10 coisas sobre Aromaterapia

10 COISAS SOBRE AROMATERAPIA

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ÓLEOS ESSENCIAIS E VEGETAIS

1. A aromaterapia é a utilização de substâncias naturais muito concentradas, conhecidas como óleos essenciais.
Estes óleos são extraídos de diferentes partes da planta, como raízes (gengibre), flores (lavanda), folhas (hortelã pimenta), caule (cedro) e frutos (bergamota).

2. Na hora de comprar um óleo essencial, confira no rótulo as seguintes informações: Nome científico, País de origem, Composição química  e Registro na ANVISA. Desta forma, você evita de comprar por engano essências sintéticas, que não possuem propriedades medicinais.
Saiba mais sobre a diferença entre essências e óleos essenciais clicando AQUI.

3. Quando inalamos um óleo essencial podemos obter efeitos físicos e emocionais. Isso porque existem duas rotas para as moléculas odoríferas:
a) O conjunto de estruturas cerebrais responsáveis pelas nossas emoções, chamado de sistema límbico;
b) Os pulmões, que através dos alvéolos levam os componentes químicos dos óleos essenciais para a corrente sanguínea.

4. Existem algumas contraindicações no uso dos óleos essenciais, como:
– Proibidos para os hipertensos: Canela, Cravo, Gengibre, Hortelã pimenta, Alecrim e Eucalipto;
– Gestantes utilizar apenas com autorização médica;
– Proibido para Epiléticos: Alecrim, Canela, Cravo, Erva Doce, Hortelã-Pimenta e Sálvia Esclaréia;
– Não utilizar com homeopáticos: Alecrim, Hortelã pimenta e Eucalipto;
– Fototoxidade (queima a pele em contato com a luz do sol): Todos os cítricos (laranja doce, limão siciliano, bergamota, etc).

5. Os óleos essenciais são lipossolúveis (dissolvem em gordura). Isso significa que não há barreiras em nosso corpo para agirem de forma rápida e eficaz.

Quando utilizamos os O.Es na massagem ou na forma de um creme para os cuidados do dia a dia, eles penetram pelo ducto da glândula sudorípara, passando pela epiderme, derme e hipoderme com muita facilidade.

Curiosidade: Atualmente já existem medicamentos que estão utilizando alguns componentes dos óleos essenciais para potencializar a ação farmacológica, já que desta forma o componente químico chega mais rápido à corrente sanguínea.

6. Você sabia que os óleos essenciais 100% naturais e puros (sem conservantes) possuem uma validade de 1 a 2,5 anos?
Após esse período eles começam a oxidar e perder suas propriedades terapêuticas. Mas, uma dica para conservar seus óleos essenciais e não perder nenhuma gotinha do O.E por causa da validade, é conservá-los sempre em uma geladeira. Eles podem durar o dobro do tempo informado no rótulo!
Procedimento: Feche bem a tampa do O.E coloque-o em uma caixa de MDF (para proteger da luz da geladeira e evitar que aroma propague pelos alimentos da geladeira). Deixe num cantinho, mas nunca na porta da geladeira (essa parte da geladeira é facilmente contaminada por bactérias).

7. Para utilizar a aromaterapia com bebês e crianças, a diluição deve ser maior do que a utilizada com adultos.
Utilize apenas 1 ou 2 gotas dos óleos essenciais de laranja doce, tangerina, bergamota, lavanda, lemongrass ou tea tree no aromatizador ambiental. Aromatize apenas 1 vez ao dia o ambiente.

8. Os óleos vegetais são as melhores opções de base/carreador para utilizar os óleos essenciais na pele.
Isso porque os óleos vegetais, além de diluir o óleo essencial para evitar possíveis alergias e queimaduras na pele, não causam o efeito tamponante de poros, como acontece quando utilizamos óleos minerais ou cremes com componentes como a parafina, vaselina ou óleo mineral. Experimente o óleo vegetal de semente de uva (indicado para todos os tipos de pele).

9. O óleo vegetal de Argan, por conter grande quantidade de vitamina K, além de hidratar os fios é um excelente fortalecedor de unhas.
Aplique-o puro nas unhas enfraquecidas, em 15 dias você já percebe os resultados.

10. O óleo vegetal de Rosa Mosqueta é o único óleo capaz de clarear manchas, isso porque possui o ácido trans retinóico em sua composição química. Para utilizá-lo e obter resultados ainda mais satisfatórios, acrescente em 30ml de O.V de Rosa Mosqueta 1 gota de óleo essencial de Palmarosa e 1 gota de óleo essencial de Hortelã pimenta.  Em 30 dias você já percebe os resultados.

.

Para encontrar os produtos recomendados neste artigo, acesse a LOJA VIRTUAL da Harmonie.

Dúvidas? Escreva para contato@harmoniearomaterapia.com.br

*CADASTRE SEU E-MAIL à direita da página para receber em primeira mão todas as novidades da Harmonie!*

33 comentários em “10 coisas sobre Aromaterapia

    1. Olá Elizete,
      Obrigada pelo carinho, seu recado nos motiva ainda mais a continuar compartilhando os benefícios da aromaterapia. Obrigada de coração!!!
      Abraço,
      Daiana Petry

  1. adoro vcs, mas diga que o.e devo usar pra mitigar a fome voraz, detalhe como sem necessidade, pois já estou incontrolável,e ficando com abdomen distendido! bjs na turma!

    1. Oi Vera,
      Obrigada pelo carinho 🙂
      O óleo essencial de Bergamota é um excelente controlador de apetite, principalmente para casos de ansiedade.
      Grande abraço,
      Daiana Petry

  2. Gostei muito dos produtos de vcs,gostaria de compra óleos essenciais e vegetais para massagem.de preferencia em Brasilia fica mais perto pra mim!obrigada

    1. Olá Chrystiane!
      Todas estas receitas você encontra no Guia Harmonie de Primeiros Socorros.
      A partir da próxima semana, o guia estará disponível em nossa loja virtual.
      Um abraço
      Daiana Petry

  3. Oi Daiana,
    posso usar o oleo de eucalipto e tea tree no aromatizador ambiental no quarto de noite para meus filhos de 4/5 anos, no fim de melhorar sua respiraçao e evitar resfriados, viroses….??

  4. Estou amando o site de vocês. Sou enfermeira e faço pós graduação em medicina integrativa com tratamentos naturais… Foi aí q conheci a aromaterapia e me apaixonei! Sempre quero saber mais… Vou fazer o curso no line com voces!

    1. Oi Lorena, tudo bem?
      No momento estamos com as inscrições fechadas para o curso online, teremos novamente em breve.
      Realizarei seu cadastro de email e em breve entraremos em contato, ok?
      Abraço,
      Daiana Petry

  5. olá!!gostaria de saber por quanto tempo posso guardar óleo vegetal já com óleo essencial diluido…sou massoterapeuta e agora decidi trabalhar apena com produtos naturais,aguardo rasposta…abraços..

  6. oi,inicieei um curso ha pouco tempo e quero me tornar uma massoterapeuta,to montando meu espaço agora e brve irei precisar dos oléos,como faço pra comprar? vcs entregam em tood Brasil? sou do maranhão.. abraços adorei o site de vc,parabéns..

    1. Olá, Cidah!
      Tudo bem? Obrigada pelo contato.
      Você pode encomendar todos os óleos da linha Harmonie, além de livros, acessórios e outros itens, diretamente em nossa loja virtual http://loja.harmoniearomaterapia.com.br/
      Entregamos para todo o Brasil, não se preocupe em relação a isso 😉
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Um abraço,
      Daiana Petry

  7. Boa noite, estou com alergia. uma grosseira na mao direita e antebra�§o e no lado esquerdo bo bra�§o e perto do seio, tem bolhinhas e coca , queima arde tudo ao mesmo tempo, que posso usarObrigada, Eliete

  8. Olá, eu sou um estudante universitário que está a criar uma poltrona. Os animais domésticos como os gatos e os cães estragam muitas vezes a mobília por isso eu queria tornar a minha poltrona anti-animais. Ao pesquisar descobri que óleos essenciais como o de eucalipto conseguem afastar os animais (pois não gostam do cheiro) e queria saber se os esses óleos apodrecem ou se depois de passarem o prazo que referiu (1 – 2,5 anos) perdem o cheiro. Agradecia a sua ajuda, se tiver informações adicionais não tenha problemas em acrescentar. Obrigado

    1. Olá Pedro, tudo bem?
      Sim, o óleo essencial de eucalipto oxida ao longo do tempo, em questão de meses, quando em contato com o ar.
      Por isso é necessário a reposição do óleo essencial no sofá. Espero ter auxiliado!
      Um abraço,
      Daiana Petry

  9. Olá, gostaria muito de uma explicaçao, pq epiléticos não podem usar óleo essencial de alecrim? O que pode acontecer? E os outros não recomendados também qual é a contra indicaçao e os efeitos o que pode ocorrer? Todos falam que não pode, mas ninguem explica o pq! Obrigada!

Deixe uma resposta