Aromaterapia e os Chakras

A Aromaterapia é conhecida por buscar a harmonização do corpo e do espirito através do uso dos óleos essenciais.  Seus aromas são capazes de influenciar diretamente nossa relação com exterior. E nesse processo se dá também a relação entre a Aromaterapia e os Chakras (CENTROS de energia presentes em nosso corpo). E nossa postagem de hoje é um pequeno resumo sobre como se dá essa junção entre a aromaterapia e os chakras, e como os óleos essenciais podem reestruturar ou equilibrar cada chakra.

A aromaterapia e o alinhamento dos Chakras

 

Os Chakras são conhecidos como os centros energéticos do nosso corpo. Localizado em 7 pontos distintos do nosso cordão energético na coluna dorsal, os chakras atuam no alinhamento e distribuição da energia que circula em nosso sistema.

Cada Chakra ou centro energético em nosso corpo é responsável por processos específicos em nosso organismo, causando reações tanto físicas quanto emocionais ou vibracionais. Esses pontos são: Coronário, Frontal, Laríngeo, Cardíaco, Umbilical, Sexual e Básico. Vejamos cada um deles:

 

Chakra Coronário (coroa): está no topo da cabeça. É a porta da espiritualidade, consciência e visão do universo. Está relacionado com o padrão energético do indivíduo.

 

Chakra Frontal (terceiro olho): está entre as sobrancelhas. É a porta da sabedoria, do conhecimento, imaginação, intuição, discernimento e percepção.

 

Chakra Laríngeo (garganta): está na garganta. É a porta da comunicação, criatividade, inspiração e expressão do nosso potencial com o mundo.

 

Chakra Cardíaco (coração): está no centro do coração. É a porta dos sentimentos, amor e generosidade.

 

Chakra Umbilical (plexo solar): está acima do umbigo. É a porta que reúne informações, sentimentos e percepções e depois espalha e movimenta todo o corpo. É a personalidade do indivíduo.

Chakra Sexual (esplênico): está 4 dedos abaixo do umbigo. É a porta do prazer físico, sexual, alegria e criatividade. É por onde fluem as energias primárias como a paixão.

 

Chakra Básico (raiz): está na base da coluna vertebral. Está associado com a vontade de sobreviver, a relação com o próprio corpo e o mundo físico terra. É por onde a energia que vem da Mãe-Terra é absorvida. É a porta da energia física, mental e emocional.

 

Para alinhar os Chakras e evitar distúrbios físicos e/ou mentais em seus determinados pontos de influência, a aromaterapia entra como um recurso terapêutico importante neste meio. O uso dos Óleos Essenciais (OE) potencializam o efeito da imposição e mãos (Reiki) e massagens (no sentido horário) sobre os pontos de Chakra. Para cada Chakra há óleos essenciais apropriados e sinergias (combinação e óleos essenciais) que proporcionam saúde e bem estar físico e mental.

 

Os óleos essenciais ideais para cada um dos 7 pontos de Chakra são:

7º Chakra – Coronário (coroa): Mirra, Olibano, Lavanda, Alecrim, Eucalipto e Petigrain.

6º Chakra – Frontal (terceiro olho): Lavanda, Sálvia Esclareia e Eucalipto 

5º Chakra – Laríngeo (garganta): Erva-doce, Patchouli e Sândalo.

4º Chakra – Cardíaco (coração): Gerânio, Camomila romana, Eucalipto e pinho.

3º Chakra – Umbilical (plexo solar): Bergamota, Manjericão, Cardamomo, Laranja-doce e Lemongrass

2º Chakra – Sexual (esplênico): Grapefruit, Ylang-Ylang e Canela.

1º Chakra – Básico (raiz): Tomilho, Manjericão e Gengibre.

 

Todos estes óleos estão disponíveis em nossa loja! Quer saber mais? Clique aqui.

As sinergias são combinações de diferentes óleos prontos para uso, para saber mais basta clicar aqui!

 

Ah, e temos uma série mais aprofundada sobre aromaterapia e os chakras. Nela, analisamos cada chakra, os sintomas que aparecem quando ele está funcionando com pouca ou muita energia. E formas de reestruturar e alinhar cada um deles. Pra ver o primeiro capítulo, clique aqui.

 

 

 

25 comentários em “Aromaterapia e os Chakras

  1. Fiz uma sinergia de óleos essenciais e estou utilizando nos meus atendimentos de reiki. Percebo a energia muito intensa e inclusive fisicamente ela é muito perceptível!!! Muito boa a experiência!!!

    1. Oi, Andrea.
      Use por imposição de mãos (Reiki) ou massagens (no sentido horário) sobre os pontos de Chakra, com o óleo essencial ou sinergia indicados.

  2. Olá, Boa noite!
    Existe algum óleo essencial coringa para harmonizar os chakras com o Reiki?
    Caso não saibamos qual chakra está em desequilíbrio…
    Obrigada!

    1. Oi, Priscila.
      O óleo essencial de sândalo é especial para fazer essa harmonização.

      Depois conte os resultados =)

    1. Oi, Helenice. Qual a causa dessa tosse? uma gripe ou um problema mais sério de imunidade? Em uma criança ou um idoso? É uma pessoa saudável? Começou a poucos dias ou é persistente? Todos esses fatores influem na escolha de um tratamento com óleos essenciais.

  3. Gostaria de saber se estes óleos atuam como estimulantes ou calmantes para os chakras? Pois alguns chakras podem estar em baixa e outros em alta atividade.

    1. Oi, Maurício. Esses óleos essenciais indicados agem como equilibradores de cada chakra, na busca do “caminho do meio”. Há outros OEs que ativam ou diminuem a energia, mas seria um outro tipo de abordagem.

    1. Oi, Rebeca.
      Normalmente o corpo dá sinais. Uma tosse que nunca sara, intestino preso, … Mas fazendo um curso mais aprofundado é possível perceber sintomas mais sutis de que algo precisa ser realinhado.

  4. Oi Cris;
    Eu gostaria de fazer uma consulta individual paga, com você, é possível on line pelo zoom?
    Eu tenho problema de sinusite há anos, sempre tendo problemas com bronquite, houve um momento de 1 mês que fiquei com a respiração limpa devido o tratamento organico que fiz, mas voltou e daí pra cá não consigo mais limpar por completo meus bronquios. sempre com dificuldade respiratoria e consequentemente não consigo ter energia e disposição totalmente ativa pra dar conta das minhas atividades.

    Se puder me atender eu vou te agradecer infinitamente!!

    1. Oi Luana, tudo bem? Infelizmente não atendo à distância, pois limita muito o trabalho.
      Vou sugerir que utilize óleo essencial de louro e cedro atlas através da inalação ou creme para aplicar na regiaõ de peito. Acredito pelo que você trouxe de informação que estes serão muito efetivos no seu caso. Depois de uns 30 dias de uso no difusor pessoal ou creme, me escreve para contar como está o tratamento? bjo grande

  5. Como são vários olhos por chakra, como escolher qual usar em cada chakra?
    Quero ter um para cada chákra para trabalhar no reiki e um depois para harmonização total dos sete.

    1. Olá Leonardo, vale analisar a característica vibracional/emocional de cada OE e refletir quais óleos são mais adequados para as características que você deseja trabalhar. =)

  6. Boa noite. Onde entra o oe de elemi? Em outro post vi que ele serve pra todos, mas aqui não há menção sobre ele.

    1. Correto, Amanda. O OE de elemi equilibra todos os chakras. Nesta publicação citamos apenas algumas sugestões, mas são diversas as possibilidades. =)

    1. Oi Simone, existem algumas possibilidade, como: gerânio, sálvia esclareia, camomila romana. 😉

  7. Ola.. adorei o 1° capitulo da série aprofundada de aromaterapia e os chakras. Onde posso ver os demais capítulos?
    Gratidão

Os comentários estão desativados.