Trate suas inflamações com óleo essencial de Vetiver

O óleo essencial (OE) de Vetiver é muito famoso no oriente, sendo uma das estrelas na Medicina Ayurvedica. Por aqui ele ainda é pouco explorado. É obtido a partir de uma gramínea, a Vetiveria zizanioides, por extração a vapor de suas raízes.
Esse óleo é viscoso e pesado, tem aroma forte e marcante. Possui propriedades poderosas no combate a inflamações, é levemente analgésico, estimulante, antisséptico e fortalecedor do sistema imunológico.

O OE de Vetiver é um fantástico anti-inflamatório.

Ele traz ótimos resultados no tratamento de doenças reumáticas como artrite, bursite, neurite, gota e outros problemas. Ele age num primeiro momento como analgésico leve de poder relaxante. Até aí já estaria bom. Mas acontece que com o uso prolongado ele fortalece os músculos e os ossos, trata a causa da inflamação, diminuindo-a e pode até zerar o problema.

Qual a melhor forma de obter os benefícios do Vetiver?

Daiana Petry, fundadora da Harmonie Aromaterapia, sugere que em casos de crises, use-se um emplastro com argila, da seguinte forma:

3 colheres de argila roxa ou amarela

60ml de água morna

6 gotas de óleo essencial de Vetiver

Coloque em um recipiente a argila e a água morna, misturando até ficar homogêneo. Acrescente as gotinhas de OE, misture bem e aplique na região.

Deixe agir de 20 a 30 minutos e retire com água abundante.

Sugestão de uso: 1 vez por semana.

 

Outra opção é fazer um creme para uso contínuo:

100g de creme neutro

10 gotas de óleo essencial de vetiver

10 gotas de óleo essencial de lavanda

05 gotas de óleo essencial de hortelã pimenta

Misture todos os ingredientes em um recipiente preferencialmente de cerâmica ou vidro e armazene em um pote limpo. Use todos os dias nos locais afetados.

Esse OE também é eficiente no combate a dores musculares, nos joelhos, juntas, coluna e cabeça, além de tratar e prevenir cãibras. Auxilia no tratamento de problemas no sistema nervoso e de circulação, principalmente nos membros inferiores. Também é antisséptico e ajuda na regeneração da pele, tratando cicatrizes e queloides. Confira nesse outro texto.

Além desses benefícios físicos, há as vantagens emocionais e vibracionais que ele traz. Ao fazer um tratamento de Aromaterapia com Vetiver, você adquire mais firmeza, fortalece suas estruturas emocionais. Ele ajuda a superar situações de choque, medo, estresse e pânico.

SIM, os óleos essenciais são poderosos! Mas lembre-se de nunca substituir o tratamento alopático sem o conhecimento do seu médico.

Você pode adquirir o óleo essencial de Vetiver e o difusor pessoal na loja Harmonie.

Bibliografia

S.-T. Chou et al. Study of the chemical composition, antioxidant activity and anti-inflammatory activity of essential oil from Vetiveria zizanioides. Food Chemistry. 134 (2012) 262–268. Doi:10.1016.

13 comentários em “Trate suas inflamações com óleo essencial de Vetiver

    1. Iracema, muito obrigada pelo carinho. Sua mensagem nos dá força para continuarmos nesse caminho bonito. Um beijo da equipe Harmonie!

    1. Nilva, muito obrigada pelo carinho! Os óleos essenciais são mesmo incríveis, né? Um abração de toda a equipe Harmonie pra você!

  1. Boa noite!! Estou estudando Aromaterapia e adoro a página, compro tudo que preciso pelo site!!! Fiquei curiosa, sobre o porque do hortelã pimenta… Poderia sanar esta dúvida? Muito obrigada, e sucesso!!!

    1. Oi, Luciana. A aromaterapia é encantadora, não é mesmo? =)
      O hortelã pimenta é analgésico e anti-inflamatório também. Ele dá uma reforçada no objetivo da formulação.

  2. Olá adoro os vossos produtos e o vosso site. Gostava de experimentar tratar a minha celulite com óleos essenciais, é possível me passar uma mistura eficaz. Sou magrinha mas tenho muita celulite e má circulação.

    Agradecida.

    1. Oi, Liliane. Nossa, muito obrigada pelo carinho. Que os óleos essenciais continuem te trazendo muita coisa boa, assim como trazem para nós. =)
      Um beijão da equipe Harmonie pra você.

  3. Fiz essa receita de argila, para uma inflamação no ombro, na hora você sente a melhora. Gratidão querida. A vida é isso ajudar outr@s com nossos conhecimentos.

Deixe uma resposta