A Aromaterapia e os elementos da MTC: Metal

A AROMATERAPIA E OS ELEMENTOS DA MTC – MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

– Elemento Metal –

Por Daiana Petry

Na teoria dos cinco elementos, os meridianos que estão associados com o Outono são o Pulmão (Yin) e Intestino Grosso (Yang).

Little girl picking up autumn leavesO elemento é o Metal e a emoção, a tristeza e melancolia. O outono é uma época em que voltamos à rotina, a liberdade e a diversão do verão dão lugar a horários escolares, relações mais formais e uma sensação de que a vida está voltando ao normal. As pessoas de elemento de metal se sentem muito confortáveis em   retornar à normalidade.

O outono é também um tempo de colheita e, de certa forma, o elemento metal nos leva a colheita de nossas experiências do verão.  A vida abundante e eufórica agora começa a sua transformação em direção a terra, assim começamos a jornada interior, levando-nos a uma existência mais estudiosa e mais silenciosa. No outono começamos a lamentar a perda dos tempos despreocupados que haviam no verão e agora sabendo que haverá longas noites de inverno se aproximando, surge uma tristeza latente.

Os óleos essenciais que podem ajudar neste processo de tristeza e dor trazendo movimento e diminuição do peso e sentimento de perda são Cipreste, Gerânio e Pinho.

Nesse período é comum surgir, principalmente para as pessoas do elemento metal,  a depressão, um sentimento de inutilidade, fracasso ou desânimo, que podem acompanhar a dor profunda de perda. Os óleos essenciais que podem auxiliar nesse momento são Manjericão, Bergamota e Ylang ylang. Você pode utilizar estes óleos essenciais pingando algumas gotas no banheiro na hora de tomar um banho quentinho, ou pingar 1 gota do óleo essencial escolhido no aromatizador pessoal.

O pesar também pode afetar os pulmões em um nível físico. Muitas vezes, com um período de pesar muito grande, o corpo experimenta sintomas de um resfriado ou gripe. Alergias, irritação no nariz e no peito e pulmões congestionados também aparecem neste período. Óleos essenciais que ajudam a expelir o catarro e congestionamento, além de eliminar a tristeza guardada no pulmão são  Eucalipto Glóbulus, Hortelã Pimenta e Alecrim .

O intestino grosso é o meridiano Yang para os pulmões e, como parceiro do pulmão, ele também é afetado no outono. Sendo um elemento metálico, o intestino grosso também lida com a separação. A função do intestino grosso é a de separar o impuro do puro e extrair o líquido da matéria, de modo que pode passar para fora do corpo, como uma massa sólida. Ele remove substâncias que nosso corpo já não necessita. Muitas vezes, quando estamos sentindo intensa emoção, como tristeza, os nossos movimentos intestinais tornam-se irregulares, resultando em diarreia ou constipação. Os óleos essenciais que podem ajudar constipação são Manjericão, Erva-doce, Laranja doce, Cipreste e Manjerona.  Óleos que acalmam o desconforto de diarreia são Eucalipto, Gerânio e Hortelã pimenta. Coloque até 3 gotas de até 4 óleos essenciais em 50 gramas de óleo vegetal de semente de uva ou creme neutro e faça uma massagem na barriga em uma rotação no sentido horário, começando no canto inferior direito do quadril.

Quando não estamos dispostos a liberar e deixar ir de pensamentos ou julgamentos, podemos nos tornar mentalmente constipados também. Óleos que libertam os pensamentos que estão estagnados são Sálvia esclaréia, Hortelã Pimenta, Manjerona, Limão Siciliano e Grapefruit.

Clique aqui para conferir o primeiro artigo desta série, sobre o elemento ÁGUA.

Clique aqui para ler sobre o elemento MADEIRA.

Clique para acessar o artigo sobre o elemento FOGO.

Clique para acessar o artigo sobre o elemento TERRA.

Para encontrar os produtos recomendados neste artigo, CLIQUE AQUI.

Dúvidas? Escreva para [email protected]

.

Harmonie Aromaterapia
Cuidando de você por inteiro.

*CADASTRE SEU E-MAIL à direita da página para receber em primeira mão todas as novidades da Harmonie!*