Aromaterapia e os Chakras

A aromaterapia e o alinhamento dos Chakras

A Aromaterapia é conhecida por buscar a harmonização do corpo e do espirito através do uso dos óleos essenciais.  Seus aromas são capazes de influenciar diretamente nossa relação com exterior. E nesse processo se dá também a relação entre a Aromaterapia e os Chakras (CENTROS de energia presentes em nosso corpo).

Os Chakras são conhecidos como os centros energéticos do nosso corpo. Localizado em 7 pontos distintos do nosso cordão energético na coluna dorsal, os chakras atuam no alinhamento e distribuição da energia que circula em nosso sistema.

Cada Chakra ou centro energético em nosso corpo é responsável por processos específicos em nosso organismo, causando reações tanto físicas quanto emocionais ou vibracionais. Esses pontos são: Coronário, Frontal, Laríngeo, Cardíaco, Umbilical, Sexual e Básico. Vejamos cada um deles:

 

Chakra Coronário (coroa): está no topo da cabeça. É a porta da espiritualidade, consciência e visão do universo. Está relacionado com o padrão energético do indivíduo.

 

Chakra Frontal (terceiro olho): está entre as sobrancelhas. É a porta da sabedoria, do conhecimento, imaginação, intuição, discernimento e percepção.

 

Chakra Laríngeo (garganta): está na garganta. É a porta da comunicação, criatividade, inspiração e expressão do nosso potencial com o mundo.

 

Chakra Cardíaco (coração): está no centro do coração. É a porta dos sentimentos, amor e generosidade.

 

Chakra Umbilical (plexo solar): está acima do umbigo. É a porta que reúne informações, sentimentos e percepções e depois espalha e movimenta todo o corpo. É a personalidade do indivíduo.

Chakra Sexual (esplênico): está 4 dedos abaixo do umbigo. É a porta do prazer físico, sexual, alegria e criatividade. É por onde fluem as energias primárias como a paixão.

 

Chakra Básico (raiz): está na base da coluna vertebral. Está associado com a vontade de sobreviver, a relação com o próprio corpo e o mundo físico terra. É por onde a energia que vem da Mãe-Terra é absorvida. É a porta da energia física, mental e emocional.

 

Para alinhar os Chakras e evitar distúrbios físicos e/ou mentais em seus determinados pontos de influência, a aromaterapia entra como um recurso terapêutico importante neste meio. O uso dos Óleos Essenciais (OE) potencializam o efeito da imposição e mãos (Reiki) e massagens (no sentido horário) sobre os pontos de Chakra. Para cada Chakra há óleos apropriados e sinergias (combinação e óleos essenciais) que proporcionam saúde e bem estar física quanto mentalmente.

 

Os óleos essenciais ideais para cada um dos 7 pontos de Chakra são:

7º Chakra – Coronário (coroa): Mirra, Olibano, Lavanda, Alecrim, Eucalipto e Petigrain.

6º Chakra – Frontal (terceiro olho): Lavanda, Sálvia Esclareia e Eucalipto 

5º Chakra – Laríngeo (garganta): Erva-doce, Patchouli e Sândalo.

4º Chakra – Cardíaco (coração): Gerânio, Camomila romana, Eucalipto e pinho.

3º Chakra – Umbilical (plexo solar): Bergamota, Manjericão, Cardamomo, Laranja-doce e Lemongrass

2º Chakra – Sexual (esplênico): Grapefruit, Ylang-Ylang e Canela.

1º Chakra – Básico (raiz): Tomilho, Manjericão e Gengibre.

 

Todos estes óleos estão disponíveis em nossa loja! Quer saber mais? Clique aqui.

As sinergias são combinações de diferentes óleos prontos para uso, para saber mais basta clicar aqui!

 

 

 

11 comentários em “Aromaterapia e os Chakras

  1. Fiz uma sinergia de óleos essenciais e estou utilizando nos meus atendimentos de reiki. Percebo a energia muito intensa e inclusive fisicamente ela é muito perceptível!!! Muito boa a experiência!!!

    1. Oi, Andrea.
      Use por imposição de mãos (Reiki) ou massagens (no sentido horário) sobre os pontos de Chakra, com o óleo essencial ou sinergia indicados.

  2. Olá, Boa noite!
    Existe algum óleo essencial coringa para harmonizar os chakras com o Reiki?
    Caso não saibamos qual chakra está em desequilíbrio…
    Obrigada!

    1. Oi, Helenice. Qual a causa dessa tosse? uma gripe ou um problema mais sério de imunidade? Em uma criança ou um idoso? É uma pessoa saudável? Começou a poucos dias ou é persistente? Todos esses fatores influem na escolha de um tratamento com óleos essenciais.

  3. Gostaria de saber se estes óleos atuam como estimulantes ou calmantes para os chakras? Pois alguns chakras podem estar em baixa e outros em alta atividade.

    1. Oi, Maurício. Esses óleos essenciais indicados agem como equilibradores de cada chakra, na busca do “caminho do meio”. Há outros OEs que ativam ou diminuem a energia, mas seria um outro tipo de abordagem.

    1. Oi, Rebeca.
      Normalmente o corpo dá sinais. Uma tosse que nunca sara, intestino preso, … Mas fazendo um curso mais aprofundado é possível perceber sintomas mais sutis de que algo precisa ser realinhado.

Deixe uma resposta