A Aromaterapia e as estações: OUTONO-INVERNO

A AROMATERAPIA E AS ESTAÇÕES:
OUTONO-INVERNO

A Aromaterapia pode ser explorada nas quatro estações do ano, seja para promover o bem-estar, equilíbrio e saúde, para amenizar os sintomas das doenças típicas de cada época ou para potencializar o bom astral que traz a primavera, o verão, o outono e o inverno. Afinal, quem não sente a alegria do calor e o aconchego dos dias friozinhos?

Os dias floridos da Primavera dão lugar ao calor do Verão. Férias, praia, sorvete, roupas leves, dormir e acordar mais tarde…É inegável que as estações mais quentes do ano trazem à tona a disposição, alegria e maior sociabilidade entre as pessoas, que por causa do calor, acabam passando mais tempo na rua, passeando e celebrando a vida. Mas depois de alguns meses nessa rotina, o suor já começa a incomodar, o corpo começa a sofrer pelo pouco descanso nas noites mais quentes e o calor já não parece tão agradável assim.

É nesse momento que a sábia Mãe Natureza nos envia o frescor, o alívio, a chegada do Outono! É a estação que muitas pessoas consideram ideal: noites frias, gostosas de dormir, e dias agradáveis, com calorzinho ideal. Logo depois, o Inverno invade nossos dias e noites, com toda sua elegância, aconchego e calor humano. Quem nega que os dias nestas duas estações são os mais lindos do ano inteiro?

Quando o frio aparece de surpresa, qual nossa primeira reação? Tirar as blusas, meias e as cobertas mais quentes do armário! O problema é que elas ficaram meses guardadas, o que acaba acumulando ácaros, mofo, poeira e fungos. Para amenizar o “cheiro de guardado” e eliminar o mofo, a dica é pegar uma buxinha de algodão e pingar 4 gotas de óleo essencial de lavanda e 2 gotas de O.E de lemongrass. Deixe no armario, estes dois aromas evitam o mofo e ácaros.

Já bem agasalhados, buscamos o aconchego da casa. É tempo de dormir mais cedo, assistir bons filmes, tomar aquela sopa quentinha, beber um bom vinho, ficar juntinho de quem se ama. Para que esse clima de acolhimento e conforto permaneça por mais tempo no seu lar, experimente no aromatizador ambiental elétrico 2 gotas de O.E de lemongras e 2 gotas de O.E de tangerina com um pouco de água.

E na hora da faxina pra valer nos dias frios, você pode desinfetar o chão e manter a casa limpa por mais tempo utilizando no balde 5 gotas de O.E de tea tree e 3 gotas de O.E de eucalipto, dissolvidas em 2 colheres de sopa de álcool para 5 litros de água.

Vamos falar das doenças do Outono-Inverno?

Young couple suffering from cold and flu in bed at home

Com as rápidas quedas de temperatura, cresce o risco de adquirir gripes, infecções respiratórias e alergias, doenças tão comuns nesta época do ano e que merecem cuidados. Preparamos receitas especiais para algumas delas, confira:

Infecções de garganta
Nessa época do ano, são comuns infecções de garganta, causadas por vírus e bactérias, que provocam irritação, febre, tosse seca e rouquidão. A primeira dica para aliviar estes sintomas é a hidratação constante. Mas mesmo bebendo muito líquido, a Aromaterapia pode ajudar, experimente 1 gota de O.E de tea tree e 1 gota de O.E de lavanda, dissolvidos em uma colher de sopa de gel neutro. Misture bem e aplique o gel em toda a garganta (aplicar na pele/pescoço) 2 vezes ao dia.

Asma e Bronquite
Muito comuns no outono, estação em que as pessoas ficam mais expostas à poluição, fumaça e pólen. Chiados e dificuldades em respirar são alguns dos sintomas. Para aliviá-los, utilize no aromatizador pessoal 1 gota de O.E de manjerona, 1 vez ao dia por 2 dias consecutivos.

Rinite e Sinusite
Campeã entre as alergias nesta época do ano, a rinite é a inflamação das vias respiratórias provocada por variações climáticas bruscas e o contato com a poeira e poluentes. Espirros constantes e coceira nos olhos são apenas alguns dos sintomas. Para amenizar o desconforto da Rinite e também os sitomas da Sinusite, use no aromatizador pessoal 1 gota de O.E de hortelã pimenta – mas caso você seja hipertenso, utilize 1 gota de O.E de cedro OU 1 gota de O.E de manjericão.

Otite
Na relação de doenças típicas do frio está também a Otite. Pingue 1 gota de O.E de sálvia esclaréia no algodão e coloque a pequena buxinha de algodão no ouvido, pingue 1 vez ao dia e coloque por 4 dias consecutivos.

Conjuntivite
E, para fechar a lista, temos a Conjuntivite. Experimente a dica! 1 gota de óleo essencial de lavanda diluída em 1 colher de mel e 100ml de água. Lavar o olho com esta receita 3 vezes ao dia, durante 7 dias.

*Dicas para evitar as doenças do Outono-Inverno*

– Evite utilizar vassouras, elas levantam poeira, ácaro e mofo, e isso facilita o contato com as vias áreas;
– Dias frios ou chuvosos lembram carros trancados, vidros fechados. Para fazer do seu carro também um ambiente saudável nesse período, utilize no aromatizador para carros 2 gotas de O.E de laranja doce + 2 gotas de O.E limão siciliano;
– Evite aglomerações e lugares pouco arejados;
– Mantenha o organismo hidratado, beba bastante líquido;
– Evite fumar ou se expor a ambientes com muita poeira ou fumaça;
– Mantenha o ambiente arejado. As bactérias e vírus se disseminam em ambientes fechados;
– Lave as mãos com frequência;
– Mantenha as vacinas em dia;
– Aqueça os ambientes de trabalho e de casa nos dias mais frios, mantendo umidade adequada;
– Utilize roupas adequadas e luvas quando houver necessidade de se expor ao ar livre em dias frios;
– Mantenha hábitos saudáveis como tempo de sono adequado, alimentação saudável, exercícios físicos;
– Não saia de lugares muito aquecidos para lugares frios com frequência e evite tomar bebidas geladas por um longo período. Enfim, aproveite o inverno e cuide da sua saúde!

Aproveite o melhor de cada estação do ano e beneficie-se com a Aromaterapia!
Experimente as receitas e não se esqueça de nos contar os resultados! Para encontrar os produtos recomendados neste artigo, CLIQUE AQUI.

Dúvidas? Escreva para contato@harmoniearomaterapia.com.br
*CADASTRE SEU E-MAIL à direita da página para receber em primeira mão todas as novidades da Harmonie!*

13 comentários em “A Aromaterapia e as estações: OUTONO-INVERNO

  1. BEM SOU MANICURE.E USO MUITO SPRAY SECANTE ESMALTES ACETONA EM FIM SEMPRE FICO COM O NARIZ CONGESTIONADO.E CHEGA FICAR COM SEGRECAO SECAS.QUE CHEGA A FORMAR FERIDAS DENTRO DO NARIZ.TEM.ALGUMA SOLUÇÃO. AS VEZES SINTO QUE PARECE QUE TEM CHEIRO DE INFLAMAÇÃO. SE FOR ATENDIDA .OBRIGADO.ABRACOS!

    1. Olá Vera, tudo bem?
      É importante neste caso verificar com o médico a causa dessa irritação, pois pode ser algo grave.
      A partir do diagnóstico posso te auxiliar com a indicação dos óleos essenciais, ok?
      Aguardo um novo contato seu após o diagnóstico.
      Grande abraço,
      Daiana Petry

    1. Olá, Jacira!
      Obrigada pensa mensagem, fico feliz que tenha gostado!
      Fique de olho aqui no site, sempre temos dicas e novidades 😉
      Abraço,
      Daiana Petry

  2. Dayana,
    Muiti sucesso e…torça para eu me colocar numa clinica de estetica que vou usar tudo da aromaterapia com banhos e tratamentos faciais. Precisamos sempre de suas dicas maravilhosas. bjusssss

    1. Olá, Aryadne!
      Já estamos aqui torcendo por você 😉
      Fico feliz que esteja gostando das dicas.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Um abraço,
      Daiana Petry

  3. olá.gostaria de saber se tem algum óleo ou produto para passar nas mãos no inverno. tenho um tipo de alergia ao frio, as juntas das mãos incha e dói. grata.

    1. Elizabete, experimente óleo vegetal de rosa mosqueta (30ml) com 10 gotas de óleo essencial de lavanda para amenizar sua alergia.
      Depois compartilhe conosco os resultados?
      Um abraço
      Daiana Petry

  4. Bom dia,tenho rinite e desvio septo e por causa disso estou sempre com sinusite e de um ano pra cá ela está bem acentuada já fiz diversos tratamento e estava usando óleo de eucalipto no aromatizador de ambiente, mas notei que quando uso não consigo dormir direito a noite,o sono não vem e acordo diversas vezes, será que tem alguma relação?

    1. Olá Luana,
      Neste caso experimente o óleo essencial de Manjerona ou Lavanda.
      O eucalipto pode ter influenciado em seu sono sim, já que ele é levemente estimulante.
      Um abraço,
      Daiana Petry

Deixe uma resposta