LARANJA DOCE para combater o estresse do Telemarketing

OS BENEFÍCIOS DO ÓLEO ESSENCIAL DE LARANJA DOCE SOBRE OS SINTOMAS DE ESTRESSE EM FUNCIONÁRIOS DE TELEMARKETING

Por Daiana Petry

O Telemarketing tornou-se um setor que instiga muitos estudos no campo da psicologia do trabalho. Uma das razões pelo interesse dos profissionais da saúde nesta área são os muitos registros no Sindicato da Categoria alegando cansaço, esgotamento mental e sentimentos de impotência e estresse, que ocasionam absenteísmo e alta rotatividade nas empresas.

E tantos sintomas não são à toa. Trabalhar com telemarketing é viver diariamente sob pressão, com exigências por metas e alto desempenho, seja prestando serviços de vendas ou cobranças. Seguir um roteiro, convencer pessoas pelo telefone, argumentar e, muitas vezes, ter que lidar com objeções e até ouvir desaforos, é algo normal nesta função. A motivação pelas comissões muitas vezes acaba se transformando em frustração, desânimo, dores e estresse.

Para Lipp (1996), o estresse pode ser definido como uma reação do organismo composta de alterações psicofisiológicas de origem externa (como a exigência de algo ou alguém) ou interna (como a autocobrança). Esta reação ocorre quando o indivíduo confronta alguma situação que o amedronta, excita ou confunde. Ou seja, ultrapassa a habilidade de enfrentamento, sendo então uma forma de adaptação do indivíduo a esta nova situação.

Quando esse estresse é relacionado ao trabalho, ou seja, ocupacional, pode haver consequências como transtornos depressivos, síndrome metabólica, síndrome da fadiga crônica, decréscimo da concentração, deteorização das memórias de curto e longo prazo, aumento do índice de erro, tensões, distúrbios do sono, diminuição da autoestima e dificuldades de relacionamento social.

Se o trabalhador encontra-se em um local de trabalho que exige adaptação constante, como é o caso do telemarketing, ocorrem reações físicas e emocionais como a respiração mais acelerada, musculatura tensa, apatia, irritabilidade excessiva e ansiedade.

Mas o que fazer quando o profissional identifica esses sintomas de estresse?
Além do que normalmente é indicado, como a prática de exercícios físicos regulares, boa alimentação, boas noites de sono e realizar atividades que proporcionam prazer e bem-estar a pessoal, a utilização de técnicas que utilizem recursos naturais, como a Aromaterapia, podem ser uma ótima opção.

A Aromaterapia é definida como a utilização terapêutica de substâncias aromáticas de origem vegetal, conhecidas como óleos essenciais. É uma opção eficaz e de baixo custo, que pode reduzir os níveis de estresse de forma significativa. Utilizando os óleos essenciais na forma de inalação, através de aromatizador ambiental ou pessoal, é possível atingir rapidamente o sistema nervoso central e o fluxo sanguíneo, usufruindo dos seus benefícios. Algumas pesquisas já demonstram os resultados da utilização de óleos essenciais em empresas, com benefícios como:

Diminui os erros de funcionários e aumenta a concentração em 18%;
Aumenta a disposição e produtividade em 15%;
Reduz:
O estresse em torno de 24%;
Irritabilidade 10%;
E ansiedade em 30%.

O óleo essencial de Citrus aurantium dulce Laranja Doce é um dos óleos mais indicados em ambientes de trabalho como o Telemarketing. Na literatura é descrito como um óleo essencial que possui ação equilibradora emocional e levemente calmante, sendo indicado para casos de estresse. O óleo essencial de laranja doce é um produto bastante acessível, sendo encontrado com facilidade em farmácias de manipulação e lojas especializadas.

Pesquisas demonstram que o óleo essencial de Citrus aurantium dulce possui efeitos ansiolítico, antidepressivo, sedativo e restabelecedor do equilíbrio homeostático quando desregulado por algum fator estressante em ratos. Lyra (2009) comenta que estudos científicos em humanos demonstraram redução de 24% no nível de estresse, após terapias com a combinação dos óleos essenciais de laranja doce, lavanda, cedro e ylang ylang.

A justificativa destes resultados é devido a dois componentes monoterpenos com ação sedativa chamados de mirceno e limoneno (KOMORI e outros, 1995). Na composição do óleo essencial de Citrus aurantium dulce encontra-se aproximadamente 90% de limoneno, 3% de mirceno e outros componentes químicos em menores quantidades.

Algumas empresas já estão aderindo o uso dos óleos essenciais para minimizar os efeitos do estresse em seus colaboradores. A Aromaterapia é uma técnica natural, segura e eficaz, que pode promover mudanças muitos positivas no ambiente de trabalho, seja em escritórios, grandes empresas, comércio ou home office. Mas vale lembrar: somente um aromaterapeuta capacitado pode indicar os óleos e quantidades adequadas a cada caso e ambiente.

EXPERIMENTE!

*

4 comentários em “LARANJA DOCE para combater o estresse do Telemarketing

    1. Olá, Quéren! Obrigada pelo contato. Acompanhe nosso site, toda semana postamos artigos novos sobre aromaterapia, com dicas de uso, receitas especiais, curiosidades e informações sobre os óleos. Se desejar receber os nossos informativos semanais, basta solicitar através do e-mail [email protected] ok? Grande abraço, Daiana Petry

    1. Olá Sonia!
      No aromatizador ambiental elétrico você pode colocar 3 gotas de laranja doce, 2 gotas de lavanda, 1 gota de cedro e 1 gota de ylang ylang todos os dias.
      Depois nos conte os resultados? 😉
      Abraço,
      Daiana Petry

Os comentários estão desativados.