Chakra Laríngeo – o Quinto

O chakra laríngeo está localizado na região da garganta. É o nosso centro da vontade – tanto a vontade pessoal quanto a manifestação da vontade divina. É aqui que fazemos escolhas. Esse chakra é a porta da comunicação, criatividade, inspiração e expressão do nosso potencial no mundo.

É uma ponte entre o sexto chakra (pensamento) e o quarto chakra (sentimentos). O chakra laríngeo liga a nossa capacidade de reagir mentalmente com a nossa capacidade de reagir emocionalmente, para que sejamos capazes de fazer nossas escolhas de forma equilibrada, com razão e emoção.

Esse texto faz parte da série Chakras & Aromaterapia, que preparamos especialmente para você. Se chegou agora, comece por aqui.

O chakra laríngeo também está associado com as orelhas. Neste chakra somos capazes de ouvir nossa própria voz interior, de compaixão e conhecimento. Nós também podemos ouvir a voz divina, a maior fonte de sabedoria e de verdade. Sabendo ouvir ambas as vozes, podemos alcançar independência e liberdade – liberdade do medo e do julgamento alheio.

Este chakra também permite que nos expressemos em voz alta. É a expressão externa de todo o nosso potencial. Quando o quinto chakra está equilibrado, somos capazes de falar com confiança e verdade.

Chakra laríngeo e os sintomas

  • Quando há pouca energia em circulação nesse chakra, podem aparecer sintomas como problemas vocais, vergonha de falar em público e dificuldade em se fazer entender. Para contornar esses problemas indicamos o óleo essencial de erva doce. Ele promove confiança e entusiasmo, e estimula a comunicação através da fala.
  • Já quando a energia desse chakra está exacerbada, é comum que a pessoa fale muito, se exponha demais. E para normalizar essa energia, o óleo essencial indicado é o de patchouli. Ele traz a certeza profunda de que esse tipo de exposição não é necessária, de que a opinião do outro sobre nós não é tão importante quanto a nossa própria. E com isso ele promove o amadurecimento nesse campo das aparências.
  • E o óleo essencial de cipreste é o escolhido quando falamos em reequilíbrio desse chakra. Ele traz compreensão das leis universais de causa e efeito, e promove flexibilidade para a teimosia e a rigidez.

Preparamos um pequeno resumo dessas informações todas:

Como usar os óleos essenciais na reestruturação do chakra laríngeo

Quando o tratamento é em outra pessoa, as formas mais comuns são a imposição de mãos, o Reiki, ou as massagens no sentido horário sobre o ponto. No caso do quinto chakra, faça a massagem na região da garganta e nuca. Para essas duas formas de tratamento, utilize 10mL do óleo vegetal de sua preferência e 2 gotas do óleo essencial indicado para a ação necessária.

Outra forma de harmonizar o chakra é através da meditação.Coloque quatro gotas do óleo essencial indicado no difusor de ambiente e prepare o espaço para a sua prática, com uma música de fundo, iluminação indireta. Você pode seguir as afirmações de meditação sugeridas na imagem ou simplesmente visualizar o chakra sendo reestabelecido e emanando sua cor característica.

E você? Já aplicou aromaterapia para reequilibrar os chakras? Fala pra  gente como foi. Queremos muito saber das suas experiências!



Texto original por Daiana Petry, fevereiro de 2012
Reedição e imagens por Cristiane Corrêa, julho de 2019

Deixe uma resposta