Informações sobre Repelentes Naturais

Com as ondas de Dengue e demais doenças provocadas pelo mosquito A. Aegypti a mídia reforça a importância do uso de repelentes para proteção. Muitas pessoas que já possuem um estilo sustentável estão optando por repelentes feitos em casa, com óleos essenciais e outros produtos naturais. Porém, estão circulando muitas informações na internet sem nenhuma responsabilidade e cuidado com as GRÁVIDAS!!! Por isso, leia o artigo e indique à sua amiga grávida que pode estar prejudicando ela e seu bebê sem saber.

Repelente natural funciona? Sim! Desde que você faça a receita certa com os produtos certos! Não adianta ir em uma loja ou farmácia e comprar essência sintética achando que é óleo essencial natural de citronela, vetiver, lemongrass, tomilho, manjericão ou patchouli ou tantos outros óleos essenciais que possuem ação COMPROVADA contra o A. Aegypti. Confira no rótulo se é um produto 100% natural, informações como o nome científico, país de origem e registro na Anvisa. A composição química no caso da Citronela deve estar assim: Cymbopogon winterianus, apenas, sem nenhum outro aditivo. Muita gente está comprando óleo adulterado ou essência sintética achando que é o óleo puro e assim, ficará desprotegido, pois o repelente não funcionará.

Muitos falam que os repelentes naturais não funcionam, pois, não há pesquisas científicas. Porém, existem sim pesquisas, e até pesquisas brasileiras de pessoas que estão preocupadas em oferecer produtos naturais evitando assim a mutação de outros insetos e danos ao meio ambiente. Por isso, abaixo deste informativo coloco os  links de algumas pesquisas científicas sobre o óleo de citronela.

Vale salientar que o Óleo essencial de Cravo não é indicado para grávidas pois contém fenol componente que pode causar danos ao feto, além de aumentar a pressão arterial durante a gestação e emocionalmente atua para relembrar traumas e conflitos (momento nada propício para mexer em traumas).

Não é porque é natural que eu posso usar óleos essenciais de qualquer forma. Se você colocar um frasco inteiro de óleo essencial de citronela dentro de 100ml de álcool, que é uma baixíssima diluição.  Esse óleo quando em alta dosagem causa palpitação e taquicardia.

Use com respeito o que a natureza tem a lhe oferecer!!

Segue uma receita com quantidades seguras para gestantes, lactantes, crianças e adultos em geral. Caso não seja gestante ou lactante pode aumentar a quantidade de óleo essencial de citronela para 10 gotas em 100ml de álcool de cereais. Existem outros óleos potentes como larvicida e repelente para o A. aegypti mas não são indicados para gestante e por isso não estão nessa receita abaixo.

100ml de álcool de cereais
05 gotas de óleo essencial de citronela
08 gotas de óleo essencial de lemongrass
05 gotas de óleo essencial de vetiver
05 gotas de óleo essencial de patchouli
** Esta receita você deve reaplicar a cada 3 horas.

** Se você considera ruim ter que borrifar a cada 3 horas, vale lembrar que em 2013 a globo em uma entrevista apresentou uma pesquisa em que o mosquito A. aegypti ignorava o repelente com DEET após 3 horas. Então qualquer que seja a sua escolha como repelente é necessário a reposição a cada 3 horas.

Link da entrevista:

http://g1.globo.com/…/mosquito-da-dengue-criou-resistencia-… e http://g1.globo.com/…/exposicao-repelente-pode-deixar-mosqu…

Receita larvicida para borrifar em plantas:
50ml de álcool de cereais
50ml de água destilada
40 gotas de óleo essencial de citronela
10 gotas de óleo essencial de tomilho
10 gotas de óleo essencial de manjericão
**Misture bem, borrife nas plantas e onde houver água parada.

Fontes:

http://www.scielo.br/pdf/ne/v34n5/a18v34n5.pdf
http://www.scielo.br/scielo.php…
http://link.springer.com/article/10.1007/s00436-006-0184-1
http://www.abhorticultura.com.br/…/D…/Biblioteca/46_0117.pdf
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23998314

Daiana Petry – Naturóloga e Aromaterapeuta

4 comentários em “Informações sobre Repelentes Naturais

    1. Oi, Fernanda. A água potável contém muitos micro-organismos que diminuem a vida útil do cosmético. Pode fazer dessa forma, mas use por no máximo 3 dias.

Deixe uma resposta