Ecopsicologia – Somos um com a Natureza

Uma das atuais abordagens da Psicologia é a Ecopsicologia. Trata-se de uma abordagem que leva em conta as relações entre o ser humano e a natureza, possibilitando através deste estudo, uma compreensão psicológica da atual crise ambiental que vivemos.

É cada vez mais raro vermos pessoas que mantenham um contato e convívio próximo com a Natureza e práticas naturais. Pouco se vê de áreas arborizadas, de uma fauna que há tempos era abundante, e de lugares que não tenham sofrido a intervenção humana. Ao contrário, prioriza-se a construção de prédios, salas comerciais, estradas, e corta-se uma árvore porque suas folhas e frutos “sujam o chão”. Tudo isso sem levar em consideração que estes recursos que nos apressamos tanto em destruir, são absolutamente necessários e essenciais à nossa sobrevivência.

Imagem: Creative Commons/Josef Seibel.
Imagem: Creative Commons/Josef Seibel.

De acordo com a psicóloga clínica Aline Marques da Silva, “a Ecopsicologia parte do pressuposto de que nós somos Natureza e estamos diretamente interligados a ela, sendo ela uma extensão de nós e vice-versa. Somos uma coisa só. Nesse sentido, fica claro que o meio ambiente – e consequentemente todo o desequilíbrio que vemos nele atualmente, é um reflexo de nós mesmos e de como temos levado nossas vidas: investimos nossas energias em coisas efêmeras, por vezes sem avaliar a importância daquilo em que estamos investindo nossos próprios recursos emocionais ou que resultados teremos a curto e longo prazo.

O “adoecimento” do meio ambiente reflete nosso próprio adoecimento, pois estamos externando algo que se passa em nós”. No entanto, nota-se também a crescente busca por práticas naturais de cuidados com a nossa saúde, como o retorno ao parto humanizado, o investimento em alimentos orgânicos e refeições funcionais, além de práticas terapêuticas como o Reiki, Homeopatia e Aromaterapia no intuito de retomar a saúde e equilíbrio como um todo.

Nesse sentido, a Aromaterapia pode contribuir significativamente. Além do fato de os próprios óleos essenciais serem 100% puros e naturais, cada óleo traz em si as propriedades terapêuticas e medicinais das plantas das quais são extraídos, possibilitando não somente a reconexão com a Natureza pelo uso de uma terapia natural, como também por suas propriedades específicas.  Alguns óleos* inclusive, são indicados justamente para esta finalidade, como os óleos de Patchouli, Vetiver e Gengibre. Para Aline, “é preciso retomarmos o contato e conexão com a Terra, com o que é natural e fluido. Precisamos resgatar a nossa própria fluidez na vida”. Por isso, convidamos você a resgatar a sua saúde e fluidez tendo como seus aliados os óleos essenciais.

*Os óleos citados no post podem ser encontrados na loja virtual Harmonie Aromaterapia. Para ter acesso a cada um deles basta clicar nas imagens abaixo.

Gengibre
Gengibre
Patchouli
Patchouli
Vetiver
Vetiver

Deixe uma resposta