Instituto Nacional do Câncer dos EUA divulga pesquisa sobre Aromaterapia

AROMATERAPIA PODE SER UM IMPORTANTE AUXILIAR NO TRATAMENTO DO CÂNCER

É o que afirma  o Instituto Nacional do Câncer dos EUA!

Pesquisas científicas realizadas em diversos países têm demonstrado resultados muito positivos na qualidade de vida dos pacientes com Câncer, resultados estes, que chamaram a atenção do Instituto Nacional do Câncer nos EUA que divulgou em seu site (http://www.cancer.gov/) alguns dos benefícios da Aromaterapia.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer dos EUA (NCI), alguns óleos essenciais possuem ação antiviral, antibacteriano e antifúngica, o que pode auxiliar no aumento da imunidade de pacientes que receberam quimioterapia.

Os pesquisadores khiewkhern, S; Promthet S; Sukprasert A; Eunhpinitpong W e Bradshaw P, no Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Khon Kaen, Khon Kaen, Tailândia em sua pesquisa Effectiveness of aromatherapy Thai massage with light to improve cellular immunity in patients with colorectal cancer chemotherapy comprovaram o aumento na quantidade de linfócitos após o tratamento com a aromaterapia de 11%, além de reduzir sintomas da quimioterapia como a fadiga, estresse e dor.

Outra pesquisa que demonstrou efeito positivo em pacientes com câncer é a do grupo de pesquisadores Lai TK, Cheung MC, Lo CK, Ng KL, Fung YH, Tong M, Yau CC Effectiveness of aroma massage on advanced cancer patients with constipation: a pilot study. Nesta pesquisa eles comprovaram o benefício dos óleos essenciais no combate a prisão de ventre em pacientes com câncer avançado.

Mas, os benefícios da aromaterapia não param por ai. Demais pesquisas vêm demonstrando que os óleos essenciais podem auxiliar a equilibrar a mente e emoções, reduzir o estresse, ansiedade, distúrbio do sono,  combater enjoos,  equilibrar a frequência respiratória, harmonizar a pressão arterial e a pulsação cardíaca, redução da dor entre outros.

Segundo o NCI, a aromaterapia não é utilizada como tratamento único para o câncer e sim como complementar para auxiliar nos sintomas e efeitos colaterais do tratamento do câncer. Vale ressaltar que cada óleo essencial tem uma composição química diferente e que afeta o ser humano de diferentes formas, e isso ocorre devido a forma que você utiliza (aromatizador pessoal, ambiental, banhos, compressas e massagens). Os óleos essenciais são muito voláteis e concentrados. Por exemplo, são necessários cerca de 220 quilos de flores de lavanda para fazer cerca de 1 quilo de óleo essencial.

Ainda segundo o NCI, o óleo essencial quando inalado é captado pelos  receptores do nariz que levam as informações através de mensagens químicas para o cérebro, especificamente na região chamada de sistema límbico, que afeta o humor e as emoções, sendo capaz de reduzir a ansiedade, diminuir a depressão, promover qualidade do sono entre outros. Já quando o óleo essencial é aplicado na pele, ele possui ação antibacteriana, antiviral, exemplo o óleo essencial de tea tree capaz de combater o vírus da Herpes simples.

Back view of patient with shaved headDICAS DE ÓLEOS ESSENCIAIS
Por Daiana Petry – Fundadora da Harmonie Aromaterapia
Para aumentar a imunidade: Limão siciliano e Tea tree
Para equilibrar o sono: Lavanda e Lemongrass
Para reduzir a ansiedade, medos, inseguranças e combater a depressão: Bergamota, Tangerina e Laranja Doce
Para reduzir o enjoo: Hortelã Pimenta
Reduzir a Pressão Arterial: Ylang Ylang e Manjerona
Aumentar a pressão Arterial: Alecrim

.

 .

.

TODOS OS ÓLEOS ESSENCIAIS INDICADOS NESTE POST VOCÊ ENCONTRA NA LOJA VIRTUAL DA HARMONIE: http://loja.harmoniearomaterapia.com.br/

Dúvidas? Escreva para contato@harmoniearomaterapia.com.br

.
*CADASTRE SEU E-MAIL à direita da página para receber em primeira mão todas as novidades da Harmonie!*

10 comentários em “Instituto Nacional do Câncer dos EUA divulga pesquisa sobre Aromaterapia

    1. Oi Neyla,
      Seu email foi cadastrado para receber nossos informativos de artigos, cursos e promoções.
      Além disso, basta que você navegue pelo site/blog para obter uma série de informações sobre a Aromaterapia.
      Abraço,
      Daiana etry

  1. Fiz cirugia para troca de valvula Mitral (metalica, alem disso tenho depressão e sindrome do pânico, como se não bastasse tudo isso não consigo dormir. Tomo remédio antidepressivo e anciolidico, motivo pelo qual gostaria de receber os informativos para saber que óleos devo usar.Gostaria também de saber o preços dos óleos se fosse possível.

    1. Olá Maria, tudo bem?
      Os valores você encontra em nossa loja virtual: http://loja.harmoniearomaterapia.com.br/
      Os informativos sobre os óleos você poderá acompanhar através de nossos artigos semanais aqui no site 😉
      Mas, adianto alguns óleos que você pode utilizar para auxiliar na redução da ansiedade e depressão: Bergamota, Laranja doce e Grapefruit.
      Abraço,
      Daiana Petry

  2. Oi Daiana, meu marido ira começar quimioterapia, que oleos essenciais poderia usar para ele se sentir melhor? Outra duvida, no difusor pessoal se eu quiser mudar o OE o que devo fazer, lavar o difusor ou só pingar o outro OE?
    Obrigada
    Marta Helena

    1. Oi, Marta.
      Há três OEs que irão ajudá-lo muito nesse momento: Litsea cubeba, petigrain e olíbano. Pode usar qualquer um deles no difusor pessoal, uma gotinha de manhã. Ou usa-los sozinhos ou em sinergia no difusor de ambiente (duas gotinhas de cada).
      E pra mudar o óleo no difusor pessoal não precisa lavar. Quando inalamos um óleo essencial, traços deles ficam no nosso organismo por pelo menos três dias. Então ter um restinho no difusor do OE de ontem não vai fazer muita diferença também. =)

    1. Oi, Ana. O uso de óleos essenciais em tratamentos profundos em pessoas que passam por momentos assim, de fragilidade, é indicado que seja acompanhado de perto por um aromaterapeuta.

      Porém há alguns óleos essenciais seguros que já podem ajudar bastante, como o de lavanda e o de laranja doce. Eles ajudam a deixar a pessoa mais calma, relaxada, segura, esperançosa e alegre. E esses são fatores chaves para superar esse processo. Podes escolher um deles para usar no difusor pessoal. Ou aromatizar o ambiente em que a pessoa está, com o aromatizador elétrico de parede, com duas gotinhas de cada um.

Deixe uma resposta