MENOPAUSA e a Aromaterapia

Longe de ser uma doença, a menopausa indica o fim da capacidade reprodutiva de uma mulher, devido a alterações nos níveis dos hormônios que controlam a ovulação e, consequentemente, a menstruação. A menopausa dura de alguns meses a 4 ou 5 anos, e nesse período é comum que a mulher tenha menstruações irregulares e sintomas como ondas de calor pelo corpo, suores noturnos, falta de desejo sexual, alterações na lubrificação vaginal, irritabilidade, entre outros. Quando entram na menopausa, muitas mulheres sentem-se tristes, deprimidas, não somente devido às alterações hormonais, mas pela crença (consciente ou inconsciente) de que a menopausa significa o fim de uma identidade feminina, ou o sinônimo de velhice.

Por isso, metafisicamente, muitos dos problemas decorrentes da menopausa são agravados justamente por estes medos de envelhecer, o apego às derrotas do passado e o sentimento de fracasso como mulher. Quando não há uma auto sustentação emocional durante este período, a mulher tende a se tornar mais carente e dependente de outros membros familiares, fato este que agrava a situação para a própria mulher e afeta toda a família.

Para auxiliar as mulheres a passarem por este período tão importante de suas vidas, com a compreensão de que não se trata da perda da identidade feminina, do abandono dos filhos ou de estarem ficando velhas, mas sim de uma nova etapa de vida, da finalização de um dos muitos ciclos da vida para que outro se inicie, indicamos o óleo essencial de Bergamota, que auxiliará na autoestima e autoconfiança, promovendo equilíbrio emocional e otimismo.

Já para minimizar os efeitos das alterações hormonais desta fase, são indicados os óleos essenciais de Erva-doce, Sálvia Esclaréia e Gerânio, que contém fitormônios e ajudam a atenuar muitos dos sintomas físicos da menopausa.

DICA DE RECEITA:
Creme Pós Banho – Para minimizar os sintomas da menopausa
100g de Creme Neutro Harmonie (especialmente formulado para a inserção de óleos essenciais)
5 gotas de óleo essencial de gerânio
2 gotas de óleo essencial de sálvia esclaréia
5 gotas de óleo essencial de erva doce
Misture bem os ingredientes e armazene em uma embalagem esterilizada.
Modo de usar: Aplique no corpo todos os dias após o banho.
No difusor pessoal você pode pingar 1 gota de gerânio e 1 gota de sálvia esclaréia e utilizar por 15 dias, pausa 5 e retorna mais 15 dias.

Para adquirir os produtos indicados nesta receita, acesse a LOJA VIRTUAL.

creme                        geranio

salvia                         ervadoce

Dúvidas? Escreva para contato@harmoniearomaterapia.com.br
*CADASTRE SEU E-MAIL à direita da página para receber em primeira mão todas as novidades da Harmonie!*

2 comentários em “MENOPAUSA e a Aromaterapia

  1. Olá! Excelente artigo! Uma dúvida, estes OEs interferem no efeito de anticoncepcionais?
    Seria possível adaptar a receita para um roll on hidratante de olhos com os mesmos óleos essenciais quando nossa pele ao redor dos olhos fica seca, fina demais , com linhas e escura com olheiras? Qual seria a indicação segura e como seria? Grata!

    1. Oi, Paula, pode sim. Use como base o óleo vegetal de açaí ou de rosa mosqueta, que são regeneradores celulares. Aí em um frasquinho roll-on de 10mL coloque uma gota de OE de erva doce e uma gota de OE de gerânio. Se tiver OE de alecrim (e não tiver pressão alta) pode adicionar uma gotinha também. Parecem quantidades pequenas, mas são muito concentradas e o nosso corpo sabe aproveitá-las muito bem.

Deixe uma resposta