Só cheirando o óleo essencial já funciona?

Só cheirando o óleo essencial já funciona?
Claro, a resposta é um imenso SIM! (senão nem haveria motivo para fazermos esse texto). Mas vamos nos aprofundar nesse assunto para mostrar cientificamente porque isso acontece.
Um cheiro pode mexer no nosso estado mental, nas emoções, atitudes e até no físico, nos deixando mais magras, com a pele mais bonita. É fato, cheirar um óleo essencial (OE) pode influenciar física, mental e emocionalmente.
Primeiro vamos ver como é constituído um OE. A composição química de um óleo essencial

Cada OE é formado por várias moléculas diferentes. O óleo de rosas, por exemplo, chega a ter mais de 400 componentes. E cada tipo de molécula é um princípio ativo, age de forma particular.
Os OEs, principalmente os extraídos por destilação, são formados por moléculas pequenas, que se volatilizam facilmente, e se misturam ao ar no entorno do frasco ou do lugar onde o líquido foi aplicado. O fato de sentirmos tão fortemente o cheiro de um OE significa que grande parte dele está volatilizada, e capturamos as moléculas livres com o nosso nariz no momento da inspiração.


Isso significa que sempre que sentimos qualquer cheiro é sinal de que há determinadas moléculas livres no ambiente que chegaram até o nosso nariz. Quando inalamos um OE não é diferente, suas moléculas, muitíssimo pequenas, penetram diretamente numa parte muito especial do nosso cérebro, que influencia nossas sensações e atitudes: O sistema límbico.

Como que um aroma pode mexer com o físico, o mental e o emocional?

O sistema límbico é responsável por coisas incríveis: Regula os sentimentos, as emoções, a memória, a aprendizagem e a energia física, entre muitas outras. Ele se localiza bem atrás do nosso sistema olfativo, e é sensível aos aromas.

Ao absorver as moléculas de OE o sistema límbico responde imediatamente: cria e dispara neurotransmissores, que são informações que o resto do corpo assimila. Então dependendo do OE inalado, o sistema límbico desenvolve respostas distintas e transmite ao corpo sensações como o relaxamento, felicidade, euforia, entre inúmeras outras.

Como esse sistema é responsável pelas emoções, ele pode ativar também mudanças de atitude. Por exemplo, uma pessoa que sofre com compulsão alimentar, ao fazer um tratamento com OE de bergamota, pode ficar mais calma, mais segura de si, menos ansiosa, e então ela percebe que não precisa mais usar a comida como válvula de escape para questões psicológicas. Assim se livra do vício de comer compulsivamente e acaba emagrecendo.

Aromaterapia por inalação

Existem várias técnicas usadas pela aromaterapia para fazer com que o indivíduo tenha contato com os OEs. Eles entram no nosso corpo através de absorção pela pele (em cremes, pomadas, sabonetes, massagens, etc), ou por inalação, que é o método que estamos ajudando a esclarecer hoje.

Ao longo de anos de estudo sobre efeitos da aromaterapia por inalação, e através de registros clínicos, já foram mapeados óleos essenciais para aplicação em inúmeros casos específicos. Eles são capazes de alterar a percepção da dor crônica, melhorar a pele, acabar com o mau humor, aumentar a concentração, controlar estresse, tornar a pessoa mais afetiva, mais aberta para o mundo, tratar doenças internas… mil coisas. E sim, só
cheirando.

Como fazer, e algumas sugestões de tratamentos com OEs.

Como usar OEs por inalação Os OEs trabalham de forma imediata. Em 20 minutos, por exemplo, já ajudam a trazer foco para um dia de pensamentos bagunçados. Mas se o problema a ser tratado é mais profundo, quando se espera mudanças de pensamento, resolução de questões psicológicas, entre outros, o tratamento deve ser contínuo e durar mais tempo. Nesse caso é necessário entrar em contato com o OE indicado todos os dias por um período de 45 dias a 3 meses, até perceber que as mudanças estão acontecendo.


Usando difusor ambiental

Coloque água no difusor conforme as indicações do fabricante e adicione 4 gotas do OE escolhido. Ligue o aparelho e mantenha-se no ambiente por pelo
menos uma hora para aproveitar os benefícios do OE.

Essa é uma forma clássica de de ação dos óleos essenciais por inalação, só cheirando.


Usando difusor pessoal

Pela manhã, pingue uma gota do OE escolhido no difusor pessoal. Colocar um pouquinho de algodão para fixar o óleo e evitar vazamento é opcional. Use o colar durante todo o dia.


Algumas sugestões

Pratique a inalação desses OEs por algum tempo para obter resultados relevantes. E comprovar que sim, só cheirando os óleos essenciais, é possível obter resultados poderosos.

• Ansiedade: OE de ylang ylang
• Depressão: OE de laranja
• Estresse: OE de lemongrass
• Foco e concentração: OE de limão siciliano.

Referências

SILVA, M. J. P.; LEÃO, E. R. Práticas complementares no alívio da dor. In: LEÃO, E. R.;
CHAVES, L. D. Dor, 5º sinal vital: refexões e intervenções de enfermagem. Curitiba, p.
121-133, 2004.

54 comentários em “Só cheirando o óleo essencial já funciona?

  1. quando uso o óleo de lavanda, uma gotinha no difusor pessoal, sinto dor de cabeça e um aperto no peito. Melhora quando tiro.
    Geralmente no banho uso o de melaleuca e pós banho tangerina no chacra cardíaco.
    Será que tem alguma relação? Estou me sentindo super ansiosa e sintomas de TPM.

    1. Oi, tati.
      Algumas coisas podem estar acontecendo, em relação à lavanda.
      -> A lavanda pode não ser a francesa. Nesse caso os componentes químicos tem tendência a nos deixar mais agitados.
      -> Pode ser algum histórico exclusivo teu com a lavanda. Por exemplo, conheço o caso de uma senhora que fez tratamento de quimioterapia em que uma das terapias utilizava o OE de lavanda. E depois desse período ela passou a associar o aroma da lavanda com a situação do cancer. E esse cheiro tão aconchegante passou a ser ruim para ela. Nossa memória olfativa é bem mais forte do que supomos.
      -> O tratamento vibracional que ela está operando pode estar além do teu limite nesse momento.

      A sugestão: Não force.
      Tente usar ela de forma mais diluída, em um spray de ambiente, por exemplo.
      Ou substitua por outro óleo essencial que traga o mesmo objetivo esperado.

      1. Oi boa noite queria saber se tem algum aroma que posso usar para meu filho de 8 anos usar para se concentra mas na escola ou atividades de reforço . Se puder me orientar ficarei grato

        1. Olá Fabio, utilize para o foco e concentração cedro atlas e vetiver num creme neutro e aplique através de massagem nos pés dele todos os dias.

  2. O inalador que é indicado no texto é aquele stick? Apenas uma gota ao dia já é suficiente, como num colar difusor?
    Obrigada! =)

    1. Isso, é esse mesmo =)
      Uma gotinha por dia está ótimo, fica super concentrado ali dentro!

  3. Olá pessoal..
    Queria saber se é normal ou possível não se sentir bem com O. E de lavanda.. Não é a primeira vez que acontece.. Ontem chegaram meus óleos e nessa mesma noite coloquei no meu difusor elétrico (o da fumacinha) mas demorei pra dormir e não dormi bem e sentir um certo desconforto no estômago e me acordei pior ainda.. Rsrsrs.. pensei, não é possível todo mundo fala tão bem da lavanda…. Mas comigo não é assim.. Será que poderia ser algum tipo de cartase? Existe isso com os O. Es também? Por favor me expliquem… Desde de já agradeço ?

    1. Oi, Belle.
      É possível sim. E isso pode acontecer por vários motivos.

      A lavanda é um óleo essencial praticamente sem contra indicações, então sua reação muito provavelmente não está ligada a questões alérgicas.

      O mais comum é algum tipo de trauma relacionado a esse cheiro. Uma pessoa próxima de mim, por exemplo, fica mal com o OE de lavanda, porque passou pelo processo de quimioterapia, e no hospital havia um atendimento de aromaterapia com lavanda. O que era pra ser um processo bom, acabou sendo traumático. Quando ela sente o cheiro da lavanda, lembra desse período difícil.
      O cheiro de lavanda é muito usado em produtos de limpeza (apesar de normalmente ser uma essência bem esquisita), e muitas pessoas associam a isso também.

      Sua reação pode ser o óleo essencial já agindo e trazendo alguma reação do corpo. Mas nesse caso, com a lavanda, não acho muito provável.

      Na aromaterapia, falando de uma forma mais vibracional, quando alguém tem uma aversão muito grande a um OE que sabe que precisa, dizemos que ainda há um caminho a percorrer para conseguir aceitar o que aquele óleo veio trazer.

      A dica é não forçar, mas também não desistir. Aceitar o seu limite com ele e ir tentando se acostumar aos poucos.
      O mais importante é ser sincera e amorosa consigo nessa experimentação.

  4. Estou com problemas na amamentação, pouco leite, me indicaram fazer a inalação de Anis estrelado no algodão. Serve para isso mesmo?

    1. Oi, Melena. Sim, o óleo essencial de anis, ou a erva doce, ou o funcho. Funcionam muito bem para estimular a produção de leite.
      Faça em momentos que seu filhote não esteja por perto.

  5. Pingar muitas horas faz mal? Acabei deixando pingar muito (coloco no colchão onde durmo com minha bebê de 10 meses) e estou preocupada

    1. Oi, Jéssica. Sim, pode fazer mal. Alguns óleos essenciais nem são indicados para inalação de crianças, sempre pesquise bastante sobre o óleo antes de submeter sua filha ao aroma. Podem gerar taquicardia, alergias de contato, reações de pele, enjoos. O bebê é muito frágil ainda, muito sensível.

      Ainda que seja um óleo essencial tranquilo para crianças, como a lavanda e os cítricos, a proporção para ela deve ser bem pequena. Aplique em um lado oposto ao que ela vai ficar. E uma gotinha já é suficiente para o uso dessa forma.

  6. sou iniciante na aromaterapia ,comprei uns oleos e um difusor pessoal para fazer o teste e ver se a aromaterapia causa beneficio em mim,enfim comecei usando o oleo de pinho ,na hora que abri o vidro quase vomitei com o cheiro ,achei horrivel e embrulhava meu estomago ,só que com o passar dos dias acabei viciando e me apaixonando pelo cheiro do pinho …só que eu coloco uma gota no difusor pessoal e logo não consigo mais sentir o cheiro ,ja aumentei pra 2 gotas ,a pergunta é o seguinte ,eu estando usando o difusor no pescoço com as gotas e eu não sentindo o cheiro forte dele ,mesmo assim está fazendo efeito? ou eu preciso estar sempre sentindo o odor do oleo para que faça efeito ?

    1. Olá Josemar, mesmo assim você terá os benefícios. Essa reação de não sentir o cheiro se chama adaptação olfativa e acontece com todos. Mas, a medida que você inspira os componentes do o.e você recebe seus benefícios sim 😀

  7. Boa tarde.
    Muito bom site.
    Ao longo do dia deixamos de sentir o cheiro de um óleo no difusor (talvez pelo estresse olfativo), como acontece com um perfume por exemplo.
    Quando deixamos de sentir este cheiro do óleo, ele deixa de fazer efeito?

    Grato
    Eduardo

    1. Oi Eduardo, sim continua atuando! É normal nosso corpo manifestar adaptação olfativa, mas o aroma continua chegando aos receptores ;D

  8. Olá, bom dia. Estou iniciando na aromaterapia, e comprei uns OEs (bergamota, alecrim, hortelã pimenta, salve clareia, tea tree). Gostaria de saber quais combinações seguras posso fazer com eles dependendo da situação, por exemplo, quando quiser me concentrar pra estudar, ou relaxar pra dormi. Qual lógica devo usar para fazer isso com segurança? Adoro seu trabalho, é fantástico ?

    1. Oi Victoria, seja bem vinda ao universo da Aromaterapia! Todos que você comprou podem ser combinados um com o outro. Para estudar e concentrar pode usar hortelã pimenta com alecrim ou com sálvia esclaréia. Para Dormir você pode usar a bergamota e sálvia esclaréia. Sugiro usar até 4 óleos essenciais por dia por inalação, e combinar óleos essenciais com efeitos parecidos a fim de um complementar o outro.
      E obrigada pelo carinho!!!

  9. Boa tarde, por favor, gostaria de saber se esses aromas são os mesmos do cigarro eletrônico na sua composição química. Esse tema está tão polêmico que fico preocupada. Aguardo resposta, abraços, Carmem

  10. Olá meu nome é Mariana, meu pai está tendo problemas de insônia e depressão, resolvemos comprar o óleo de lavanda como uma terapia complementar já que os remédios não estão resolvendo. Ele usou nas têmporas essa noite mas disse que não conseguiu dormir mesmo assim…. o óleo demora para agir nesses casos?? Obrigada

    1. Oi Mariana, se com a lavanda não houve efeito, vale usar a camomila-romana ou manjerona. Porém, vale perguntar… você comprou a lavanda francesa ou brasileira?

  11. Boa noite Daiana
    Essa semana vou começar com aromaterapia para minha bebê de 2 meses,qual o Oe você me indica?
    Ela como qualquer outra bebê nessa fase é muito chorona pra dormir ,já sabe é aquele baile..rsrs.
    Abraços

    1. Oi Camila, que delíciaa! pode começar com camomila-romana, cedro atlas e lavanda. São óleos essenciais seguros e excelentes para auxiliar no sono sem ser calmante demais 😉

  12. É aconselhado pingar uma gota de óleo essencial de lavanda na palma da mão, friccionar e inalar com a mão em concha? Faço e me sinto bem…

    1. Olá Rosa, tudo bem?
      Os óleos essenciais são substâncias extremamente concentradas, por isso o indicado é usar sempre diluído em óleo vegetal ou base de creme neutro.
      Caso você queira usá-lo por inalação, sugiro um difusor pessoal ou ambiental. Assim você obterá os benefícios deste e qualquer outro óleo essencial de maneira segura. 😉

    1. Oi Rodrigo, sugiro que você inale através de um difusor pessoal ou ambiental, pois é necessário um estímulo de no mínimo 15/20 minutos para obter os benefícios dos óleo. =)

  13. Olá,posso pingar uma gota de óleo hortelã pimenta no ouvido após uma sessão de cone chinês?posso fazer a inalação pingando na água quente e utilizando uma toalha para receber o vapor?

    1. Oi Marla, para qual finalidade você deseja usá-lo?
      O contato com o vapor pode irritar a pele. Sugiro que o uso por inalação seja feito através do difusor pessoal ou ambiental.

  14. Ola,
    Estou elaborando um spray para ânimo e motivação com 18 gotas de OE (alecrim, hortelã pimenta, olíbano e laranja doce), 25 ml de alcool de cereais e 5 ml de água deionizada . Posso utilizar o spray no ambiente, ao redor do corpo e também no difusor elétrico?

  15. Olá, tudo bem?
    Comecei a usar o oleo de ylang ylang para pressão alta e taquicardia mas sinto náusea e um pouco de dor de cabeça, o que pode ser? Como devo usar?

    1. Olá Josiani, como você está utilizando?
      Além de hipotensor, o OE de ylang ylang auxilia em casos de taquicardia e palpitação. Pode ser uma resistência a vibração deste óleo.

  16. Gostaria de saber como posso usar nas minhas clientes o óleo de Tea Tree ?
    Trabalho com massagem e tratamentos faciais…

    1. Olá Ana, você pode usá-lo durante uma massagem, para proporcionar mais disposição. Em tratamentos faciais podes usar em casos de acnes, pele oleosa.. =)

  17. Oi, Daiana. Acabei de comprar aqui um difusor elétrico e dois OEs (Lavanda e Alecrim). Tenho insônia e estou num período de muito estudo. Pretendo colocar o Alecrim pela manhã e a Lavanda quando for dormir. Vi que a indicação é colocar de 3 a 5 gotas no difusor e complementar com água. Após esse preparo, eu deixo quanto tempo no difusor? Até secar o líquido? Existe algum limite de tempo para inalar esses óleos? Obrigado!

    1. Oi Lucas, isso mesmo. Pode deixar na tomada até o líquido ter evaporado por completo. O OE de alecrim é bacana fazer uma pausa após 30 dias e retomar seu uso se necessário. =)

  18. Olá, estou começando na aromaterapia e acabei de fazer a compra no site porém tenho algumas dúvidas! Eu posso misturar os óleos essenciais? Comprei lavanda, hortelã pimenta e tea tree! Ah, vi tbm que o OE pode ser colocado no pulso pra inalação, realmente pode?

    1. Oi Carol, seja muito bem-vinda a este universo aromático.
      Pode misturar os óleos essenciais sim. O que vai determinar a escolha das sinergias é o objetivo que você deseja obter com a sinergia.
      O uso por inalação deve ser feito pelo difusor pessoal ou de ambiente.

  19. Olá, comprei o óleo essencial de lavanda já diluído em óleo vegetal, pronto para ser aplicado na pele… Vou aplicar 2 gotinhas nos pulsos e 1 no travesseiro do meu filho de 6 anos… Pois ele é MUITO ansioso… A pergunta é? Essa forma que vou utilizar é a mais correta? Tem mais sugestões? Devo usar só uma vez ao dia antes de dormir ou posso passar mais vezes? Obrigada

    1. Oi Thaís, primeiro é importante verificar a concentração de óleo essencial utilizado na fórmula.
      Você pode aplicar nos pés dele através de massagem pela manhã e antes de dormir.

  20. Oi Daiana, quanto tempo no máximo
    posso fazer inalações dos OEs por dia e qual concentração posso colocar? (Eu tenho os OEs de cipreste, lavanda, tea tree e limão Siciliano).
    E outra pergunta, posso misturar os 4?
    Só mais uma pergunta, sabe de algum óleo essencial pra tratar rinite alérgica e que eu possa misturar com o cipreste?
    Agradeço desde já,
    Obrigado.

    1. Oi Guilherme, o tempo de uso vai variar de acordo com objetivo que você deseja alcançar, pode variar de 30 a 90 dias. Pode usar os 4 sim. Já a concentração variar com a região do corpo que você deseja utilizar.
      Dá uma conferida na seguinte publicação: https://harmoniearomaterapia.com.br/blog/diluicao-de-oleos-essenciais/
      Para rinite há o hortelã pimenta, porém possui algumas contraindicações como hipertensos, epiléticos e gestantes. Uma segunda opção segura seria pinho ou elemi. =)

  21. Ola gostaria de usar o OE de Copaiba para tratamento de alcoolismo e queria saber qual seria a melhor forma, tomar(quantas gotas), inalar ou por absorção na pele(massagem) juntamente com algum oleo vegetal? Qual a melhor forma?

    1. Oi Márcia, por inalação. Vale associar ao OE de bergamota, 1 gotinha de cada no difusor pessoal.

  22. Boa noite…
    Gostaria de saber se pode colocar óleo essencial para fazer inalação no nebulizador… Para aspirar diluído…
    Obrigada.

    1. Oi Flavia, não. O uso seguro por inalação deve ser feito através de difusor ambiental ou pessoal.

Os comentários estão desativados.