Óleo essencial x Óleo vegetal – Você sabe a diferença?

Aprenda a distinguir óleos essenciais e vegetais, e compreenda o papel dos dois na aromaterapia.

Que os dois são originados nas plantas, todos sabem. Mas em várias situações  já percebi que muita gente confunde óleos essenciais e vegetais. Eles são usados de forma muito distinta um do outro, e seu uso indevido pode causar intoxicações. Então é fundamental que se saiba exatamente o tipo de matéria prima que se está utilizando.

Como vimos anteriormente, um óleo essencial é uma mistura complexa de muitos compostos, sendo os Terpenos os mais comuns.  Já o óleo vegetal é formado basicamente por lipídios, ou seja, é gordura.

Os dois são importantes no cuidado com a saúde e são muito utilizados na aromaterapia, cada um com suas características particulares. Vamos ver mais de perto?

Para uso terapêutico e cosmético dê preferência a óleos vegetais extraídos a frio, que mantém as características do produto. Os óleos vegetais que costumamos comprar no mercado de uso culinário que vêm em garrafas plásticas transparentes, normalmente passam por um processo que destrói muitos componentes da matéria-prima, usando muito calor e solventes para aumentar o rendimento.

Não confunda óleo essencial com essências. Esse é assunto para uma outra postagem, mas perceba que as essências são formadas por substâncias sintéticas, que não possuem propriedades terapêuticas.

Além dos óleos vegetais, outros carreadores possíveis para a aplicação de óleos essenciais na pele são as bases neutras, como o creme e o gel. Para um tratamento exclusivo é só adicionar na base a quantidade certa dos óleos essenciais indicados para o caso.

Aqui na Harmonie você encontra vários óleos vegetais extraídos a frio, base em creme e base em gel . Além é claro dos óleos essenciais 100% puros.

Quer saber quais óleos essenciais são indicados para o seu caso? A Harmonie oferece o curso de formação em aromaterapia, que pode ser presencial ou online. Clique aqui e confira.

Bibliografia

 

SIMÕES, C.M.O. et al. Farmacognosia: da Planta ao Medicamento. 5 a ed. Porto Alegre: UFRGS/EDUFSC, 2005.

 

WATERMAN, P. G. The chemistry of volatile oils. In: HAY, R. K. M.; WATERMAN, P. G. Volatile oil crops: their biology, biochemistry and production. Harlow: Longman Scientific, 1993.

 

9 comentários em “Óleo essencial x Óleo vegetal – Você sabe a diferença?

  1. Fiz um teste q encontrei em um site para descobrir se é essencial ou já misturado: pingar uma gota em um papel e aguardar a evaporação. Fiquei sem entender, já que ambos são chamados de óleo… Com os esclarecimentos do post, descobri que um é volátil e outro não…Vivendo e aprendendo…O gráfico foi muito bem elaborado e de fácil compreensão aos leigos. Obrigada!

Deixe uma resposta