Rotina de beleza: Pele radiante com óleos essenciais

Você que acompanha as postagens da Harmonie sabe que nós damos dicas ótimas para vários problemas físicos, mentais e vibracionais usando óleos essenciais. O objetivo hoje é te dar um combo de dicas. Vamos te mostrar como fazer uma rotina de beleza para cuidar da pele do seu rostinho usando como base apenas ativos naturais, nossos queridos óleos essenciais (OEs). Tudo passo a passo: Como limpar, hidratar, nutrir, tudo o que é necessário para sua pele ficar radiante por muito, muito tempo. Veja a seguir:

 

Passo 1 – Limpar

Maquiagem mal tirada e restos de poluição do ambiente são os principais responsáveis pelas alergias e pelo entupimento de poros. Isso leva ao aparecimento de cravos, espinhas, vai acabando com a saúde da sua pele e a deixa cheia de marquinhas indesejadas.

Nessa etapa o necessário é remover as impurezas da pele, mas sem agredi-la. Para isso usaremos produtos naturais e simples. Os OEs não entrarão no processo ainda, já que essa etapa é de remoção.

 

→ Remover a maquiagem
Um segredo: Creme neutro é um ótimo removedor de maquiagem. Por conter partículas oleosas, ele recolhe os restinhos de base, sombra, pó, tudo. E isso sem agredir os olhos e muito menos a pele.

A base vegana de creme neutro da Harmonie é uma opção ótima para exercer esse papel. Coloque um pouquinho dela pura em um algodão e passe no rosto, removendo todo o excesso da maquiagem.

 

→ Lavar o rosto
O ar, principalmente nas cidades maiores, é cheio de partículas de sujeira, que vão se depositando em qualquer superfície. A superfície encontrada muitas vezes é o nosso rosto, que está sempre de fora, disponível. Por isso é tão importante limpar bem a pele do rosto, mesmo que você não use maquiagem diariamente.

Use um sabonete neutro o mais natural possível, para evitar ressecamento. Idealmente ele deve ter surfactantes de origem natural em sua fórmula, como o Sodium Cocoyl Glutamate, proveniente do coco. A base vegana de sabonete neutro da Harmonie possui essa característica.

Fuja dos sabonetes líquidos que contenham Sodium lauryl ether sulfate e derivados. Eles produzem espuma abundante, porém ressecam muito a pele e são potenciais alergênicos. Evite também os derivados de petróleo, como o óleo mineral, que cria uma falsa sensação de hidratação na pele, mas obstrui os poros, piorando a situação da pele.

Lave bem o rosto com sabonete líquido e água em abundância. Seque sem esfregar a toalha, pressionando-a de leve na pele, para evitar irritação e descamação.

 

Passo 2 – Tonificar

Esse é um passo que pouquíssimas pessoas fazem, mas deveriam. O tônico revitaliza, fecha poros, equilibra o pH e prepara a pele para a hidratação. Tônicos devem refrescar sem ressecar, seu objetivo é trazer equilíbrio para a pele e prepará-la para a ação do hidratante.

Para exercer essas funções o tônico deve ter poder adstringente, ou seja, deve fechar os poros, para evitar que entrem partículas de sujeira. Essas partículas, quando conseguem entrar nos nossos poros, causam pequenas inflamações e se tornam cravos e espinhas.

Ser adstringente não significa que ele deve arder ao ser aplicado, que é o que acontece com alguns adstringentes que você possivelmente já experimentou.

Vamos te mostrar um tônico que já apareceu aqui no blog e é um dos nossos queridinhos: A água da Rainha da Hungria. Vale dar uma relembrada na história desse tônico milagroso. Ele faz maravilhas pela nossa pele e é super fácil de fazer:

 

→ Água da Rainha da Hungria

10 mL de álcool de cereais
7 gotas de OE de alecrim
5 gotas de OE de hortelã pimenta
3 gotas de OE de eucalipto
90 mL de água termal ou água destilada

Acrescente os óleos essenciais no álcool de cereais, misture, e em seguida adicione a água. Coloque em um frasco com spray e passe no rosto uma ou duas vezes por dia.

 

Passo 3 – Tratamento profundo

Aqui entram os chamados séruns. Eles contêm ativos concentrados, usados para tratamentos em pontos específicos do rosto, como na área dos olhos ou dos lábios, olheiras, marcas de expressão, etc. Fornecem nutrientes como os antioxidantes e são responsáveis por regenerar a pele. São mais concentrados e penetram mais fundo que os hidratantes. Podem ser usados também como tratamento preventivo para sinais da idade.

 

→ Sérum para a área dos olhos

10 mL óleo vegetal de rosa mosqueta
3 gotas de OE de patchouli
2 gotas de OE de alecrim
1 gota de OE de erva doce

Coloque os ingredientes em um frasco de 10 mL com aplicador roll-on e misture bem. Aplique todas as noites em volta dos olhos e em marquinhas de expressão em outros locais do rosto, como na testa ou em volta da boca. Faça uma massagem rápida no local com as pontas dos dedos para aumentar a absorção dos OEs.

 

Passo 4 – Hidratar

Hidrate seu rosto usando um creme hidratante, gel com adição de óleos vegetais, ou os próprios óleos vegetais puros. Há óleos que são facilmente absorvidos e podem ser usados até por quem tem pele oleosa, como o de Açaí e o de Rosa Mosqueta. Ideal é testar e perceber qual produto se adapta melhor à sua pele. O rosto precisa ficar hidratado, mas não deve estar pegajoso e úmido ao se passarem alguns minutos.

Você pode (e deve!) turbinar esse momento da hidratação usando OEs. Mas nesse caso em que a hidratação será feita no rosto inteiro, uma área maior, a proporção de OE na fórmula deve ser menor do que no sérum. O recomendado é entre 0,5% e 1,0%, uma quantidade suficiente para trazer benefícios reais, mas sem super dosagem. A personalização pode ser feita pensando em sanar algum problema como acne (já falamos dela nesse super post aqui), ou para aprofundar a hidratação, regenerar a pele e mantê-la viçosa, como nessa receita a seguir:

 

→ Hidratante diário revitalizante

30g base vegana de creme neutro OU 30 mL óleo de rosa mosqueta OU 30g de base vegana de gel neutro com 20 gotas de óleo vegetal de açaí.
3 gotas de OE de patchouli
2 gotas de OE de lavanda

Misture todos os ingredientes e acondicione em uma embalagem limpa, preferencialmente de vidro.

Preparamos pra você também um infográfico com um resumo prático de todas essas informações, pra ter a mão sempre que bater uma dúvida.

 

Conforme sua experiência e de acordo com as respostas da sua pele, vá criando a sua rotina  de cuidados com o rosto. Coloque ou tire etapas, encontre os melhores horários, teste novas bases. Só não deixe de usufruir dos benefícios dos óleos essenciais na sua pele. São cuidados pequenos que ao longo do tempo farão muita diferença na saúde e beleza do seu rosto.

Encontre todos os óleos essenciais e outros produtos citados aqui na loja virtual da Harmonie.

Se você já mantém na rotina algum dos passos que falamos aqui, divide com a gente, conta os benefícios que você está percebendo. Se tiver alguma outra dica que possa ajudar outras pessoas, comenta também. Vamos dividir conhecimento e experiências pra aumentar essa rede do bem!

 

Esse assunto despertou sua vontade de intensificar os cuidados com a pele? De 26/07 a 08/08/17 estarão abertas as inscrições para a nova turma do curso de Cosmetologia Natural, com vagas limitadas! Se você deseja fazer cremes hidratantes, géis, shampoo, sabonete líquido, e cuidar da sua pele de forma natural, fazendo seus produtos de beleza desde o começo, conhecendo cada matéria prima, esse é o momento! Clique nesse link e se inscreva.

43 comentários em “Rotina de beleza: Pele radiante com óleos essenciais

    1. Oi, Anita.
      Pra esse caso que falaste, use óleos vegetais reparadores, com vitaminas e ativos que sejam capazes que regenerar e nutrir. Os top da lista nesse caso são o de rosa mosqueta, açaí e buriti.
      Esse último tem uma cor bem amarelada, cheia de beta caroteno, ótimo anti-oxidante, tem proteção solar natural, mas por ter essa cor forte pode deixar a pele amarelada, então use misturado com outro. Buriti + Açaí é uma dupla incrível. E são aqui do Brasil =)

  1. Amei as dicas muito bom.Quando puder publique algo sobre depilação eos benefício os óleos essenciais,para não reservar a pele.

  2. Parabéns pelo site!!! sempre com informações muito úteis …de grande generosidade!!
    Preciso de uma dica: alguma receita para pele com manchas escuras? Sou celíaca e intolerante a Lactose e ganhei essas manchas após um peeling. Será que tem como clarear a pele com OEs ?
    Agradeço desde já.
    Abs

    1. Pode usar erva-doce, desde que sua pele não tenha fissuras. Esse óleo essencial também ajuda na revitalização celular, e não tem essa contraindicação da pressão.

  3. Bom dia! No sérum posso retirar o óleo essencial de erva doce ou trocá-lo por outro OE, como o hortelã pimenta ou o de palmarosa? Conheci a loja e adorei, já tenho meu kit básico! Obrigada!

    1. Oi, Maísa, como é para a área dos olhos, o OE de hortelã pode ser irritante. Adicione uma gotinha de lavanda no lugar da Erva doce, ou então uma gota a mais do Patchouli (que é regenerador profundo, tudo de bom pra aplicar nessa região)

  4. Cristiane, por gentileza!

    Você tem uma boa receita de regeneração/ hidratação para pele oleosa?
    Tenho 38 anos, a pele do rosto com um pouco flacidez . Poros abertos, predisposição a espinhas, pele branca demais… Qualquer coisa fica vermelha!

    Obrigada
    Rosana

    1. Oi, Rosana.
      Pode usar 30g de base (creme neutro, ou gel (esse com umas 20 gotas de OV de rosa mosqueta ou açaí)
      Nessa base adicione 6 gotas de OE de patchouli, 2 gotas de OE de alecrim (se não tiver pressão alta), 2 gotas de OE de palmarosa, 2 gotas de OE de cipreste.

      Misture bem e aplique sempre antes de dormir.

    1. Oi!
      O óleo essencial mais secativo é o tea tree (melaleuca). Ele pode te ajudar bastante. Além dele, cipreste, pinho, erva doce, lemongrass, alecrim, também são bem legais para trazer o equilíbrio de volta pra essa pele.
      Dos óleos vegetais, opte sempre pelos mais leves, como o de rosa mosqueta e jojoba, que não entopem os poros.

  5. Olá!!Gostaria de uma receita de sérum facial diurno ,tenho a pele mista/oleosa e algumas linhas de expressão.
    Já faço uso de sérum noturno,mas sinto falta de algo para passar durante o dia.
    Beijos,obrigada!

    1. Oi, Francine. Podes usar 30g de creme base, e adicionar os OEs de Patchouli (3 gotas) e erva doce (2 gotas). Se as linhas de expressão forem muito severas, podes substituir a erva doce por mirra ou olíbano.

    1. A erva doce, presente no sérum, ajuda nesses casos. Também podes substituir o alecrim por cipreste, que melhora visualmente as olheiras.

      Segundo a medicina chinesa, olheiras muito pronunciadas estão ligadas a desgastes dos rins. Talvez cuidar um pouco dos seus pode ajudar nas olheiras. Um óleo essencial eficiente nesse caso é o de gengibre, aplicado em creme nas costas na região dos rins.

  6. no tonico “Rainha da Hungria)… no lugar de agua destilada ou termal pode ser usada “agua deionizada?

    1. Oi, Patrícia. Os efeitos serão um pouco diferentes, mas os dois OEs que falaste são bons para a pele e combinam com essa formulação. Só atente para que o OE de bergamota seja LFC, já que será usado no rosto.

  7. Tenho rosácea que é vermelhidão,mas tô com muitos vasinhos nariz e bochechas,tenho dermatite seboréica e nariz oleoso,quais óleos devo mistura?

    1. Lúcia, vale usar nas formulações de sabonete e creme o cedro atlas, cipreste e patchouli! Se possível pode inserir na fórmula a camomila-romana!

  8. Gostei muito dos seus comentarios e suas imformacoes preciso saber sibre manchas na pele fez peeling e fique com marcas ao redor da boca estou usando o oil de oliban junto com risamosquita e antes passa cimi mascara no rosto a babosa espera ate secar e depois aplico os olhos estou passando por 10 dias estou gostando preciso saber se posso saber se posso passar de dia junto com creme epidrat e serum de vitamina C e depois o protetor solar

    1. Oi Laila, sugiro usar palmarosa e hortelã-pimenta para clarear mais forte. Pode adicionar estes dois óleos essenciais a receita pronta que você tem.

  9. Boa tarde,
    Tenho poros abertos no nariz e queixo (minha pele do rosto é mista), zona T mais oleosa e nas bochechas a pele é normal. Gostaria de acabar com esses poros abertos, aff.
    Tenho algumas linhas de expressão na testa, visíveis até mesmo sem expressão e algumas linhas de expressão finas nos cantos externos dos olhos. Gostaria de uma receitinha para passar a noite (mais hidratante) e outra para passar de dia (menos oleosa).
    Uma dúvida, quais os melhores óleos essenciais para prevenir rugas e tratar as que já existem? Ouço falar muito do mirra e do olíbano…
    Minha pele é branca, quando exposta ao sol fica vermelha.
    Obrigada pela atenção.

    1. Oi Lisie, verdade! A mirra e olíbano são os melhores para linhas de expressão. Para poros recomendo murta e pinho siberiano no sabonete ou gel. 😉
      Pode fazer uso de um gel ou sabonete e então finalizar com o creme para as linhas de expressão 😉

Deixe uma resposta