EMBALAGEM CERTA PARA ÓLEOS ESSENCIAIS E VEGETAIS

A IMPORTÂNCIA DA EMBALAGEM CERTA PARA ÓLEOS ESSENCIAIS E VEGETAIS

Você sabe por que as grandes empresas de aromaterapia utilizam frascos de vidro para comercializar óleos essenciais e vegetais?

Os principais motivos:

– Os óleos essenciais são substâncias tão concentradas que, quando em contato com plástico ou outros materiais menos resistentes, podem causar deterioramento da embalagem. Em alguns casos, dependendo do óleo essencial armazenado, o plástico pode inclusive derreter. Veja o que poucas gotas do óleo de limão siciliano puro faz com um copinho de plástico:

COPO-OLEO-LIMAO

– Ainda que o produto esteja armazenado em uma embalagem que, aparentemente, não sofreu qualquer dano, vestígios do plástico ficam em contato com o óleo essencial. Isso a médio prazo podem causar alergias, irritação, coceira e até foliculite em pessoas mais sensíveis.

– Os frascos de vidro âmbar são os mais utilizados pelas grandes empresas de aromaterapia no mundo inteiro. Isso porque o frasco mais escuro protege os óleos essenciais da luminosidade, preservando suas propriedades medicinais.

– Com os óleos vegetais ou até produtos já preparados (misturados) para uso, não é diferente. Para preservar as propriedades e garantir melhor durabilidade, todos devem ser armazenados em embalagens de vidro, preferencialmente âmbar.

– Além de todas estas funções super importantes, embalagens de vidro são facilmente esterilizáveis, podendo ser reaproveitadas de diversas formas. Ou seja, preservar as propriedades dos óleos e ainda cuidam do planeta!
Veja como os frascos podem ser transformados, por exemplo, em lindos aromatizadores de vareta para presentear, fazer lembrancinhas e muito mais:

aromatizadores-harmonie
Fique de olho na procedência dos óleos essenciais e vegetais que está adquirindo. A embalagem certa é fundamental para uma boa conservação e garantia de que seu tratamento será realizado de forma segura.

Daiana Petry

.

Precisando de produtos para praticar a Aromaterapia?
Visite a loja virtual da Harmonie e conheça nossa linha de óleos essenciais, vegetais e cosméticos de base neutra! Acesse www.harmoniearomaterapia.com.br/loja

.

NEWSLETTER
*CADASTRE SEU E-MAIL à direita da página para receber em primeira mão todas as novidades da Harmonie!*

12 comentários em “EMBALAGEM CERTA PARA ÓLEOS ESSENCIAIS E VEGETAIS

  1. Olá. Obrigada pelo post! Mas tenho uma dúvida com relação ao plástico. No caso de uma mistura para limpeza da casa, sendo um multiuso com vinagre de álcool, água e óleo essencial. Ainda assim teria problema armazenar em um borrifador de plástico?

    Minha segunda dúvida é em relação a famosa misturinha de leite de magnésia com o óleo. A própria Bela Gil, em um de seus vídeos, utiliza um spray de plástico. Seria incorreto?

    Aguardo retorno!

    1. Oi, Danielly. O plástico reage consideravelmente com o líquido que está em contato.
      Há um artigo bem famosinho, já da década de 80, que compara a qualidade do azeite de oliva guardado em embalagens plásticas, de vidro, de alumínio, etc. Dá de ver bem o estrago que o plástico ou embalagens transparentes podem fazer. Procure pelo título “Effect of selected storage conditions and packaging materials on olive oil quality”.
      Muitas vezes essa interação não é percebida a olho nu, mas ela existe. E fica mais severa quando há contato com luz (a situação piora muito quando a garrafa é translúcida) e também conforme aumenta a proporção de óleo essencial no conteúdo do frasco (dependendo do óleo essencial, se usado em grandes diluições é capaz de deformar a garrafa).
      Então preferimos evitar ao máximo o uso dos plásticos nos produtos naturais que fazemos. Usamos eles só em último caso e para quantidades pequenas de produtos que serão consumidas rapidamente. Já para produtos de limpeza, o problema também acontece, mas como não será aplicado na nossa pele o caso não é tão grave assim.

  2. Olá
    Ótimo esclarecimento.
    Obrigada! Fiquei com dúvida em relação as tampas de plásticos tipo: contagotas, gotejador e spray. Há algum problema?

    1. Oi, Idaiana.
      As tampas, como ficam na parte de cima, não ficam em contato direto com a sua formulação, então a questão da transferência de partículas é bem menor. Esse é um motivo também para não deixar o frasco virado. No caso do contagotas, a parte que fica em contato é a cânula de vidro, então também não há muito problema (apesar de não raro acontecer interação entre a borracha d bulbo com o óleo essencial, mesmo não entrando em contato direto a borracha acaba se desmanchando com o tempo. Por isso hoje tem se usado bastante os bulbos de silicone, que interagem bem menos).
      O Spray tem essa questão de o plástico ficar em contato com o líquido. Mas convenhamos que é uma área de contato bem menor do que se o frasco inteiro fosse de plástico. Podemos escolher, né. Usar o plástico em contato apenas quando outras possibilidades não são possíveis, ou quando o produto não será usado por muitos meses.

  3. Boa noite,
    Por mais que exista a tal reação e possa fazer mal, fazer meus xampus com óleos essenciais e armazená-los em frasco de vidro no banheiro não parece uma boa. Será que não existe outra alternativa? Outro material para substituir o vidro?

    1. É, Rubem, vidro dentro do box do banheiro pode ser bem perigoso. A segurança física vem em primeiro lugar. Use o frasco de plástico, que não seja transparente. Ok. Mas faça em pequenas quantidades, para que não fique mais do que quatro ou seis semanas o produto em contato com o plástico.

  4. Cristiane , boa noite ! Me tira uma dúvida por favor ? Como que eu posso conservar o óleo vegetal e essencial ? Eu estou guardando na geladeira. Pode ?

    1. Oi, Maria. Pode sim. A temperatura mais baixa ajuda a evitar a oxidação dos óleos.
      Só tenha certeza de que não haverá influência dos óleos essenciais nos alimentos da geladeira e vice-versa. É importante manter os óleos bem separados e com uma barreira física, que pode ser uma caixa de madeira bem fechada. Especialmente os cítricos são beneficiados por esse armazenamento.

  5. Oi Daiane! Adorei as informações. Quero saber se posso armazenar em embalagem de vidro translúcido e embalar o vidro com fita isolante preta – ao invés de usar vidro escuro.

Deixe uma resposta