Os benefícios do Óleo Essencial de Cravo

O óleo essencial de Cravo é um maravilhoso Analgésico e Anti-inflamatório natural.
Excelente no tratamento de dores causadas por inflamação como bursite, tendinite, miosite, fibromialgia. Muitos terapeutas utilizam este óleo essencial diluído em óleo vegetal prensado à frio em massagens e alongamentos para aquecer o corpo e reduzir contrações musculares.
Para ambientes: Combate o mofo, a  proliferação de fungos e bactérias em locais úmidos. Especialmente indicado para ambientes fechados como sapateiras, gavetas de armários e outros locais que mofam com facilidade.
Cuidados com a Pele: Capaz de eliminar  micoses, verrugas e olho de peixe quando associado ao óleo essencial de Tea Tree.
Repelente de Insetos: O óleo de cravo é comumente usado como um componente em repelentes em forma de spray e velas. Eficaz em casos de mosquitos, pernilongos e até formigas quando associado ao óleo essencial de Laranja Doce.
Sistema imunitário: Útil para estimular o sistema imunológico devido a sua propriedade antiviral, antioxidante e a capacidade de purificar o sangue aumentando assim a resistência à um grande número de doenças.
Ejaculação Precoce: Pesquisas indicam que cravo pode ser útil para o tratamento da ejaculação precoce, frigidez e impotência.
Diabetes: Além de promover a purificação do sangue, o óleo essencial de cravo ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue, tornando-se muito útil para os pacientes que sofrem de diabetes. Estudos têm mostrado que os mecanismos de resposta de insulina e de glucose pós-prandial são regulados quando o óleo essencial de Cravo atua sobre os sistemas do corpo, devido ao componente químico presente chamado fenol.
Mente e comportamento: Este óleo essencial estimula a concentração, foco e resgata memórias.
Energético: Estimula, energiza e desobstrui os 7 chakras. Instiga em quem o utiliza fazer as coisas acontecerem, avançar e seguir em frente. Especial para quando estamos com medo de enfrentar ou aceitar uma situação devido a experiências traumáticas no passado. Uma  boa opção para pessoas que são muito severas e sarcásticas com as coisas da vida. Ele ajuda a tirar o peso do mundo sobre seus ombros e toda sua seriedade. Pode ser útil quando precisamos de um toque de inspiração para resolver um problema ou uma situação.  Além disso, ele é ótimo para usar em casa ou trabalho afastando toda a negatividade e protegendo o ambiente.
 
Cuidados: Este óleo essencial não deve ser utilizado por gestantes, hipertensos e epiléticos. Não utilizar diretamente na pele e não ingerir.
Este óleo essencial para aplicações corporais deve ser diluído em creme neutro, gel neutro ou óleo vegetal prensado à frio devido a seus componentes químicos como o fenol famoso por causar irritação a pele. Sugestão: Para 30g de creme/gel/oleo vegetal pingue apenas 3 gotas do óleo essencial. Para uso através de inalação para obter efeitos emocionais recomendamos o uso no difusor ambiental 3 a 4 gotas com um pouco de água. 

41 comentários em “Os benefícios do Óleo Essencial de Cravo

    1. Jucélia! Que perigo!
      Que bom que agora você já viu o que pode acontecer. Hahaha. Os óleos essenciais são fantásticos, mas é preciso saber usá-los muito bem.

    1. Oi, Eloisa.
      Para espantar insetos coloque 5 gotas de OE de cravo e 15 de OE de citronela em uma mistura de 30mL de álcool de cereais e 30mL de água. Use em um borrifador no ambiente.

      Para os armários faça a mesma mistura, porém substitua a citronela pelo Tea tree (melaleuca), que é um antifúngico poderoso.

    1. Oi, Bárbara. Para o sistema imunológico aposte no óleo essencial de limão. E para diabetes faça um tratamento baseado em óleo essencial de gerânio ou vetiver.

        1. Oi, Tamires. O importante é ter contato com esse óleo essencial. Seja via inalação ou absorção cutânea, de qualquer forma ele tratá benefícios para a pessoa com diabetes. Mas é preciso ir com muita cautela, porque esse óleo é extremamente forte, e pode causar irritação cutânea e náuseas.
          O que você pode fazer é a manipulação de um creme, por exemplo. Seriam 30g de creme base e 3 gotinhas do óleo essencial de cravo, no máximo. É possível adicionar um outro aroma, o gerânio como você sugeriu, mais duas ou três gotinhas dele. E usar esse creme nos pés e pernas.

    1. Oi, Cecilio.
      Normalmente esse tratamento é feito por inalação ambiental.
      Porém o óleo essencial de cravo traz a tona questões bem profundas. Procure um aromaterapeuta para fazer esse tratamento.

    1. Oi, Flávia.
      É preciso bastante cautela pra esse tipo de aplicação, ok?

      Para que o óleo de cravo tenha contato mais profundo com a verruga você pode usar uma lixa de unha e dar uma passadinha de leve antes da aplicação. Bem pouquinho mesmo, só pra deixa-la mais exposta. Aí pingue uma gota do óleo puro em um cotonete e aplique na região. Em poucos dias normalmente já aparecem resultados.

    1. Oi, Érika.
      Você pode fazer um spray com 10mL de álcool de cereais, 90mL de água e 40 gotas do óleo essencial de cravo, e borrifar no ambiente em que a pessoa fica. Não utilize no corpo sem acompanhamento de aromaterapeuta.

  1. Oi! Como utilizo esse oleo com a intenção de “Estimula, energiza e desobstrui os 7 chakras. Instiga em quem o utiliza fazer as coisas acontecerem, avançar e seguir em frente” ??

  2. Caramba, eu comprei o óleo de cravo para tomar. Li vários artigos, dizendo dos benéficos para o organismo. Que deveria tomar 3 gotas, duas vezes por semana. E agora?

    1. Oi, Elizeth.
      Não há pesquisas comprobatórias que demonstrem o uso seguro de ingestão de óleos essenciais.
      A Harmonie Aromaterapia não recomenda.

      Ainda mais do óleo de cravo, que é super forte, capaz de acabar com uma verruga em poucos dias. Imagine o que ele pode fazer nos órgãos internos e mucosas.

  3. Oi, seria melhor o de cravo flor ou o do condimento? Qual a diferença? Ambos OE tem as mesmas propriedades? Obrigada

    1. Oi, Thayrine.
      As propriedades deles são bem parecidas nos tipos de componentes encontrados, mas diferente nas proporções deles. É a mesma planta, né, mas o óleo extraído de partes diferentes. O óleo extraído do botão possui maior quantidade de Eugenol, que é o componente responsável pela sensação de anestesia.

  4. Oi, Cristiane! Tudo bem? Porque o óleo de cravo não deve ser usado em casos de epilepsia? Tem alguma contraindicação para enxaqueca? Estou usando uma gotinha do óleo no meu difusor pessoal e obtendo resultados significativos na minha autoconfiança/concentração, mas me assustei, pois estou esperando o resultado do exame para saber se tenho epilepsia (e tenho enxaqueca, não sei se tem alguma relação). Acha que deveria trocar por algum outro?

    1. Oi, Jéssica. Recomendo que suspenda o uso do Cravo.
      Ele é incrível, trás resultados ótimos, porém possui uma série de contraindicações. Pode sim intensificar e desencadear enxaquecas. Indico que faça uso dele apenas em consultório, de forma assistida por um aromaterapeuta.

      Para autoconfiança, os OEs que mais trazem resultados são o de bergamota e erva doce. Para concentração, limão.
      Só o de bergamota já é transformador =)
      Dá uma olhada nessa postagem que fizemos sobre ele: http://harmoniearomaterapia.com.br/blog/bergamota-o-oleo-essencial-do-bem-estar

    1. Oi, Vanessa. Contraindicada essa forma de uso proposta.
      O óleo de cravo é fantástico, mas tem uma série de restrições, e realmente pode trazer complicações sérias.

      Com qualquer OE já haveria a necessidade de atenção para o uso dessa forma. Com o cravo então, multiplique a atenção por 100x… de verdade, pode ser muito perigoso.

      A inalação direta, com inalador, é um contato extremamente potente com os óleos essenciais, procure um aromaterapeuta para conversar sobre isso.

    1. Oi, Jennifer. Não, evite o contato com esse óleo essencial durante todo o período de gravidez e lactação.
      Mas normalmente conseguimos achar substitutos para os óleos essenciais a que temos restrições 😉 Até para o período de gestação, em que boa parte do arsenal de óleos essenciais é restringido.

  5. Olá bom dia!!
    Poderia usar o óleo essencial de cravo no difusor pessoal como repelente neste período que está alta a incidência da dengue???

    1. Oi, Rosi.
      Não indicamos usar o cravo no difusor pessoal. Ele é um óleo muito forte, passar o dia com ele no difusor pode gerar náuseas, tonturas, mexer com a pressão arterial e mexer também no plano vibracional.

        1. Oi, Marlene.
          O Óleo de cravo é muito forte, e tanto física quanto espiritualmente pode mexer muito com a gente.
          Primeiro certifique-se de que quem utilizará ele não está em algum grupo de risco (gestantes e lactantes, epiléticos, complicações renais ou do fígado, crianças, hipertensos, …).
          Tenha bem claro o benefício desse óleo essencial que você está buscando.

          Coloque três gotas no difusor elétrico com um pouquinho de água ou óleo vegetal, e deixe na tomada, no ambiente que você estiver, por até uma hora.

  6. Amei a postagem… super completa. Gostaria de saber se posso fazer massagem com O.E. em pessoas com câncer. Se sim, qual usar? Obrigada.

    1. Oi, Gilmara. O cancer possui particularidades, e uma delas é deixar as pessoas em um momento muito frágil.
      Dependendo do tipo do cancer e da postura da pessoa frente a ele, há óleos essenciais que podem ajudar bastante. Se fores mais específica conseguiremos pensar em OEs mais voltados para o caso.

      No geral, o OE de lavanda acalma, ajuda a melhorar imunidade e tem mais uma série de benefícios. Faça massagens com diluição dele a 1% em um óleo vegetal prensado a frio. Os cítricos, em vários casos ajudam também, como o OE de laranja doce.

  7. Olá Cristiane!! Qual a proporção de óleo vegetal com O.E. de cravo para massagear regiões como punho,para tratar tendinite ou dores musculares? Obrigada!

  8. Olá! Em quanto tempo o OE de cravo (em spray) surte efeitos em limpeza energética e estagnação, tipo, cuidar de suas coisas e organizar-se?

    1. Oi, Joana. O tempo, na aromaterapia, principalmente em questões mentais e vibracionais, é beeem relativo.
      Há pessoas que em apenas uma aplicação já mudam de postura, parece que vira uma chavinha, e as coisas já são encaradas de forma diferente. Há outros que levam tempo, semanas, para perceberem algum efeito. Mas é bem importante prestar muita atenção ao que vai acontecendo. Muitas mudanças começam sutis, e acabamos não dando crédito aos óleos essenciais por elas.

    1. Oi, Ester. O cravo e o cedro são bem legais para cupim.
      Se for um móvel de madeira, podes colocar 30 do óleo essencial em 30mL de óleo vegetal e passar com spray ou um paninho.

Deixe uma resposta