Chakra Básico – o Primeiro

Olá. Nessa nova série veremos o poder da aromaterapia para equilibrar cada chakra, ou ainda, intensificar ou amenizar sua fluência energética. E já começamos apresentando o chakra básico, e alguns óleos essenciais que podem restaurá-lo. 


A Aromaterapia é conhecida por buscar a harmonização do corpo e do espirito através dos óleos essenciais. E nesse processo podemos fazer um paralelo entre a Aromaterapia e os Chakras, que são os centros de energia presentes em nosso corpo.

Localizados em sete pontos distintos do cordão energético na coluna vertebral, os chakras atuam no alinhamento e distribuição da energia que circula em nosso sistema.

Cada chakra é responsável por processos específicos em nosso organismo, causando reações que podem ser físicas, emocionais ou vibracionais. Um chakra pode estar enfraquecido, com baixa circulação de energia. Ou, pelo contrário, com excesso energético, que também pode levar a patologias. Às vezes o chakra só precisa ser reequilibrado para que tudo fique bem.

Nessa nova série veremos como os óleos essenciais podem nos ajudar a equilibrar cada chakra, ou ainda, intensificar ou amenizar a fluência energética de cada um.


O Chakra Básico

Também chamado de Raiz, está na base da coluna vertebral. Ele se localiza no períneo, uma região entre os genitais e o ânus, e também é atingido nas laterais das nádegas.

Esse chakra representa a forma de agir na sobrevivência. Está associado com a relação que temos com o próprio corpo e com o mundo físico. É a porta de entrada de toda a energia física, mental e emocional que absorvemos da Terra.

  • Quando excessivamente energizado, o chakra básico traz à tona insegurança, tensão, raiva e violência. É necessário amenizar essa energia, para o bem da pessoa e de todos à sua volta. Para isso o óleo essencial de vetiver é poderoso. Ele é ansiolítico e tranquilizante, e traz a noção muito forte da realidade no seu entorno e de seu papel nesse núcleo em que está inserido.
  • Já quando a pessoa é paciente ao extremo, em que essa característica é forte ao ponto de atrapalhar suas relações com mundo, é provável que esse chacra esteja enfraquecido. Quando isso acontece temos a sensação de inatividade. É o famoso caso da pessoa com “sangue de barata”, que pouco reage aos acontecimentos. O óleo essencial de gengibre pode fazer muito bem o papel de ativar essa energia. Ele incentiva a sair da letargia, e ter disposição para correr atrás das mudanças que desejamos.
  • Há também aquelas situações em que percebemos que algo está errado com o chakra mas não sabemos exatamente o que é. Para esses casos o reequilíbrio é indicado e, no chakra básico, o óleo essencial de cedro facilita esse trabalho. É um óleo essencial que promove persistência e estabilidade emocional.

Confira abaixo o resuminho de toda essa historia:


Como aplicar os óleos essenciais para os chakras

Há algumas formas de tratar um chakra específico com aromaterapia.

Para fazer isso em outra pessoa, as formas mais comuns são a imposição de mãos, o Reiki. Também são indicadas as massagens no sentido horário sobre o ponto. No caso do chakra básico, faça a massagem nas laterais das nádegas. Para essas duas formas, utilize 10mL do óleo vegetal de sua preferência e 2 gotas do óleo essencial indicado para a ação necessária.

Uma outra forma de harmonizar o chakra é através da meditação. Coloque quatro gotas do óleo essencial indicado no difusor de ambiente e prepare o espaço para a sua prática, com uma música de fundo, iluminação indireta. Você pode seguir as afirmações de meditação sugeridas na imagem, ou simplesmente visualizar o chakra sendo reestabelecido e emanando sua cor característica.

Gostou da dica? Comenta aqui pra gente.

Clique aqui para ir ao próximo capítulo da série, sobre o chakra sexual.

 


Texto e imagens por Cristiane Corrêa, julho de 2019

 

42 comentários em “Chakra Básico – o Primeiro

  1. Amei sou estudante de Reiki e os óleos essenciais constituem uma importante ferramenta para minha vida e meus clientes. Obrigada por compartilhar esses ensinamentos.Gratidão

    1. Oi, Márcia.
      Obrigada pelo retorno. Ficamos bem felizes que nosso conteúdo seja relevante.
      =)

    1. Oi, Lala.
      Talvez esteja faltando um equilíbrio aí.
      Ou, a questão pode ser mais profunda, abarcar outros chákras… Vale continuar acompanhando a série, talvez a resposta esteja mais à frente.

  2. Amei essa série!
    Acho que deveriam lançar um curso somente sobre o estudo dos chakras , associando com meditações próprias para cada um deles. Oque acham?
    Eu faria com toda certeza.

    1. Oi, Eliana. Obrigada pelo retorno.
      Ótima dica. Estamos trabalhando em algo parecido 😉
      Novidades em breve.

  3. Maravilha! Sou terapeuta Reikiana e amo associar os óleos nos meus atendimentos! É muita coisa aprendi por aqui!
    Um abraço a toda equipe!

    1. Oi, Margrith. Muito obrigada pelo retorno.
      Muito bom saber que nosso conteúdo faz diferença.

  4. Parabéns pelos ensinamentos, sempre aprendo muito lendo o seu blog.
    Gostaria de esclarecer uma dúvida. É possível misturar o óleo que intensifica com o que equilibra, ou o que ameniza com o que equilibra?
    Obrigada.
    Abraços.

    1. Oi Adriane, obrigada pelo feedback! Sim, você pode associar dois óleos essenciais para equilibrar mais rápido. 😉

  5. Olá! Vocês tem alguma apostila deste material pra nós enviar? Estou começando estudo dos chakras e amei o site! Gratidão!

  6. Amei o post e vou aproveitar para tirar uma dúvida.
    Tenho uma super dificuldade com o OE de Cedro, ele foi o segundo que comprei exatamente por não ter gostado do cheiro e ter pensado que poderia ser algo a trabalhar. Já tem uns três meses que o utilizo e sempre que o uso no difusor pessoal ou de ambiente, choro. As vezes é algum pensamento que vem a tona e só sei chorar, mas o fato é, ele achou o caminho da limpeza através do choro.
    Eu utilizo o cedro da virginia, como posso meditar sobre os efeitos do OE para entender essa limpeza através do choro? Será que deveria utilizar algum outro para complementa-lo nesse sentido?
    Obrigadaaa

    1. Olá Júlia, obrigada pelo feedback.
      O cedro virginia é bem diferente do atlas. O recomendado aqui é o atlas para proporcionar o aterramento necessário. O que você possui promove limpeza e desintoxicação.

      1. Nossa maravilha saber disso Daiana Pedry!!
        Estou aqui lendo e me perguntando qual exatamente seria este OE de Cedro.
        Amei os artigos! Tudo! Vou ver cada chakra e cuidar deles com os OE.

  7. Amei os post de cada chakra muito explicativo e claro!!! É possível repostar? Sou terapeuta e gostaria de divulgar nos meus atendimentos! Obrigada

  8. Posso deixar um vidrinho de preparo para aplicação no chakra pronto por quando tempo? Teria algum óleo vegetal mais apropriado para que dure mais tempo?

    Obrigada!

  9. Maravilhoso, fiz o curso recentemente de cosmetologia natural e a Daiana comentou sobre os chakras e fiquei curiosa. Pra. minha felicidade vcs tem tudo. Gratidão!
    Vcs são demais.Aprendendo muito.

  10. Fez muito sentido. Tenho excesso de energia nessa chackra. E agora descubro que esse chackra rege o intestino que é justamente aonde tenho problema.

    1. Oi Maria! Tudo bem?
      Que bom que fez sentido para você!
      Bora lá se alinhar com essa energia maravilhosa!
      😉 Beijo

  11. No caso o Elemi também pode ser utilizado para equilibrar esse chackra? Li aqui no blog que ele é bom para equilibrar os chackras. Gratidão pelo conteúdo

    1. Oi Maria! Tudo bem?
      Sim! Ele alinha todos os chákras e ativa o 5º, 6º e 7º chákra! o/
      Um óleo essencial poderoso para a nossa reconexão com a gratidão!
      Eu que agradeço ter você conosco!
      😉

  12. Olho de Veiver é tudo!
    Me levou a refletir sobre uma questão emocional tão tão profunda que me surpreendi ao chegar a tal pensamento, com certeza um dos meus preferidos! Depois de duas semanas usando Vetiver, me senti capaz de conquistar o mundo hahah
    Obrigada pelo conteúdo

  13. Olá, muito bom o conteúdo. Tenho uma dúvida, para utilizar o O.E pode ser com massagem, Reiki ou difusor, no caso do Reiki, seria só o Reiki ou passar o óleo na mão e aplicar o Reiki?

    1. Oi Gabriela, para potencializar o reiki, você pode usar o OE escolhido diluído em óleo vegetal e aplicar nas mãos antes de iniciar a prática. =)

  14. Dai, que acha de:
    – Nardo (equilibra todos os chakras, ajuda em casos de abandono e sensação de vazio. traz serenidade e superação, aceitação e valorização de si mesmo) e Patchouli (equilibrador – relaxante e estimulante) como equilibradores do primeiro chakra?
    – Canela ( aterra, traz coragem, liberta de crenças e memórias gravadas no corpo e mente, elimina sentimentos de inferioridade ) ou Açafrão (promove presença e atitude, disposição para agir) como opção ao Gengibre?
    – Sândalo ( promove paz e pensamento positivo, alinha todos os chakras, combate o egoísmo) como opção ao Vetiver ?

    Vi no outro post que você recomenda tomilho e manjericão tb. Entendo que seria para o chakra enfraquecido, certo?

    Você acha que mirra tb seria um bom equilibrador, já que trabalha os bloqueios, ajuda a entender nossa missão de vida e restaura auto confiança?

    1. Oi Rafa, é importante lembrar que cada óleo essencial tem sua singularidade e não é possível substituí-los. Mas é possível sim fazer adaptações de acordo com a característica vibracional que você deseja ativar/intensificar/equilibrar.
      Exatamente!
      Sim, mirra equilibra os 7 chakras. =)

  15. Primeiro de tudo gostaria de falar que estou adorando o site de voces !!
    Gostaria de saber como seria os sentimento se a energia deste chakra esta muito elevado.

    Obrigada

    1. Oi Joyce, a energia em excesso neste chakra pode levar aos excessos, como compulsão alimentar, material, vícios em drogas ou sexo.

Os comentários estão desativados.