Óleo Essencial de Eucalipto: Efeito analgésico e anti-inflamatório comprovado

O eucalipto é ótimo no tratamento de doenças respiratórias e alívio de contusões. Ok, provavelmente você já ouviu em algum lugar que ele tem ótimo efeito como analgésico e anti-inflamatório. Mas, quer conhecer um estudo científico que comprova esses efeitos? E ver também como utilizar o óleo essencial de eucalipto em tratamentos desse tipo?

Um estudo da Universidade Federal do Ceará, de 2003, analisou os efeitos analgésicos e anti-inflamatórios do óleo essencial (OE) de eucalipto. O estudo foi feito in vivo e testou OEs de três espécies de eucalipto, inclusive o E. globulus, a espécie que usamos na Harmonie.

Efeito analgésico

O OE de eucalipto apresentou efeito analgésico em todo o sistema nervoso, tanto na parte central (cérebro e medula) quanto na periférica. Essa atuação dupla é algo que muitos analgésicos por aí não fazem. 

Só para recapitular as aulas de biologia: o sistema nervoso é o responsável por todas as nossas ações, voluntárias e involuntárias. Nele estão contidos o cérebro, a medula, todos os seus anexos, neurônios, nervos do corpo todo, entre outros. No sistema nervoso estão contidas estruturas chamadas de nociceptores, que são receptores da sensação de dor.

O efeito analgésico causado pelo OE de eucalipto, especula-se, está ligado a processos que envolvem a prevenção, regulação ou bloqueio da sensibilização do nociceptor, em nível central e periférico, cessando o desconforto.

Efeito anti-inflamatório

As propriedades anti-inflamatórias do OE de eucalipto também foram comprovadas em vários testes, além de serem atuantes na diminuição de inchaços provocados pelas inflamações.

O OE de eucalipto é rico em monoterpenos como o eucaliptol, que são usados há muito tempo no tratamento de doenças respiratórias como bronquite, sinusite e outras inflamações. O eucaliptol age dessa forma por ser um inibidor de citocinas, que são responsáveis por ativar o processo inflamatório, que é uma resposta imune. Se a citocina é impedida de agir, a inflamação não acontece.

Citocinas são representadas pelos pontos claros, passando de uma estrutura para outra e ativando processos inflamatórios.

Os dados gerados com esses estudo não nos mostram verdadeiras novidades. Mas dão suporte para todo o uso popular que fazemos do eucalipto como analgésico e anti-inflamatório. Tanto para dores como também em relação a processos inflamatórios, desde aqueles ligados à respiração até os causados por doenças reumáticas.

Como usar os benefícios do eucalipto​?

Daiana Petry dá as dicas:

Para uso analgésico e anti-inflamatório:

30ml de óleo vegetal de gergelim ou 30g de creme neutro (sem óleo mineral e perfume na composição)

09 gotas de óleo essencial de eucalipto glóbulus 

Misture bem e aplique na região que apresenta dor

Para uso no corpo todo:

Por ter mais área de contato, sugerimos uma dosagem menor:

30ml de óleo vegetal de gergelim ou 30g de creme neutro (sem óleo mineral e perfume na composição)

06 gotas de óleo essencial de eucalipto glóbulus 

Misture bem e aplique no corpo. 

ATENÇÃO: Essa fórmula é contra-indicada para gestantes, epiléticos e hipertensos. 

Você pode adquirir o óleo essencial de eucalipto, o óleo vegetal de gergelim, o creme neutro e outros produtos aqui na loja virtual da Harmonie.

Uso os óleos essenciais com responsabilidade.

Contribuição de pesquisa: Tatiana Ávila

Referências

J. Silva et al. Analgesic and anti-inflammatory effects of essential oils of Eucalyptus. Journal of Ethnopharmacology 89 (2003) 277–283.

20 comentários em “Óleo Essencial de Eucalipto: Efeito analgésico e anti-inflamatório comprovado

    1. Difusor pessoal uma gota. Só uma, e já faz um serviço bem profundo. Para tratamentos pontuais, use um dia ou dois. Para coisas mais persistentes, pode usar até seis meses, e vai avaliando os efeitos.

      No difusor de ambiente o ideal é 4 ou 5 gotas, com um um pouquinho de água.

  1. Olá, gostei muito das explicações e das receitas. Em muitos lugares faltam essas quantidades para quem quer utilizar mas não sabe como. Gostaria de saber em locais pontuais como articulação e tendões de mãos e pés como podemos utilizar pra diminuir a dor e a inflamação

    1. Oi, Daniela. Que bom que gostou do nosso conteúdo =)

      Pode usar em situações pontuais sim. Aplique o gel ou o creme no local, e faça uma massagem suave se sentir necessidade.

  2. Oi! Gostaria de saber se posso usar em bebês? Pensei em diluir em óleo vegetal para massagear os pés ou o peito. A dúvidaé se é seguro para crianças.

    1. Oi, Fabi.
      Não pode. Eucalipto na pele, só após os seis anos de idade.
      Para crianças pequenas, um óleo essencial interessante para esse objetivo é o de laranja doce.

    1. Oi, Marina. Depende do óleo essencial.

      Muito bom ficar preocupada com isso, esse processo deixa a pessoa debilitada, e é fundamental não mexermos com o sistema imunológico dela.
      Alguns óleos essenciais sem contraindicação são possíveis, como os cítricos, lavanda, patchouli.

      Eucalipto é contraindicado!

    1. Oi, Dora.
      Não indicamos o inalador, pois a absorção que ele promove é grande demais, podendo causar intoxicação.
      Prefira o difusor de ambientes ou o difusor pessoal

    1. Oi, Nauana. Prefira o tea tree para seu pequeno, nesse caso.
      Crianças podem não reagir bem ao eucalipto, ele é contraindicado.

  3. Oi! O óleo de eucalipto pode ser usado por quem usa remédios para depressão? Se não, como posso fazer para passar por esse processo? Acredito que seria muito importante para mim.

Deixe uma resposta