Maquiagem natural: 5 motivos para adotar

Nos últimos tempos várias marcas de cosméticos têm lançado suas linhas de maquiagem natural, mineral, vegan, cruelty free, ecológica… Normalmente elas são mais caras que as outras linhas, não encontramos para comprar em qualquer lugar, algumas vezes a aplicação não é tão fácil quando a das maquiagens convencionais. Mas então, por que consumi-las?

Elencamos cinco ótimos motivos para você adotar a make natural e deixar hoje mesmo de passar qualquer coisa no seu rostinho. Veja abaixo:

1) Pele mais saudável usando maquiagem.

As maquiagens naturais são feitas com matérias-primas que permitem que a pele respire. Isso mantém os poros mais abertos, o que evita o surgimento de cravos, espinhas e rosácea. O uso de bases naturais também diminui drasticamente o risco de alergias.

2) Nutrição direto da natureza para a sua pele.

Para a estabilização das fórmulas de maquiagens, para que ela espalhe bem na pele, e para que os pigmentos fiquem bem distribuídos, usa-se algo compatível tanto com a pele quanto com os pigmentos: gordura.

As maquiagens convencionais usam normalmente os derivados de petróleo como a vaselina e os silicones. Seu toque fica até legal na pele, há várias possibilidades de textura, mas não possuem benefício real. E ainda favorecem o entupimento dos poros.

Já as maquiagens naturais têm como base as manteigas e óleos vegetais. Eles possuem várias vitaminas que nutrem a pele e sua gordura, compatível com a pele, traz a umectação necessária. Tratam o nosso rosto enquanto ficamos bonitas.

3) Ativos naturais multipoderosos

Maquiagens naturais usam extratos vegetais e óleos essenciais (que são o supra sumo da planta). E com isso permitem vários tratamentos para a nossa pele. Muitos óleos essenciais possuem antioxidantes, que combatem radicais livres e deixam a pele jovem por mais tempo. Há OEs também que trabalham na síntese de colágeno, mantendo a elasticidade e hidratação. OEs também podem cuidar da acne, das alergias, das olheiras, das rugas… Nossa pele hidratada, saudável e jovem de forma natural.

4) Uso de pigmentos minerais.

Os pigmentos minerais ajudam a reduzir a oleosidade, doam micronutrientes para a pele e alguns deles ainda promovem a homeostase, isto é, ajudam a manter o equilíbrio de várias funções químicas como a temperatura e umectação. As cores são estáveis, não desbotam e se mantém ao longo do uso. Além disso eles não reagem com a pele, não penetram no corpo através da pele (se não forem reduzidas a nanopartículas) e, por serem muito estáveis, é raríssimo causarem alergias ou formarem outros compostos.

Com os pigmentos a gente consegue usar produtos 100% naturais, e com o bônus de serem ativos de rejuvenescimento e tratamento para a pele.

5) Cuidado com os animais.

Eles não tem nada a ver com o nosso amor por maquiagem, né? Então deixemos eles no seu lugar. Hoje há substitutos naturais para várias matérias-primas que antes eram obtidas somente de animais.

Sejamos veganas ou não, não precisamos hoje usar insumos provenientes de animais como a cera de abelha, a lanolina e os corantes vermelhos de cochonilha para que nossos rostinhos brilhem. Também não há necessidade de testar nosso produtos nos bichos. Sem crueldade então.

Veja um super resumo desses dados no infográfico:

Gostou das dicas? Você usa make natural? Faz diferença pra você? Divide com a gente.

5 comentários em “Maquiagem natural: 5 motivos para adotar

  1. Seria maravilhoso! Mas ja não uso maquiagem faz tempo. E além disso se fosse fazer seria presencial. Já pensei em desenvolver para comercializar. Bjo

    1. Oi, Carmelita. Tivemos um problema técnico e iremos abrir inscrição para esses cursos em algumas semanas.

Os comentários estão desativados.