíbano e patchouli que contém em suas composições sesquiterpenos que quando inalados, atingem um conjunto de estruturas cerebrais responsáveis pelas nossas emoções como o hipotálamo, hipocampo, amígdala, hipófise e pituitária, promovendo compreensão sobre as situações de causa e efeito em que a pessoa se coloca, tema principal da psicossomática para a cura das doenças, ou seja, se o profissional utiliza os conhecimentos da psicossomática em sua terapia, quando ele indicar um óleo essencial de mirra para inalação por alguns dias, ele irá acelerar o processo de compreensão da doença.

Uma visão comum e reduzida sobre os óleos essenciais é que sua utilização serve apenas para alívio de sintomas devido a seus componentes químicos analgésicos,  calmantes, estimulantes, entre outros. Mas, na verdade a aromaterapia deve ser usada como instrumento de transformação, atuando diretamente na causa do problema.

A aromaterapia é uma técnica ou terapia que utiliza apenas substâncias naturais muito concentradas de plantas medicinais, o que exige cuidado na hora de utilizar. Costumo comentar  que na aromaterapia, “menos é sempre mais!” Com poucas gotas você consegue obter efeitos físicos, emocionais e vibracionais sem causar danos ao seu organismo pelo excesso de química. O que precisamos entender é que não é porque é natural, que não faz mal. Um pequena gota de óleo essencial pode conter 400 componentes químicos, isso a torna incrivelmente especial, pois sabemos que essa gota poderá servir exemplo no caso da lavanda, para tratar insônia, regenerar a pele, equilibrar as emoções, lavar os pensamentos repetidos e negativos e até tratar uma micose, mas essa quantidade de componentes nesta única gota também quando em excesso pode causar danos aos órgãos. – Daiana Petry

Experimente tratar sua dor com um olhar de quem busca entender o motivo de ela existir, que busca a cura do problema e com isso transformar sua rotina, seu dia, sua vida! Que tal começar com um óleo essencial como o de eucalipto que libera pensamentos e emoções presas ao passado? Ou um grapefruit que estimula a busca pelo que lhe dá prazer, sem culpas, sem medos, ensina a celebrar cada dia como único, eliminando dores, preocupações que nos limitam?

Conheça nossos produtos em nossa loja Virtual: www.harmoniearomaterapia.com.br/loja/

Texto escrito por: Daiana Petry

Aromaterapeuta e Perfumista Botânica é graduada em Naturologia Aplicada e fundadora da Harmonie Aromaterapia – empresa especializada em óleos essenciais e vegetais 100% puros e naturais.

* Professora dos cursos de Formação em aromaterapia, Formação em perfumaria botânica, Harmonização dos chakras com óleos essenciais, Criação de maquiagens EcoEssenciais e Cosméticos Naturais em SC, SP, RJ e RS.

* Palestrante em escolas, universidades e empresas

* Consultas/atendimentos terapêuticos com o uso dos óleos essenciais em florianópolis-SC

* Autora do livro “Perfumaria Artesanal – Truques e segredos que fazem toda a diferença na criação de um cosmético, perfume e aromatizador”, dos 10 guias de aromaterapia online que contém receitas práticas para diversas aplicações: estética, primeiros socorros, cabelos, melhor idade, mulher, doce lar, emoções, mães e filhos, signos e presentes artesanais, e ainda autora de diversos artigos para o blog da Harmonie, portais e sites de saúde e bem estar.

* Organizadora e guia da Viagem de estudos para a França (Paris – Provence)

* Organizadora e guia da Viagem de estudos para o Egito

Conheça a técnica natural que auxilia na adaptação escolar de crianças.

Seu filho vai passar pela “tensa” fase de adaptação escolar? Seja pela primeira vez ou pela mudança para uma nova instituição, não dá para negar que este momento é inquietante para a família toda. Os pais que após escolherem a escola, conhecerem os professores ainda se perguntam ” Será que fiz a escolha certa?” “será que cuidarão bem dele(a)?”, sim a incerteza e a preocupação são geralmente muito grandes neste inicio, além é claro da dor da separação.

Agora imagine para a criança que, de repente, se vê no meio de pessoas estranhas, regras novas e um lugar onde tudo é novo e desconhecido?
Na aromaterapia existe um óleo essencial especial para esse momento de adaptação. Com um cheirinho gostoso que lembra o “chá da vovó”, o óleo essencial puro e natural de Lemongrass é extraído das folhas do capim cidreira. Famoso em pesquisas científicas por demonstrar resultados expressivos na redução do TDAH, é também excelente para essa fase de adaptação pois este aroma natural reduz a ansiedade, hiperatividade, a tensão, a angústia, o medo do desconhecido e ainda transmite sensação de amparo e carinho.
Mas, como utilizar essa maravilha natural neste momento de início ou volta as aulas?
Antes de ir para a escola passe a receita detalhada abaixo, na sola dos pés da criança e massageie por 5 minutos até total absorção ou pingue durante 15 dias 1 gota do óleo essencial de Lemongrass na roupa da criança para ela ter contato com o aroma ao longo da aula .

Receita:
* 30g de creme neutro
* 05 gotas de óleo essencial de Lemongrass
Misture bem o óleo essencial no creme, armazene em embalagem limpa e passe um pouco do creme nos pés massageando até total absorção. Faça este ritual por 15 dias consecutivos.

Curiosidades sobre a profissão de Perfumista Botânico.

A profissão de Perfumista Botânico exige um olfato apurado, inspiração e muita dedicação. Bastante difundido nos EUA e Europa desde 2012, perfumistas botânicos são famosos por oferecer um serviço exclusivo, que é a criação de perfumes personalizados para cada cliente de acordo com suas queixas e objetivos, já que perfumes com ingredientes naturais além de aromáticos são terapêuticos.

É possível reduzir a ansiedade e a compulsão alimentar, estimular o foco, liderança entre outros tantos benefícios. Muitas personalidades e famosos utilizam os perfumes exclusivos.  Um exemplo é a Rainha Elizabeth II que utiliza  um perfume personalizado chamado Adamas (diamante em grego) formulado com raros aromas  naturais como cedro, jasmim, canela, sândalo, entre outros ingredientes que permanecem em segredo.

Engana-se quem pensa que ter um perfume personalizado é algo acessível apenas para os famosos. No Brasil,  Perfumistas Botânicos oferecem estes serviços num valor que varia de 185,00 à 500,00 e muitas vezes inclusa a consulta que Daiana Petry chama como Momento Perfumista. Um tempo e espaço dedicado para algumas perguntas ao cliente que irão auxiliar na escolha dos aromas, além disso o cliente conhece as matérias primas utilizadas no perfume e pode até participar da criação.

Vale ressaltar que perfumes personalizados que evidenciam a personalidade de quem utiliza apesar de atualmente ser uma moda entre o público que busca uma vida mais saudável e consciente é na verdade um resgate da verdadeira arte da perfumaria. Até 1850, todos os perfumes eram feitos apenas com óleos essenciais e extratos naturais como um recurso terapêutico, e nesse período sim, eram produtos criados para atender apenas a elite da sociedade, governadores do estado além é claro de reis e rainhas.

Uma curiosidade sobre perfumes:
Na época do renascentismo muitos homens utilizavam o aroma natural da baunilha em seus perfumes para emanar um aroma doce, acolhedor e “queridinho” para assim seduzir as mulheres, causando a impressão de “bom moço”. Muitos generais, nobres da sociedade utilizavam os perfumes para emanar uma impressão daquilo que não eram em suas reais virtudes  ou evidenciar qualidades que acreditavam ter, tudo isso era preparado pelos perfumistas, verdadeiros alquimistas que criavam fragrâncias exclusivas e personalizadas para cada cliente.

Técnicas naturais para estimular a criatividade, foco e o rendimento nas tarefas do dia a dia

Dentre as práticas naturais e complementas, a aromaterapia é a técnica que utiliza aromas naturais chamados de óleos essenciais para alterar o humor e comportamento.
Davidson JL (2002) realizou uma pesquisa em um escritório de contabilidade para testar a eficácia da aromaterapia. Dentre as  formas utilizada ele verificou que o uso de 4 gotas de lavanda diluído em 10ml de óleo vegetal em embalagem roll-on aplicado no pulso diariamente reduziu 50% no estresse geral, 40% da ansiedade e irritabilidade e aumentou 10% na energia e 20% de concentração além do método ser considerado pelos participantes como agradável e de fácil incorporação no seu dia a dia no escritório.

No Japão, já é hábito em muitos escritórios borrifar, em determinados momentos do dia, fragrâncias naturais que ajudam os trabalhadores a relaxar e, também, ‘acordar’. Uma pesquisa  concluiu que, por lá, os erros dos funcionários caíram em mais de 50% nas empresas que difundem o aroma do óleo essencial de limão siciliano no ar.

Mas, você deve estar se perguntando como aromas podem influenciar em nosso humor? Isso acontece porque os óleos essenciais possuem componentes químicos que quando inalados atingem as estruturas cerebrais como hipocampo (responsável pela memória e aprendizado) e hipotálamo (sensação de prazer).

Visto como os aromas da natureza podem alterar suas emoções, confira 5 óleos essenciais  que podem auxiliar e muito nos estudos ou trabalho:
Óleo essencial de Alecrim: Estimula a mente, clareia idéias, auxilia na memória e aprendizado. Excelente para atividades que necessitam de leitura ou decorar textos.
Óleo essencial de Limão Siciliano: Estimula o foco, concentração e a capacidade de fazer escolhas.
Óleo essencial de Grapefruit (toranja): Estimula a criatividade, busca por soluções, otimismo e entusiamo. Excelente para criar novas oportunidades.
Óleo essencial de Lavanda: Acalma a mente, elimina a tensão dos ombros, auxilia aqueles que não conseguem trabalhar sobre pressão de prazo ou chefe.
Óleo essencial de Manjericão: Reparador físico e mental. Promove presença, poder pessoal, auto-confiança, energia e vitalidade.

As receitas naturais de Gisele Bündchen com o uso de óleos essenciais.

Gisele Bundchen conhecida por sua profissão e carreira de sucesso, e também por sua alimentação, prática de yoga e por estar sempre atenta a composição dos produtos que usa em sua pele e seu corpo. Adepta a ingredientes naturais na composição dos produtos que utiliza, chegou a formular para ela e sua amiga um creme para o rosto com sândalo, olíbano, óleo vegetal de argan e diversos extratos naturais, mas no final, satisfeita com a fórmula criada decidiu que este não seria um creme apenas para seu uso pessoal, criando então a marca Sejaa para que mais pessoas adeptas a cosméticos naturais tivessem acesso nos EUA e no Brasil, aqui infelizmente devido ao valor e a pouca divulgação o produto não teve boa comercialização.

Em resumo, em entrevista Gisele comenta que “Não adianta ter uma alimentação saudável e não cuidar dos produtos que você passa em sua pele, se estes serão absorvidos pela corrente sanguínea em 30 minutos”.  Veja o vídeo:

Segue receita de creme rejuvenescedor inspirado na fórmula que Gisele usa:

Recentemente em entrevista Gisele Bundchen também comenta que em sua bolsa nunca pode faltar alguns itens como um floral de Bach e um roll on que ela aplica no pulso formulado com óleos essenciais puros de lavanda, cedro e camomila romana diluído em óleo vegetal. Veja o vídeo:

Quer preparar o seu próprio spray o roll-on com óleos essenciais para acalmar os ânimos em situações de emergência?

Segue receita inspirada na fórmula que Gisele usa:

gisele_receita

Misture todos os ingredientes e armazene em embalagem de spray ou roll-on. Aplique sempre que sentir necessidade no pulso ou pescoço e friccione até total absorção.

Receitas de Limpeza Energética para iniciar um novo ciclo!

Nada como começar o ano se libertando de coisas, situações e pessoas que não nos fazem bem. Para que isso aconteça de verdade, não adianta fazer uma limpeza na casa, no ambiente de trabalho, se não houver uma faxina mental, e realmente mandar para longe aquele pensamento negativo e sentimento desconstrutor, só assim tudo começa a fluir e seguir seu destino em verdadeira Harmonia e fluidez.

Para mudar nossa programação mental, libertar, soltar as amarras e o apego ao velho segue uma receita que será utilizada no Banho. Esse momento que é apenas nosso e que utilizamos para cuidar do nosso corpo, pensamentos, se tornará ainda mais cheio de significados, um verdadeiro ritual de limpeza.

Misture os óleos essenciais em 100ml de sabonete líquido neutro Harmonie e utilize por 7 dias no banho.

Purificadas, livres das energias do passado, agora é hora de saber para onde queremos ir! Por isso pense com carinho o que você deseja para 2016. Segue uma receita de água perfumada para você passar todos os próximos dias (sugestão utilizar por 45 dias). Para que sua mente e corpo assimilem essa nova realidade que os óleos essenciais oferecem:

Otimismo, Poder pessoal e abertura para sincronicidades é o que você vai sentir ao utilizar essa fórmula:

Misture os óleos essenciais em 100ml de base de Perfume/Aromatizador e borrife no ambiente ou utilize como uma água perfuma Pós­ banho. Como essa receita possui óleo essencial cítrico, evite a exposição ao sol por até 12 horas a região que foi aplicada o aroma.

Informações sobre Repelentes Naturais

Com as ondas de Dengue e demais doenças provocadas pelo mosquito A. Aegypti a mídia reforça a importância do uso de repelentes para proteção. Muitas pessoas que já possuem um estilo sustentável estão optando por repelentes feitos em casa, com óleos essenciais e outros produtos naturais. Porém, estão circulando muitas informações na internet sem nenhuma responsabilidade e cuidado com as GRÁVIDAS!!! Por isso, leia o artigo e indique à sua amiga grávida que pode estar prejudicando ela e seu bebê sem saber.

Repelente natural funciona? Sim! Desde que você faça a receita certa com os produtos certos! Não adianta ir em uma loja ou farmácia e comprar essência sintética achando que é óleo essencial natural de citronela, vetiver, lemongrass, tomilho, manjericão ou patchouli ou tantos outros óleos essenciais que possuem ação COMPROVADA contra o A. Aegypti. Confira no rótulo se é um produto 100% natural, informações como o nome científico, país de origem e registro na Anvisa. A composição química no caso da Citronela deve estar assim: Cymbopogon winterianus, apenas, sem nenhum outro aditivo. Muita gente está comprando óleo adulterado ou essência sintética achando que é o óleo puro e assim, ficará desprotegido, pois o repelente não funcionará.

Muitos falam que os repelentes naturais não funcionam, pois, não há pesquisas científicas. Porém, existem sim pesquisas, e até pesquisas brasileiras de pessoas que estão preocupadas em oferecer produtos naturais evitando assim a mutação de outros insetos e danos ao meio ambiente. Por isso, abaixo deste informativo coloco os  links de algumas pesquisas científicas sobre o óleo de citronela.

Vale salientar que o Óleo essencial de Cravo não é indicado para grávidas pois contém fenol componente que pode causar danos ao feto, além de aumentar a pressão arterial durante a gestação e emocionalmente atua para relembrar traumas e conflitos (momento nada propício para mexer em traumas).

Não é porque é natural que eu posso usar óleos essenciais de qualquer forma. Se você colocar um frasco inteiro de óleo essencial de citronela dentro de 100ml de álcool, que é uma baixíssima diluição.  Esse óleo quando em alta dosagem causa palpitação e taquicardia.

Use com respeito o que a natureza tem a lhe oferecer!!

Segue uma receita com quantidades seguras para gestantes, lactantes, crianças e adultos em geral. Caso não seja gestante ou lactante pode aumentar a quantidade de óleo essencial de citronela para 10 gotas em 100ml de álcool de cereais. Existem outros óleos potentes como larvicida e repelente para o A. aegypti mas não são indicados para gestante e por isso não estão nessa receita abaixo.

100ml de álcool de cereais
05 gotas de óleo essencial de citronela
08 gotas de óleo essencial de lemongrass
05 gotas de óleo essencial de vetiver
05 gotas de óleo essencial de patchouli
** Esta receita você deve reaplicar a cada 3 horas.

** Se você considera ruim ter que borrifar a cada 3 horas, vale lembrar que em 2013 a globo em uma entrevista apresentou uma pesquisa em que o mosquito A. aegypti ignorava o repelente com DEET após 3 horas. Então qualquer que seja a sua escolha como repelente é necessário a reposição a cada 3 horas.

Link da entrevista:

http://g1.globo.com/…/mosquito-da-dengue-criou-resistencia-… e http://g1.globo.com/…/exposicao-repelente-pode-deixar-mosqu…

Receita larvicida para borrifar em plantas:
50ml de álcool de cereais
50ml de água destilada
40 gotas de óleo essencial de citronela
10 gotas de óleo essencial de tomilho
10 gotas de óleo essencial de manjericão
**Misture bem, borrife nas plantas e onde houver água parada.

Fontes:

http://www.scielo.br/pdf/ne/v34n5/a18v34n5.pdf
http://www.scielo.br/scielo.php…
http://link.springer.com/article/10.1007/s00436-006-0184-1
http://www.abhorticultura.com.br/…/D…/Biblioteca/46_0117.pdf
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23998314

Daiana Petry – Naturóloga e Aromaterapeuta

Mulheres Alquimistas

    Maria a Judia, filosofa Grega que viveu no Egito é a alquimista mais famosa da história. Criou o método banho maria para um aquecimento lento e gradual de seus experimentos, em vez de manipular as substâncias diretamente do fogo, utilizava também a destilação e deixou registros de suas alquimias.
    Maria Madalena, em alguns relatos sobre sua história é mencionada como a alquimista de Jesus, que junto a Moisés comprava plantas e óleos essenciais para preparar perfumes sagrados e assim ungir os necessitados.

   Deusa Ísis, protetora da natureza e da magia. Simbolo de fertilidade, com persistência e dedicação usou a magia para ressusitar seu marido Osíris dando vida a Hórus, em suas representações ela carrega a chave da vida a Cruz Ankh.

    O que essas mulheres citadas acima e a Deusa Isis, tem a ver com as mulheres aqui nesta foto? Todas elas são Mulheres Alquimistas.

 

mulheres_alquimistas
    São mulheres sensíveis, intuitivas e que conhecem o verdadeiro significado da Vida.  Elas celebram cada dia como único, com força, coragem e persistência, e se aventuram a trilhar o caminho do auto-conhecimento.
Utilizam os óleos essenciais para a cura de diversas doenças.  A mulher alquimista tem em sua casa um verdadeiro armarinho de remédios naturais, cria verdadeiras poções diariamente para si e para quem está a sua volta. Para evidenciar virtudes, transmutar dificuldades e limitações e assim cada vez mais se conectar com sua espiritualidade. Elas entendem que muitas vezes estamos mergulhados em mentiras, ou verdades alheias que impedem a descoberta do verdadeiro Eu, e sabem que a verdadeira alquimia aproxima o ser humano de sua essência. Ser alquimista envolve conhecimento das matérias primas e a ação ao torna-lo um produto real para muitas pessoas.  Elas sabem que o verdadeiro Ouro da vida não é visível aos olhos. Existem duas palavras que definem o trabalho das mulheres alquimistas: Amor e Respeito. Amor pelas pessoas e pelo que fazem, respeito por todos os seres vivos, por seus ciclos, suas crenças e suas buscas pessoais.
    Mulher Alquimista vive no aqui e agora, pois sabe que é no presente que fazemos as mudanças;
Mulher Alquimista sabe olhar para o passado com carinho e amor pois os erros e situações difíceis trouxeram grandes ensinamentos;
    Mulher Alquimista mistura intuição, sensibilidade, conhecimento sobre óleos essenciais e outros elementos da natureza num só pote e entrega a quem lhe pediu aajuda, um pote mágico que irá torna-lo cada dia mais sábio e feliz para assim celebrar com verdade e intensidade a vida.