Acabe com manchas na pele usando óleo essencial de olíbano

O uso de óleos essenciais para tratar problemas de pele é natural, eficiente e, muitas vezes, mais barato que os tratamentos convencionais. Entenda como surgem as manchas na pele e conheça as maravilhas que óleo essencial de olíbano pode fazer para combatê-las.

Como surgem as manchas na pele

As manchas na pele normalmente são causadas pela produção desigual de melanina, que é a principal proteína responsável pela coloração da nossa pele e cabelos.

Quando nos expomos ao sol a melanina reage causando o escurecimento da pele. Essa é uma reação normal, com o objetivo de proteger o corpo dos raios solares. Porém, quando a exposição ao sol é excessiva em um curto período e sem a devida proteção, ou prolongada ao longo dos anos, ocorrem lesões na pele, que geram as manchas.

Os hormônios também podem ser causadores de manchas, como o uso de anticoncepcionais ou na gravidez, e podem se intensificar com depilações com cera, idade e falta de cuidados com a pele. Essas manchas muitas vezes são apenas um problema estético, porém há casos em que ela pode evoluir e se tornar um problema mais sério. Além das manchas, é comum que ao longo do tempo a nossa pele comece a sofrer também com rugas, desidratação e falta de elasticidade.

Combatendo as manchas com Olíbano

 O tratamento com óleo essencial de olíbano (Boswellia carterii) é fantástico para a pele. Ele atua como antioxidante, combatendo os radicais livres e o envelhecimento precoce. Também age contra inflamações e reforça o sistema imunológico, retardando e tratando o aparecimento de manchas. Além disso há comprovações de seu poder anticancerígeno, entre muitos outros benefícios. Incrível, não é?

 

O olíbano era conhecido no antigo Egito o como o “rei dos óleos”, sendo muito usado como rejuvenescedor, embelezador e redutor de imperfeições da pele. Essas atividades são comprovadas pela ciência atual. Além disso, quando inalado, o olíbano promove sentimentos de paz, relaxamento, satisfação e bem-estar geral. Ou seja, tratamento por fora e por dentro.

 

Daiana Petry, fundadora da Harmonie Aromaterapia, indica o uso de óleo essencial de olíbano associado ao de palmarosa (Cymbopogon Martinii). A palmarosa é um importante regenerador de tecidos, agindo também como hidratante profundo, o que potencializa o tratamento na pele.

 

Indicação de uso:

Experimente em 50g de creme neutro acrescentar 06 gotas de óleo essencial de olíbano, 02 gotas de óleo essencial de palmarosa. Misture bem e armazene em embalagem limpa. Aplicação na região 2x ao dia.

 

Você encontra os óleos essenciais de olíbano e palmarosa na loja online Harmonie Aromaterapia, puros e com garantia de procedência. E também na loja física: Rua dos Ilhéus, n° 38 sala 201- Centro- Florianópolis / SC

 

 

 

Bibliografia especializada

 

Boswellia Carterii. Disponível em: http://www.sigmaaldrich.com/life-science/nutrition-research/learning-center/plant-profiler/boswellia-carterii.html> Acesso em 02/02/17.

 

Prakash, B. et al. / LWT – Food Science and Technology. 56 (2014) 240e247.

 

133 comentários em “Acabe com manchas na pele usando óleo essencial de olíbano

        1. Oi, Ana. O tempo varia para cada pessoa, cada tipo de pele, e frequência de uso. Muitas pessoas já veem mudanças em um mês de aplicação constante.

  1. Como faço a compra dos 3 produtos? Posso aplicar no meu rosto, qual o melhor horário de aplicação? É mas virilhas escurecidas? Axilas também?

  2. Olá
    Amo tudo que você púnica. Tenho tido experiências importantes com a aromaterapia. Você poderia indicar uma sinergia com olibano contra o câncer. Minha irmã está com câncer de mama. E gostaria de preparar para ela.

    1. Oi, Janine. A Daiana recomenda para rosácea o OE de patchouli. Em 30g de creme ou gel neutros, adiciona 3 gotinhas do OE. Usa uma ou duas vezes por dia, e em poucos dias você vê o resultado.
      Volta pra contar depois =)

    1. Olá, Shirley. Em duas semanas, aplicando todos os dias, você já percebe a pele mais hidratada e com aspecto melhor. Normalmente ele não arde, só se você já tem alguma sensibilidade, descamação, pode sentir um pouquinho.

  3. Boa noite posso usar outro oleo no lugar do palma rosa eu nao gosto do cheiro da palma rosa e nem do geranio…………e a mirra pode substituir o olibano tambem?

    1. Olá, André. Olha, a quantidade de OE de Palmarosa é bem pequena, as proporções usadas em preparos para o rosto são tão mínimas que o cheiro nem vai aparecer muito. Isso porque a pele do rosto é bem sensível e também porque os OEs são bem potentes. Então nesse caso você não precisa se preocupar com o cheiro dela. A mirra possui algumas propriedades parecidas com o Olíbano, não vai fazer o mesmo efeito mas ajuda também no processo.

  4. Bom dia, fiz a receita do creme para manchas e estou usando 2 semanas. Adorei o resultado. Gostaria de saber se posso acrescentar algum óleo nessa receita para tratar tbm as linhas de expressão? Tenho 55 anos e já estou na menopausa, tenho a pele oleosa e não consigo usar nada que imediatamente aparecem as acnes, mas o creme com os óleos essenciais para manchas eu estou usando e a pele esta reagindo bem. Agradeço pela atenção.

    1. Oi, Regina, que bom que você está gostando! Os óleos usados nessa receitinha já tratam as linhas de expressão também. Mas se você quiser um efeito mais forte nesse sentido, na próxima vez que fizer o preparo, coloque uma gota a menos de Palmarosa, e substitua por uma gotinha de Alecrim. ATENÇÃO: O alecrim eleva a pressão. Se você já tiver algum problema com isso, não use esse OE!

  5. Fiz meu creme com o óleo essencial de olibano, hipoglos, bepantol, umas gotinhas de óleo de coco. Ficou muito bom. Vou usar e tenho certeza com ótimos resultados. Adoraria comprar os produtos naturais anunciados aqui.
    Agradeço
    celina

  6. Faz 1 mês q tô usando o Olíbano no rosto p/ amenizar manchas, ainda ñ ví nada de melhoras. Comprei o Laszlo de 10ml por 100,00 , achei absurdamente caro, mas acreditei q seria realmente bom, por favor, será q ainda verei resultado ?

    1. Oi, Iracema. Somos seres únicos e, infelizmente, em algumas pessoas os benefícios são percebidos mais lentamente. Por favor, não desista do tratamento, ele já se mostrou realmente efetivo em muitos casos.

    1. Oi, Josefa. Para vitiligo, o olíbano não é eficaz.
      Para tratar o vitiligo com óleos essenciais recomendamos que você procure acompanhamento de um aromaterapeuta.

  7. Olá, comprei o óleo de oliva o, comecei o uso hoje nas mão tenho muitas manchas,será que posso usar no rosto, tenho algumas feridas, que não cicatrizam

    1. Oi, Sílvia. Talvez você tenha confundido o oliva com olíbano.
      Oliva é o óleo vegetal que usamos nas saladas. Olíbano é o óleo essencial extraído de uma resina, cheio de propriedades medicinais. Ele que usamos nesse texto para as manchas.
      Essa formulação que prescrevemos com o olíbano pode ser usado no rosto sim. Se você tem feridas que demoram a cicatrizar é legal consultar um dermatologista, para ficar mais tranquila. Mas os OEs podem te ajudar muito!

    1. Para o clareamento de sardas sugerimos a receita de 30g de creme neutro com 1 gota de OE palmarosa, 1 gota de OE hortelã pimenta e 1 gota de OE olíbano. Misture os óleos em 30g de creme neutro e aplique 2x ao dia.

  8. Olá, perdoe mas não entendo o creme neutro qual seja, gostaria de saber se esses conhecidos há mais tempo sao considerados neutros? Tipo nívea da latinha azul, hipoglós, bepantol …perdoe a ignorância! Mas como e para melasma quero saber para não piorar rsrs. Bjs e obrigada.

    1. Oi, Lígia. Ótima a sua pergunta.
      Um creme neutro é uma formulação balanceada hidratante e emoliente que não possui princípios ativos, mas prevê a adição de um ativo, como de um óleo essencial.
      Esses que você citou não são neutros nesse sentido, já têm vários princípios ativos, cada um com sua função.
      E esses princípios ativos podem interagir com os dos óleos essenciais, podem neutralizar a sua ação e até causar reações adversas.
      Outra questão é que os cremes neutros para adição de óleos essenciais não devem conter ingredientes provenientes do petróleo, como a vaselina e os silicones, que criam um filme sobre a pele e impedem a penetração dos óleos essenciais (que é o caso de boa parte dos cremes e pomadas do mercado).
      A Harmonie está com uma formulação nova de creme neutro, dá uma olhadinha: https://harmoniearomaterapia.com.br/bases-veganas/227-base-neutra-de-creme-vegano-100-natural.html

      Obrigada pelo comentário, e qualquer dúvida pode perguntar =)

  9. Oi, Bom dia.

    Esse creme serviria tambem para manchas e marcas de acne?

    Caso não sirva, vocês podem me indicar uma outra formulação?

    Muito obrigada.

  10. Gostaria de saber se o oleo de olibano pode ser usado só ou precisa desse creme neutro. E se posso passar ele pela manha antes da minha vitamina C. Obrigada.

    1. Thalita, não pode usar o olíbano puro. Os óleos essenciais são muito concentrados, usá-los sem diluição pode causar dermatites, problemas respiratórios, taquicardia, entre outros problemas. Não precisa ser diluído no creme somente, pode ser um óleo vegetal de boa qualidade ou um gel neutro.
      Use sempre a base neutra pra evitar interações entre componentes.
      E pode usar ele pela manhã sim, até duas vezes por dia se quiser.

  11. Oi…gostaria de saber quais Óleos posso usar para cicatrizes de abdominoplastia.
    1° – Período de cicatrização.
    2°- Período de clareamento das manchas avermelhadas nas cicatrizes.
    Obs.: Não tenho queloides na cicatriz

    1. Para cicatrizes é muito legal usar óleos vegetais regenerativos como base, como o de açaí e o de rosa mosqueta.
      Enquanto a pele ainda está aberta ou muito frágil, use 2 gotas de lavanda francesa e 2 gotas de patchouli em 30g de óleo vegetal.
      Depois de cicatrizado use 3 gotas de lavanda, 3 de patchouli e 2 de palmarosa em 30g de base.

  12. olá Boa noite comprei o óleo de o Líbano para manchas de melada no rosto.se aplicar pela manhã o óleo pode passar tbm o protetor solar tbm juntos.

    1. Pode sim, dê um tempinho de 10 minutos entre as duas aplicações, iniciando com o óleo. Mas importante: Nunca use o óleo puro, sempre dilua conforme a nossa formulação.

  13. Gostaria de saber se posso aplicar o óleo com algodão ou com os dedos mesmo. Ao dia posso deixar ele na pele e usar filtro solar por cima? A noite pode dormir e retirar no dia seguinte?

    1. Oi, Lorena. Pode aplicar com os dedos mesmo, se preferir o algodão também ajuda a espalhar melhor. Pode usar ele bastante, durante o dia e a noite, porque ele não entope os poros, então tudo bem. Perceba o aspecto da sua pele, por ele ser um óleo mais pesado pode deixar seu rosto mais brilhante, mas a super-hidratância vale a pena.

    1. Oi, Maria. Não, o processo das varizes é diferente, tem a ver com coagulação.
      Para tratar varizes, e as marcas que ela apresenta, sugerimos o seguinte:
      100mL de gel neutro
      7 gotas de óleo essencial de Alecrim
      13 gotas de óleo essencial de Cipreste
      10 gotas de óleo essencial de limão
      Aplique preferencialmente à noite, sem massagear.

    1. Oi, Nelma. O óleo essencial de cipreste pode ajudar bastante. Utilize uma gotinha do óleo essencial de cipreste diluída em 10mL de um óleo vegetal de boa qualidade. Aplique duas vezes por dia na região, evitando o olho.
      A medicina chinesa chama atenção para as olheiras escuras, que muitas vezes estão ligadas a desfunções dos rins. Veja se pode fazer sentido para você.

    1. Oi, Débora. Depende do motivo da mancha. Manchas de depilação, manchas de cicatrizes, de assadura, de idade, todas são tratadas de formas diferentes. De que tipo é essa que falas?

  14. estou usando o óleo de olibano para tirar manchas do tempo nas mãos e braços ,vai fazer 03 meses e até agora não vi o efeito,pergunto: o tratamento leva qto tempo?

    1. Oi, Raimundo. A reação do corpo aos tratamentos naturais varia de acordo com a pessoa e com a rotina de uso.
      Em muitas pessoas se percebe diferenças já no primeiro mês, e em outras leva mais tempo. Te peço para persistir com o tratamento por mais algum tempo, vale muito a pena.

    1. Oi, Camila. Os óleos essenciais são extremamente concentrados, não indicamos o uso deles puros na pele (salvo algumas raras exceções, que não é o caso aqui).

  15. Eu gostaria de saber se o óleo de olibano junto com Rosa mosqueta e creme neutro tira mancha de cicatriz e sardas. Há anos luto para tirar essas manchas tenho uma pele esquisita qualquer machucado sara logo mas fica aquela mancha desagradável preta como carvão por favor me ajude
    Socorro.!!
    MARIA MESSIAS.

    1. Oi, Maria.
      O olíbano com rosa mosqueta é realmente uma mistura muito boa para regeneração celular. Vai te ajudar bastante.
      Mas quanto às suas manchas, um dermatologista será ser mais preciso no tratamento necessário.

    1. Oi, Marília. Os óleos essenciais são muito concentrados, passá-los puros será hiper-dosagem, nosso organismo não consegue metabolizar. E além disso há risco de sensibilizaç alergias e até intoxicação pela exposição a grande quantidade de certos óleos essenciais.
      É necessário algo para carrear, uma base que irá dilui-los e facilitar a aplicação uniforme, como é o caso do gel e creme neutros, ou até de um óleo vegetal de boa qualidade. É muito necessária essa diluição.

  16. Olá, por favor posso misturar óleo de rosa mosqueta +oleo de olibano? Qual proporção? E também se tenho q misturar com creme base ?Obrigada

    1. Oi, Norma. Pode usar os dois sim. O óleo vegetal de rosa mosqueta é ótimo para tratar a pele, por ter atividade regeneradora. E como ele é óleo vegetal, pode usa-lo na pele, sem adicioná-lo a um creme ou outra base. Por ser um óleo bem fino, se bem aplicado ele não deixa a pele oleosa. Use-o como carreador e misture 30mL de óleo de rosa mosqueta puro com 6 gotas de óleo essencial de olíbano.

  17. Boa tarde, tenho o óleo de rosa mosqueta, o oleo essencial de olíbano e o de limão, gostaria de saber quantas gotas de cada um colocar em 10ml de rosa mosqueta para melasma no rosto.
    Obrigada

    1. Oi, Nariane. Limão NÃO!!!!
      Esse óleo essencial é fototóxico, reage com o sol causando queimaduras.Use só o óleo de olíbano diluído em rosa mosqueta, já será um tratamento de rainha. Para os 10mL de rosa mosqueta, duas gotinhas de olíbano já são mais que suficientes.

  18. Estes 2 óleos, olíbano e palmarosa serve para manchas na pele?

    E o rosa mosqueta serve para que?

    E qual é o produto que indicas para clarear axilas e virilha?

    E para estrias?

    1. Oi, Estela.
      Sim, olíbano e palmarosa possuem princípios-ativos e mecanismos de ação diferentes, e os dois se complementam no tratamento de manchas de idade.
      Rosa mosqueta é o óleo vegetal carreador, ele “dilui” os óleos essenciais, que são muito concentrados e não podem ser passados puros na pele. Além disso o OV de rosa mosqueta é hidratante e tem propriedades de regeneração cutânea.
      Para clarear axilas e virilha pode-se usar palmarosa e hortelã pimenta com base de rosa mosqueta, preparado da mesma forma que aqui nesse artigo.

  19. Olá tenho 24 e sofro com melasma, ainda não sou mae e sei que quando for as manchinhas vão piorar.Fiz tratamento com dermatologista,usei vários ácidos,lumixil, tretinoína,vitacid plus.Descuidei e a melasma escureceu denovo,quero saber se posso usar o óleo de olibano.E qual a melhor maneira de fazer o uso.

    1. Oi, Edinalva. Pode sim. Use da mesma forma descrita aqui nesse artigo, junto com palmarosa (ela é incrível também no tratamento de manchas, não dispense), diluídos em óleo vegetal de rosa mosqueta.

  20. Oi Cristiane, gostaria de fazer um serum clareador para melasma que fosse hidratante e anti idade, tenho pele oleosa a mista, será que pra que eu estou querendo poderia ser a seguinte formula:
    20 ml oleo vegetal jojoba
    4 gts de oe vetiver
    6 gts de oe olibano
    6 gts de oe lavanda
    2 gts de oe palmarosa

    O que vc acha? Por favor me responda…grata !!!

    1. Oi, Glauciely.
      Tá bem legal a escolha dos óleos, mas a % está muito alta. Divida pela metade o número de gotas dos OEs e o sérum já vai estar bem forte no quesito princípios-ativos.
      Não se engane, essas gotinhas são muito potentes, não precisa colocar muito.

    1. Oi, Juliana. Siiim!
      Ajuda muito em casos de melasma. E podes ainda colocar uma gota de óleo essencial de hortelã pimenta (só uma mesmo), para intensificar esse sérum.

    1. Oi, Brígida.
      Não faz essa função. O escurecimento das olheiras tem a ver com outros mecanismos. E é uma região bem sensível por estar pertinho dos olhos e ser uma pele cerca de 4x mais fina que no resto do rosto, então não utilize essa fórmula de manchas para esse fim, ok?

  21. Por gentileza… Para o tratamento de melasma:
    1. Posso utilizar um óleo de coco de boa qualidade como substituto do rosa mosqueta?
    2. Mantendo as 6 gotas de O Líbano a cada 30ml, posso substituir as duas gotas de palmarosa por duas gotas de teatree(melaleuca)?
    3. Por fim, posso adicionar 1 gota de hortelã pimenta?
    Muito obrigada pelos esclarecimentos.

    1. Oi, Marcela.
      1) Pode sim. A rosa mosqueta tem a característica de ser realinhadora das fibras da nossa pele, então ajuda em quesitos como evitar o envelhecimento precoce e tratar marcas de expressão e cicatrizes. O óleo de coco não possui essas características, mas tem seus próprios benefícios, e é uma base muito boa para a inserção de óleos essenciais. Ele é um pouco mais grosso, mais difícil de ser absorvido, então se você tiver pele co tendência a oleosidade talvez não seja muito bom.
      2) A palmarosa tem um poder muito grande também com os melasmas, então usado junto do olíbano faz uma diferença significativa. A melaleuca irá tratar outras questões, como oleosidade, acne, fungos. Se esse for seu objetivo, pode fazer a troca, mas consciente de que são outros os resultados buscados.
      3) Pode e deve! O hortelã é muito bom também nos tratamentos de manchas. Só certifique-se de que você não tem nenhum dos fatores de risco. Veja as precauções com ele: https://harmoniearomaterapia.com.br/oleos-essenciais/29-oleo-essencial-de-hortela-pimenta-11ml.html?search_query=hortela&results=6&cate=

      1. Grata pelos esclarecimentos…
        1. O óleo essencial de gerânio tem a mesma função do palmarosa no tratamento de melasma, clareamento de manchas?
        2. Ao serum (30ml carreador – 6 gotas de O Líbano + 2 gotas de palmarosa + 1 gota de hortelã pimenta) para o tratamento de melasma, posso adicionar óleo de gerânio? Qual quantidade?
        3. Posso utilizar a sinergia – 30ml oléo vegetal de copaíba – 06 gotas de O Líbano + 2 gotas de palmarosa + 02 gotas de teatree + X gotas de gerânio + 01 gota de hortelã pimenta – para o tratamento de marcas de acne e clareamento?
        Muito obrigada por sua atenção
        Cordialmente

        1. Oi, Marcela =)

          1) Não, as funções primárias do gerânio serão de nutrição da pele e reposição hormonal (em quantidades mínimas que ajudam a pele a não desenvolver mais manchas). E a palmarosa ajuda no tratamento da mancha em si, no clareamento.
          2) Pode adicionar até três gotas, mas substituindo por gotas de outros óleos essenciais.
          3) Pode usar essa sinergia, mas diminuindo as quantidades total dos óleos essenciais. Com essas adições já ultrapassa a % segura dos OEs. Não use mais do que as 9 gotas indicadas, que representam 1,5% da sinergia, que já está perto do limite considerado seguro para o rosto. Use, por exemplo, 4gts olíbano, 1gt palmarosa, 1gt tea tree, 2 gts gerânio e 1gt hortelã. E sim, uma gota faz bastante diferença 😉

    1. Oi, Deta. Essa duplinha de Olíbano com palmarosa é fantástica. Vai atacar as manchinhas de sol, as manchas hormonais (que aparecem muito na gravidez e menopausa), e aqueles melasmas que surgem com o tempo. Adicionar uma gotinha do óleo essencial de hortelã pimenta vai ajudar bastante também nesse caso. Invista neles, num creme-base específico para adição de óleos essenciais e prepare essa misturinha poderosa!

  22. Boa noite! Ótima matéria e respostas aos comentários super esclarecedoras, muito obrigada!

    Só fiquei com dúvida quanto à quantidade recomendada dos óleos de rosa mosqueta + palmarosa + hortelã pimenta, para o clareamento de axila e virilha. No caso, para 30ml de Rosa Mosqueta, quantas gotinhas dos OE no total?

    E poderia acrescentar Patchouli?
    Obrigada!

    1. Oi, Raíssa. Se vai usar só os dois OEs, recomendo o seguinte:
      30mL de OV Rosa mosqueta
      2 gotas OE de hortelã pimenta
      2 gotas OE de palmarosa

  23. Olá, boa noite.
    Gostaria de saber qual desses óleos seria o mais indicado para rosácea com vermelhidão e pustulas :
    OE de lavanda
    OE de camomila
    OE de patchouli
    OE de palmarosa
    Posso usá-los com argila.
    Qual a quantidade?
    Muito obrigada

    1. Oi, Elizabeth.
      Todos eles ajudarão, listaste óleos essenciais ótimos para essa finalidade.
      A palmarosa é quem vai acabar com essa vermelhidão e agir a médio prazo para que a rosácea desapareça. Diria que é o principal dos OEs nesse tratamento.
      Camomila e lavanda farão um outro papel fundamental que é o de acalmar a pele. A rosácea irrita a epiderme, e ter algo que acabe com isso é fundamental. Elas irão ajudar a diminuir as pústulas, e tratar as existentes, por serem anti-inflamatórias e cicatrizantes.
      E o patchouli é regenerador profundo da pele, ajudará a trazer o viço e a normalidade para a pele.
      Então uma sinergia deles seria perfeita.

      A argila não é um bom meio de aplicação dos OEs. Podes fazer a máscara com a argila somente com água, vaia ajudar no processo. E preparar um creme, ou um gel, ou um óleo vegetal com os óleos essenciais. Para 30mL da base escolhida, coloque 2 gotas de palmarosa, 2 gotas de camomila ou lavanda (ou uma de cada), e 4 gotas de patchouli. Essa preparação podes usar sempre, durante o dia, antes de dormir, depois de aplicar a máscara…
      O patchouli

  24. Ola minha querida, que otimo foi encontrar o teu blog, Estou amando tudo. Peço por gentileza uma pequena orientacao.
    Na receitinha com
    30 ml rosa mosqueta
    2 gotas OE Palmrosa
    2 gotas OE Lavanda
    4 gotas OE Patchouli

    Eu poderia acrescentar
    2 gotas OE Melaleuca
    2 gotas OE Olibano ????

    Tenho rosacea controlada mas as bochechas ainda tem um rosado ( apesar da minha pele ser negra ). E as vezes aparecem espinhas bem doloridas q deixam manchas .
    Agradeço desde já tua resposta

    1. Oi, Luciana. Boas ideias para a resolução das questões com esses óleos essenciais. Porém, só acrescentar os dois irá deixar a sinergia com uma % de óleos essenciais muito alta para o uso no rosto. Faria algumas alterações, para que o uso seja seguro:

      30 ml rosa mosqueta
      1 gota OE Palmarosa
      2 gotas OE Lavanda
      2 gotas OE Patchouli
      1 gota OE Melaleuca
      2 gotas OE Olibano

  25. Olá comprei o óleo de olibano. E tenho óleo de rosa mosqueta e o gel de extrato vegetal de aloe vera, base neutra.
    Qual a diluição que posso fazer para as manchas no rosto?

    1. Oi, Pâmela. Nesse caso acredito que a rosa mosqueta será a melhor base, pois esse óleo vegetal já tem propriedades regeneradoras. Use a mesma diluição indicada no texto.

Deixe uma resposta