AROMATERAPIA PARA CRIANÇAS

A AROMATERAPIA PARA CRIANÇAS

Por Daiana Petry

O que pensamos ser ideal quando visualizamos uma CRIANÇA PERFEITA?

Um bebê, que sempre dorme feliz e sem agitação? Ou já maiorzinha, entre dois e cinco anos, uma criança que satisfaz todas as metas estabelecidas para o seu desenvolvimento? Ou, ainda, uma criança que dos cinco anos de idade em diante sempre senta silenciosamente e estuda com o máximo de concentração? Isso sem falar no quarto da criança perfeita, que claro, é sempre limpo e organizado…

Bem, não podemos afirmar que o uso de óleos essenciais milagrosamente transformará em realidade tudo o que foi dito acima, mas podemos assegurar que a inclusão da aromaterapia para crianças pode ajudar a equilibrar, estimular ou acalmar o cérebro dos pequenos e, por conseguinte, ajudar no seu avanço e desenvolvimento.

É importante não confundir óleos essenciais (substâncias naturais e concentradas) com essências (substâncias sintéticas que não têm efeito terapêutico algum, apenas um cheiro gostoso). Em todas as receitas serão utilizados apenas óleos essenciais, que através da inalação atuam nas estruturas do sistema límbico, interferindo assim nas emoções. Então vamos lá, confira algumas dicas de como utilizar a Aromaterapia para crianças!

Para acalmar e proporcionar uma noite de sono tranquila
Os óleos essenciais podem desempenhar um papel significativo na saúde do bebê. A utilização de Lavanda ou Lemongrass (capim limão) em seu quarto antes de dormir podem incentivar um sono tranquilo. Já se o bebê for “rebelde”, massageie as solas dos seus pezinhos com uma gota do óleo essencial de Lavanda diluída em 1 colher de sopa de óleo vegetal de Semente de Uva. Essa massagem irá acalmá-lo e proporcionar ao seu pequeno corpo o descanso que necessita para crescer.

.

Mantenha seu filhote longe dos resfriados
Óleos essenciais de Tea tree, Limão e Bergamota, quando utilizados 2 a 3 gotas no aromatizador ambiental no quarto do bebê, podem matar os germes do ar e do meio ambiente, mantendo o bebê seguro de resfriados e de outras doenças infecciosas na infância. Mas atenção! Utilize apenas um óleo por vez no aromatizador.

.

.

Para a criança sonolenta, que não gosta de sair da cama pela manhã cedinho
Ao invés de seduzi-la para fora da cama com cheiros deliciosos de torradas com manteiga, como fazem os comerciais, por que não estimular seu cérebro à disposição e vitalidade? Através da introdução de 1 gota óleo essencial de mandarina ou de Limão siciliano no aromatizador do quarto, esse aroma expelido irá reanimar a criança e estimular seu estado de alerta, deixando-a mais disposta para todo o dia.

.

Crianças com cólicas, prisão de ventre ou dificuldade para ir ao banheiro
Experimente diluir 2 gotinhas do óleo essencial de Laranja doce, 1 gotinha de camomila romana e 1 gotinha de Cipreste em 1 colher de óleo vegetal de Semente de uva. Misture bem todos os óleos e massageie em sentido horário a barriguinha do bebê (o resultado é quase instantâneo!). Ou você pode utilizar as mesmas gotas de óleos essenciais descritos acima (eliminando o óleo vegetal de semente de uva) e diluir em uma colher de mel ou álcool e colocar na banherinha do bebê na hora do banho, o resultado é igualmente rápido.

.

Para estimular os estudos e fixar informações
Óleos Essenciais quando utilizados através da inalação atuam diretamente no sistema límbico, conjunto de estruturas cerebrais responsáveis pelas nossas emoções, funções vegetativas e memória. Utilizar óleo essencial de Limão no momento do estudo irá estimular o foco e a retenção de informações no cérebro. Será extremamente eficiente para alunos em épocas de provas, quando os estudos se intensificam em casa e até mesmo para o momento do exame, em que ocorre a necessidade de lembrar-se de informações específicas (para usar na escola, o óleo essencial pode ser aplicado no aromatizador pessoal). Mas vale lembrar que não se pode contar apenas com a aromaterapia para que as crianças obtenham boas notas, há muitos outros fatores que influenciam diretamente nos estudos, como a boa alimentação e o sono reparador. Sugestão de uso: óleo essencial de limão siciliano – 1 gota no aromatizador pessoal ou em uma buchinha de algodão que possa deixar próximo ao livro que está lendo.

.

Crianças e Adolescentes com dificuldades de aprendizagem e memória
Existem óleos essenciais que podem desempenhar um papel importante no seu estado de alerta, sem excesso de estimulação. Para estimular o foco, clareza de ideias, capacidade de resposta, rendimento e memorização, o óleo essencial de vetiver e Limão siciliano serão extremamente benéficos. Mau humor, apatia e frustração, sentimentos gerados pela dificuldade de aprendizagem, podem ser aliviados quando utilizamos junto a uma das opções citadas acima o óleo essencial de Bergamota. Para os adolescentes em época de vestibular, período em que a cobrança consigo mesmo é imensa, utilize 1 gota de óleo essencial de Limão siciliano, 2 gotas de óleo essencial de Bergamota e 1 gota de óleo essencial de Hortelã pimenta no ambiente de estudo. Massagear a sola dos pés com estes óleos essenciais citados acima, diluídos em 1 colher de sopa de óleo vegetal de Semente de uva, pode acalmar a tensão e equilibrar a mente para a melhor absorção do conteúdo a ser estudado.

Para encontrar os produtos indicados neste artigo, acesse a LOJA VIRTUAL da Harmonie.

Experimente as receitas de Aromaterapia para crianças e não esqueça de nos contar os resultados!

136 comentários em “AROMATERAPIA PARA CRIANÇAS

    1. Olá, Mariana! Obrigada pelo contato. Cadastramos seu e-mail em nosso mailing, a partir da próxima semana você receberá as nossas novidades, ok? Um abraço, Daiana Petry.

      1. Oi Daniela, você tem interesse em alguma tema específico? Assim fica mais fácil eu direcionar uma dica. =)

  1. Obrigada pela dica! Acabei de chegar em casa com um aromatizador pra colocar no quarto das criancas que estao comecando a ficar gripada com a chegada do outono aki nos EUA!!

    1. Lola, tudo bem? Nós que agradecemos a sua mensagem! Que bom que vai experimentar, depois compartilhe sua experiência conosco 😀 Grande abraço, Daiana Petry

  2. Ola boa tarde, meu filho é epilético e muito agitado e ansioso, gostaria de saber qual oleo posso usar para acalma-lo?
    Obrigada e aguardo retorno

    1. Oi Cecilia, tudo bem? Nesse caso, os óleos essenciais que indico são Cedro e Lavanda – 2 gotas de cada em aromatizador ambiental. Me mantenha informada dos resultados, ok? Precisando de mais alguma informação, estou à disposição. Um abraço, Daiana Petry

    1. Oi Vanessa, obrigada pelo contato! Se utilizar na forma indicada neste artigo, pode a partir do primeiro mês 🙂 Qualquer dúvida nos escreva, abraço. Daiana Petry

  3. meu neto é uma criança hiperativa e muito nervosa, tem apenas 4 anos e nao admite ser contrariado e nao aceita normas e regras, qual oleo poderia estar usando pra acalma-lo??? grata desde ja aguardo retorno

    1. Olá Renata, obrigada pelo contato. O óleo essencial mais indicado é Lemongrass – coloque 3 gotas no aromatizador ambiental e deixe ligado no ambiente em que ele fica mais tempo. Depois, se possível, compartilhe os resultados conosco 😉 Um abraço, Daiana Petry

  4. Olá! Minha filha é muito ansiosa, tem muita preguiça para estudar, dificuldade na aprendizagem, déficit de atenção e é muito insegura, é depressiva ás vezes e tem o hábito de dormir tarde e acordar tarde.
    Que óleos ou essências vc indicaria?

    1. Olá Lucy, tudo bem?
      Experimente utilizar no aromatizador de ambientes elétrico, todos os dias antes de deitar:
      3 gotas de óleo essencial de bergamota + 2 gotas de oleo essencial de limão siciliano, com um pouco de água.
      Depois compartilhe conosco os resultados?
      Fico no aguardo.
      Um abraço,
      Daiana Petry

  5. Ola, tudo bem?
    Minha gatinha tem sete meses e ha mais ou menos um mês começou a ter eczema. Ha algum OE indicado para o eczema? Qual a dosagem?
    Também gostaria de saber se posso pingar uma gota de OE lavanda no colchão dela para a hora de dormir e no banho qual seria a dosagem do OE. Para uma noite tranquila e melhor lavanda ou camomila?
    Obrigada, gostei bastante do site, aguardo retorno.
    Ana

    1. Olá Ana, tudo bem?
      Sim, utilize a lavanda na caminha, mas apenas 1 gota por noite, ok?
      Quanto ao eczema, misture em 30 gramas de gel neutro 3 gotas de o.e lavanda e aplique todos os dias na gata.
      Depois nos conte os resultados?
      Fico feliz que tenha gostado do site, sempre temos novidades por aqui, espero que continue conosco 😉
      Um abraço,
      Daiana Petry

  6. Olá Daiana! Tudo bem por aí? Espero que sim!

    Muito obrigada pela consulta viu! Os resultados foram muito bons, percebo que ela está menos ansiosa e um pouco mais centrada quando vai estudar. Mas ainda noto nela a insegurança e muita sonolência durante o dia. Você indicaria mais algum óleo essencial em conjunto com o de limão e bergamota? Abraços

    1. Oi Lucy, tudo bem?
      Que bom, agradeço por compartilhar conosco os resultados já obtidos com sua filha.
      Neste caso, como ela apresenta ainda um pouco de sonolência, sugiro que utilize 2 gotas de tomilho no aromatizador ambiental com 2 gotas de o.e limão e 2 gotas de o.e bergamota, para dar a ela bastante energia e vitalidade nas as atividades do dia a dia 😉
      Um abraço,
      Daiana Petry

  7. Boa tarde Daiana.
    Obrigada pelo retorno.
    A minha gatinha é a minha bebe, minha filha de sete meses!
    Ha algo que posso fazer com o eczema dela? A receita com os 30ml de gel neutro era para ela? E com relação ao banho?
    Obrigada mais uma vez.
    Ana

    1. Olá Ana,
      Para sua gata utilize 3 gotas de óleo essencial de lavanda, para 30g de gel neutro.
      Não entendi a pergunta quanto ao banho…
      Abraço,
      Daiana Petry

  8. Minha filha tem 1 ano e 2 meses e queria alguma receita para aumentar a imunidade dela. fica doente com muita facilidade e está na creche desde os 6 meses. tem algum spray ambiental que posso fazer??

  9. Ola, meu filho tem 1 ano e meio eh super inteligente mas nao desliga um minuto ele eh bem agitado e nervoso ( nasceu prematuro e sempre foi assim) gostaria que vc me indicasse qual oleo devo usar e como?!desde jah agradeço, adorei o site… Abraços

    1. Olá Giovana,
      No aromatizador ambiental pingue 2 gotas do óleo essencial de Lemongrass com um pouco de água.
      Este óleo essencial é fantástico quando usado em crianças, ele acalma e equilibra.
      Um abraço,
      Daiana Petry

  10. ola,dayana!

    sei que a altura dos bebes depende das estaturas dos pais, então, sabe se algum óleo estimula o crescimento do bebe

      1. Se me permite uma sugestão: o sono é um momento super importante para o cresscimento, então pode ser útil a LAVANDA para uma boa noite de sono! Sem dispensar acompanhamento médico se for o caso, claro!

        1. Oi, Beatriz.
          Sim, a lavanda é bem útil nesse momento. Desde que seja a lavanda francesa.
          Todas as outras tem mais tendência a agitar ao invés de acalmar o sono, em função da composição química.

  11. Bom dia!!!!! Meu bebe tem 1ano e 9 meses …. Qual Ã��Ã�© como usar um Ã��Ã�³leo essencial para melhorar as noites de sono dele?????Desde jÃ��Ã�¡ super obrigada BjosssAdriana

    1. Adriana, você pode usar o óleo essencial de Lemongrass no aromatizador ambiental.
      Apenas 2 gotinhas com um pouco de água é o suficiente e recomendado nesta idade.
      Você encontra o óleo e o aromatizador ambiental elétrico na loja virtual da Harmonie, acesse http://loja.harmoniearomaterapia.com.br/
      Abraço,
      Daiana Petry

  12. Eu utilizo 1 gota de óleo essencial de hortã pimenta na nuca para aliviar o congestionamento nasal, posso utilizar desta mesma forma em um bebê de 1 ano de idade?

    1. Olá Carina, como vai?
      Os óleos são bastante fortes para crianças. O mais aconselhável é que você utilize o óleo no difusor ambiental de tomada.
      Abraço!

  13. Olá,
    Gostaria de saber qual OE eu poderia usar no aromatizador de ambiente à noite para aliviar o congestionamento nasal de uma criança de 6 anos. É possível deixar o aromatizador ligado durante toda a noite?

    1. Oi, Lia! Você pode utilizar o óleo essencial de limão siciliano ou tahiti. Use em torno de 5 gotas do óleo essencial com água no aromatizador elétrico. Pode deixar ligado durante a noite, sem problemas.

  14. Olá,
    Obrigada por compartilhar tantas dicas.
    Minha filha de 6 anos é insegura, tímida, chora com muita facilidade, medrosa, sinto nela a falta de entusiasmo que as crianças nessa fase tem. Preciso ficar em cima para realizar tudo ( comer sozinha, fazer tarefa, trocar de roupa, organizar seus brinquedos ) É muito criativa, sua imaginação a leva para as alturas, num passe de mágica um grão de arroz vira brinquedo durante o almoço.
    Peço de coração sua indicação de óleos essenciais…

    1. Samira, um óleo que pode ajudar muito ela é o de bergamota. Use em um colar difusor, uma gotinha por dia. A bergamota traz segurança, auto-confiança, alegria, entusiasmo para fazer as coisas. Faça o tratamento para ela diariamente por uns três meses e você perceberá uma ótima diferença. E os óleos cítricos são muito bons, não tem contra-indicação (só cuide muito para que ele não entre em contato com a pele, é um OE fotossensível, queima a pele)
      Depois conta pra gente como foi. =)

  15. Olá!
    Preciso de indicação de OE repelentes de insetos para bebês pequenos e gestantes e para aliviar a coceira, quando picados.

    Outra ajuda que preciso, mas agora para o ambiente… alguma indicação de OE para espantar formigas?

    Gratidão!

    1. Oi, Vanessa. Para bebês e gestantes os únicos OEs recomendados para essa finalidade são os de lavanda e patchouli, não são os mais potentes, mas são seguros. Utilize 3 gotinhas de um deles ou uma mistura dos dois no difusor de ambiente.
      Para aliviar as picadas, aplique uma gotinha do óleo essencial de lavanda na ponta de um cotonete e aplique na região.

      Formigas são repelidas com os óleos essenciais de cravo e laranja. Você pode colocá-los em um spray com álcool de cereais e água, e aplicar onde achar necessário. Ou colocar em um potinho farinha de trigo, 100g de farinha, 10 gotas de óleo essencial de cravo e 20 gotas do óleo essencial de laranja. Agite muito bem, e aplique o pó onde for o caminho das formigas.

  16. Bom dia!!!
    Me deparei com seu site fazendo pesquisa sobre óleos essenciais para crianças. Minha filha (3 anos e meio) é extremamente falante, articulada, desinibida, porém está com um tique nervoso de pigarrear ao falar. Muitas vezes. Gostaria de saber qual óleo seria o ideal é como usar no dia a dia. Muito obrigada!!!

    1. Oi, Nancy.
      Esses tiques podem ter várias causas possíveis, seria bem interessante levar a sua filha para uma consulta com um aromaterapeuta, que irá conversar com ela e se aprofundar nas causas.
      Enquanto isso, use com ela o óleo de bergamota. Uma gotinha por dia no colar difusor.

  17. Olá meu menino de 11 anos tem rinite muito forte. Uso 1 gota de eucaliptus globulos friccionada nos pulsos e inalada ao deitar. Existe outro melhor para auxiliá-lo.
    Meu outro menino é bastante agitado e uso da mesma maneira acima, só que 1 gosta de lavanda…….seria melhor no aromatizador elétrico?

    1. Oi, Kelly. Os óleos essenciais são muito concentrados. O Eucalipto, por exemplo, não deve ser usado puro sobre a pele, principalmente em crianças.
      Nesse caso é bem difícil te indicarmos “o melhor óleo”. A rinite pode ser ativada por vários tipos de processos, desde o ambiente até fatos da infância, e há óleos essenciais para cada um desses casos. O eucalipto via de regra é muito bom para essa finalidade, você pode alternar também com o óleo de pinho. Mas não faça o tratamento dessa forma, é muito pesado. Use em difusor pessoal, o colarzinho, ou em aromatizador de ambiente.

      E evite que seu outro filho, o agitado, esteja nesse ambiente aromatizado com eucalipto. O eucalipto pode ser muito estimulante pra ele, e influenciar o seu sono. Com ele, comece o processo uma hora antes de dormir, desligando aparelhos luminosos como tv e celular, diminuindo o ritmo, tomando um banho morno ou um chazinho, e você pode aromatizar o quarto dele ou pingar uma gotinha de lavanda no travesseiro. Esse óleo essencial não interfere no tratamento do outro, então aqui não tem problema se seus dois filhos dormem no mesmo quarto.

  18. Olá tenho dois filhos um de 2 anos e um de 6. O de 2 sempre dormiu bem mas desde há 2 meses acorda 3 a 4 vezes e só volta a adormecer comigo e na minha cama. Usei lavanda mas parece que nele tem o efeito contrário. Que aconselha para uma noite de sono contínuo?
    E para excesso de produção de ranho para ambos? É que normalmente começam assim e depois termina em infecções superiores por não conseguir parar o ranho.
    O meu filho de 6 está a ficar mais rebelde julgo pelo espaço ocupado pelo irmão. Falamos muito mas a frustração parece estar sempre lá. Que aconselha?
    Muito grata

    1. Oi, Sara.
      O óleo essencial de lemongrass pode ajudar ambos. Ele traz aconchego e faz com que os pequenos consigam relaxar, se sentir seguros e acolhidos, e isso muda sutilmente toda a dinâmica da casa.

  19. Oi Kelly. Meu filho foi diagnosticado com sinusite, está com febre há 2 dias. Está com tosse carregada, secreção saindo pelo nariz e reclamou de dor na cabeça. A pediatra passou antibiótico e corticoide, mas não consigo dar remédio pra ele por nada (já tentei a força, ele vomita. misturar em suco ou iogurte sem ele saber, ele sente o gosto diferente e não toma. já conversei, ameacei, etc). Tem algum OE que eu possa usar para sinusite? Gratidão pela ajuda.

    1. Oi, Fernanda.
      Podes usar o óleo essencial de manjerona no difusor de ambiente.
      Ou colocar 5 gotinhas da manjerona em 30g de algum óleo vegetal, e passar no peito da criança.
      USe essas indicações para sinusite DESDE QUE A CRIANÇA TENHA MAIS DO QUE 2 ANOS.

  20. Olá, adorei este site. Gosto muito dos OE. Tenho um filho de 6 anos a tem bronquite alérgica e o tempo não pode mudar q ele fica muito mal, tosse e logo começa os antibióticos. e uma menina de 3 anos q tb ta ficando gripada constantemente.Uso 4 gotas de hortelã e 2 de lavanda no difusor. Tá correto?

    1. Oi, Ane. O óleo essencial de hortelã não é indicado para crianças de até 6 anos, mesmo no difusor de ambiente.

      Podes substituir por 3 gotas de manjericão e 3 de lemongrass (ou lavanda).
      Outra possibilidade de tratamento é o difusor pessoal (colarzinho) com uma gota de óleo essencial de limão (pode ser o siciliano ou o tahiti). Coloque na criança pela manhã e mantenha no pescoço durante todo o dia. Cuide apenas para que o óleo de limão não encoste na pele, porque é fototóxico.

  21. Bom dia!!!
    Minha filha tem 7 anos e tem renite diária, seja por mudança de temperatura e até mesmo de situação de stress ou anciedade a renite ataca , faz tratamento homeopático que deu ótimo resultado quando a asma mas a renite persiste…pode me indicar por favor um óleo e a melhor forma de usá-lo…
    Desde já muito obrigado

    1. Oi, Suzane.
      Ela pode usar o óleo essencial de cedro e o de pinho.

      O OE de cedro pode ser de uso constante no difusor pessoal (colarzinho), uma gotinha pela manhã e mantém o aroma por todo o dia. E o pinho pode usar no difusor de ambientes quando ocorrerem crises mais fortes.
      Em épocas de rinite forte pode usar uma gotinha de pinho junto com o cedro no difusor pessoal (mas procure não usar assim todos os dias).

  22. Eu trabalho com Produtos Fitoterápicos mais humildemente e estudando mais faço 100% Artesanais e gostaria de receber o que tiver de Aromaterapia pois amo pros demais e pra família tenho netas e gosto muito da natureza e o que ela nos proporciona e tmb para fazer a nossa parte salvá-la e amá-la mais . Grata

  23. Olá! Tenho uma filha de 1 ano e comecei a usar lavanda no intuito de que ela começasse a dormir a noite toda e tem dado resultado. E gostaria de saber se tem algum O. E. para birras/teimosia… Obrigada e parabéns pelo ótimo trabalho e por compartilhar todas as informações seja no site ou no YouTube.

    1. Oi, Karen.
      O óleo essencial de lemongrass pode ajudar tanto com a teimosia quanto com a questão do sono, associado com a lavanda. =)

  24. Olá! Meu filho tem 3 anos e começou a ir na escola há pouco tempo. Tenho um difusor de aromas daqueles de tomada, e tenho utilizado 2 gotas do OE de lavanda diluído em um pouco de água para dormir melhor. Gostaria de saber se posso adicionar o OE de melaleuca para ajudar na imunidade dele? O quarto dele fica fechado, tem algum problema dormir a noite toda inalando esses óleos? Obrigada.

    1. Oi, Elaine. Teatree no difusor de ambiente não é muito legal nesse caso.
      Pode continuar a lavanda. Está ótimo assim.
      Sugiro usar nele durante o dia o difusor pessoal (colarzinho) e alternar, um dia uma gotinha de óleo essencial de lemongrass (capim limão), outro dia de limão siciliano.
      Com isso ele irá se sentir mais seguro e acolhido na escola, vai aumentar a imunidade e até criar uma barreira para piolhos e fungos.

  25. Boa noite!!!Adoro OE, uso bastante e tem.me ajudado muito!!Meu filho de 11 anos já utiliza o lemongress a noite na sola do pé como indicou a aromaterapeuta!!!!
    Ele anda bastante medroso, com pensamentos negativos e inseguro!!!Gostaria de saber se está correta a forma como uso o lemongrees e se o cedro pode me ajudar com a questão emocional de medo e insegurança!!!Obrigada!!

    1. Oi, MArina. Sim, o lemongrass é ótimo para esses casos, e pode adicionar o cedro também que ajudará na estrutura.

      Além de usar de noite, pode fazer essa massagem nos pés antes de sair para a escola também. E fazer como um ritual de preparação, inserir esse contato físico, sensação de proteção e aconchego, uma conversa estimulante.

  26. Cris, você deve ser um anjo! Espalhando esse conhecimento e acolhendo as mamães em suas dificuldades com os pequenos! Parabéns, nota-se que ama o que faz! Estou louca para fazer um curso com vocês em Floripa. Espero ter o prazer de te conhecer. Abraço.

    1. Oi, Beatriz. Venha conhecer a gente!
      Nós da Equipe Harmonie temos esse compromisso de levar informação séria e possível a quem precisa, com muita responsabilidade e carinho. Que bom que está dando certo.
      Ah, me encheu de satisfação esse comentário. =) Obrigada.

  27. ola sou do japao,e me cadastrei no do terra,mas tem oleos que li nos comentarios que nao tem no meu catalogo,esse limao que vc fala aqui no japao so tem um tipo,minha filha tbm tem defict de atraso,eu acho que ela tem tdah,ela tem 7 anos,que tipo de oleo essencial,vc indica pra ela!?e formas de uso?

    1. Oi, Ester. Qual a espécie de óleo essencial de limão a que tens acesso aí?

      Outra possibilidade maravilhosa é o óleo de vetiver. Esse tem por aí também?

  28. Olá me interessei pelo assunto. Meu filho tem 8 anos e tem dificuldade na escola em relação à compreensão, é bem lento de entendimento. Que óleo seria ideal na escola? Teria como passar na sola dos pés?

    1. Oi, Raphaela. Seria legal investigar mais a fundo essa questão do seu filho. Ele é lento porque é distraído, conversa demais, ou se esforça e parece que as sinapses de pensamento são mais lentas? Ele tem problemas de convívio?

      Um óleo coringa nesse caso é o vetiver, que traz a atenção para o momento, ajuda a focar no processo e traz clareza de pensamentos. Podes usar ele a 2%, em um creme ou óleo vegetal, e passar nos pés da criança antes de ir para a aula.

  29. Ola! Pesquisando sobre OE cai aqui rs
    Adorei o conteudo!
    Gostaria de 3 indicações se possivel (quais oleos e como usar)
    1. Sono mais tranquilo
    2. OE para tosse, congestão nasal devido mudança de temperatura
    3. Imunidade em crianças pequenas

  30. Olá minha filha tem 8 anos e não dorme bem , qual oleo pode ajuda la ? E qual oleo posso colocar no difusor pessoal para a escola ? E para utilizarmos em casa para rinite ? Obrigada

    1. Oi, Regina. A lavanda é bem legal para essas questões de sono. O lemongrass também, mas é mais indicado se perceberes que essa dificuldade para dormir está ligada a alguma falta de confiança. Aplique em massagem nos pés, diluido em óleo vegetal ou um creme-base. Para 50g de base, 5 gotas do óleo essencial.
      Para a escola, depende do objetivo. Ela é mais retraída? Conversadora? Gosta de ir pra lá ou prefere ficar em casa?
      Pra rinite, um OE legal que pode ser usado por ela também é o de limão.

  31. Olá, amei o site!! Usei 3 gotas de um blend de óleos (lavanda, laranja, sândalo) em 400ml de água no umidificador/difusor e deixei ligado por 3 horas no quarto do meu filho de 2a e 6m e ele dormiu super bem mas acordou sem disposição, “molinho”, e antes do almoço quis dormir novamente. Será que exagerei na quantidade ou essa resposta inicial é normal? Obrigada ?

    1. Oi, Raquel. Esses são óleos bem calmantes mesmo. E as crianças assimilam com mais facilidade do que os adultos.
      Mas a quantidade de gotas está ok. O que podes fazer é usar um desses óleos essenciais de cada vez, para entender o comportamento da criança com cada um deles, e tentar ir equilibrando essa dosagem.

    1. Oi, Raquel. Por nada.
      Aromaterapia é coisa séria, ainda mais quando tratamos crianças. Qualquer dúvida volte a perguntar. =)

  32. Olá
    Boa noite

    Meu filho tem 2 anos e 9 meses e ultimamente ele anda muito chorão. Para tudo ele chora , quer conseguir tudo mais base do choro.Qualquer coisa ele chora. Principalmente pra ir na creche é uma choradeira sem fim.
    Tem algum óleo essencial que posso estar utilizando ?
    Obrigada

    1. Oi, Suelen.
      O fato de ele chorar para ir para a creche pode demonstrar que ele não se sente seguro lá, ou não fica confortável naquele ambiente.
      O óleo essencial de lemongrass pode ajudar nesse caso.
      Faça um creminho com 30g de base neutra e 6 gotinhas de óleo essencial de lemongrass. Faça com esse creme uma pequena massagem nos pezinhos da criança antes de ir para a creche. Aproveite esse momento para fortalecer os laços de confiança entre vocês. Isso dará a sensação de aconchego e proteção, e ele se sentirá mais tranquilo para enfrentar as situações.

  33. Olá gostaria de indicação para aumentar a imunidade e abrir apetite. Minha filha tem um ano e 7 meses e não come quase nada e está na creche mas falta muito porque vive tendo tosse e inflamação na garganta. Gostaria de parar com antibióticos.
    Obrigada! Por enquanto tenho em casa capim limão, cedro e limão saliciano

    1. Oi, Edvânia.
      O óleo essencial para ela é o de bergamota. Use uma gotinha todas as manhãs no difusor pessoal dela, o colarzinho. Irá aumentar a imunidade e equilibrar transtornos de alimentação, que provavelmente são sintomas interligados.
      Não é um tratamento de uma semana, é preciso persistência por alguns meses para ir percebendo as mudanças.

  34. Olá meu filho tem 2 anos e 4 meses…
    Ele tem alergia…
    Quais óleos essenciais vocês indicam para ele…
    Para crise…
    E para prevenção…
    Desde já agradecida…???

    1. Oi, Camila.
      Um óleo essencial equilibrador, que ajuda a controlar alergias, diminui pruridos, trata questões respiratórias, aumenta a imunidade. Existe! É o óleo essencial de lavanda francesa.
      Podes aplicar no difusor de ambiente algumas gotinhas quando ele for dormir, para o fortalecimento.

      Sobre a crise, depende de como é o ataque. Fala aqui pra gente, vamos pensar em soluções.

  35. Olá! Boa noite!
    Meu filho tem 4 anos e fica um , dois dias sem evacuar e quando vai sai duro ou bolinhas. Quando comia mais fibras ficava um ou dois dias sem ir,mas quando ia fazia bastante cocô e normal. Agora, está mais seletivo para comer e não gosta de frutas e legumes. É bom sacrifício para comer esses alimentos e até o arroz e feijão. Só quer comer tranqueiras. O engraçado que ele não reclama de nenhuma dor de ficar sem evacuar.
    Nunca havia dado vermífugo para ele e dei há duas semanas,mas achei fortíssimo.
    Gostaria que me indicasse quais óleos essenciais poderei usar para ajudar a regular o intestino e qual poderia usar como vermífugo.
    Muito obrigada!

    1. Oi, Perla.

      Uma formulação que funciona bem para ajudar na evacuação:

      100g de creme base ou óleo vegetal carreador, fazer massagem em sentido horário.
      3gt Alecrim (estimula os movimentos peristálticos)
      7gt Manjericão
      10gt Laranja doce
      3gt Cardamomo (regulação alimentar) ou 3gt Erva doce (laxativo).

      E como falaste, a qualidade da alimentação é fundamental para saúde do sistema digestivo.

  36. Olá,
    Meu filho tem 2 anos e 10 meses, tem bastante dificuldade na fala, o que acaba atrapalhando também a interação com outras crianças. Apesar de dormir a noite toda, tem o sono bastante agitado, se mexe muito. É uma criança amorosa e esperta, mas é agitado, ansioso e tem dificuldade em focar em uma atividade. Há algum óleo que seja apropriado pra ele?

    1. Oi, Maria. Para mais centramento, no geral, o óleo essencial de vetiver é bem indicado. Podes fazer um creminho ou um óleo de massagem, 30g de base e 3 gotas do óleo essencial de vetiver, e ter um momento diário com ele para fazer essa massagem e já estimular mais o contato físico.
      Para o foco, durante o dia, colocar no difusor de ambiente o óleo essencial de limão pode ajudar (escolha momentos em que ele vai fazer uma atividade mais centrada, como desenhar ou brincar mais paradinho).
      Já para mais qualidade do sono, a lavanda no difusor de ambiente ajuda muito a trazer essa tranquilidade e acolhimento. Duas gotinhas do óleo essencial.

  37. Olá boa noite, estou amando e aprendendo bastante aqui. Conheci a poucos dias a Aromaterapia, e comprei OE Tea Tree e orégano. Tenho um filho de 7 anos e uma bb de 6 meses, gostaria de melhorar a imunidade deles, e a concentração do mais velho e o sono da minha bb, a noite ela dormi mas durante o dia….Desde já agradeço. Me fala tbm onde posso obter mais informações sobre aromaterapia.

    1. Oi, Daiane.
      Para melhorar a imunidade das crianças, invista no óleo essencial de limão. Use no difusor de ambiente, duas gotinhas, em um quarto onde eles vão estar por até uma hora. Para o mais velho, podes acrescentar uma gotinha de tea tree no difusor de ambiente. Para o pequeno ainda não.
      Orégano para nenhum dos dois, ele pode dar reações respiratórias muito fortes.
      Para melhorar o sono do bebê podes colocar duas gotinhas de óleo essencial de lavanda no difusor de ambiente.

  38. OI Cristiane. Sou farmacêutica e estou me interessando muito pela aromaterapia, especialmente agora que sou mãe de uma bebê de 6 meses. Ela começou a ir na escola é já começamos com febre e garganta inflamada. Estou passando melaleuca na sola do pezinho, mas estou perdida quanto a quantas vezes posso passar, e se posso passar misturado ao óleo de Coco na garganta dela para melhorar a inflamação. Desde já agradeço imensamente, e saliento que estou muito feliz em encontrar este site é as orientações de vcs.

    1. Oi, Franciele.
      Esses sintomas são normais pela falta de imunidade da pequena.
      Podes fazer, em 20mL de base (gel neutro, creme neutro, óleo vegetal) adicionar uma gotinha de tea tree, que já usas e uma gotinha de OE de lavanda. E aplicar nos pés sempre, como tens feito, para aumentar a imunidade e tratar pequenas inflamações que estejam já em processo. E podes usar também no peito da criança, em massagens, quando ela apresenta febre e garganta ruim, e posteriormente mantê-la bem aquecida e quietinha. Nos pezinhos, pode usar uma ou duas vezes ao dia. No peito e garganta, em momentos que ela está mais atacada, pode usar de três a quatro vezes.

      Sempre prestando muita atenção às reações, já que ela é tão pequenina ainda.

  39. Olá Cristiane!
    A minha filha já vai fazer 4 anos e tem muita dificuldade na fala, fala poucas frases completas. Ainda não aprendeu usar o banheiro sozinha (fazer o 2), é muito teimosa, faz birra, é muito agitada, hiperativa, chora por qualquer coisa… Se possível me dê uma orientação de qual óleo posso usar. Ficarei muito grata

    1. Oi, Maiza.
      Um óleo essencial que pode ajudar é a bergamota. Ela traz benefícios no sentido de melhorar a comunicação, a independência, estimular o foco. Procure pelo óleo essencial de bergamota que seja LFC, que garante que não há risco de queimaduras solares.
      O vetiver também é interessante, traz aterramento, empatia, noção do sistema que nos cerca.
      Podes fazer da seguinte forma: usar 30g de um creminho neutro específico para adição de óleos essenciais ou 30mL de um óleo vegetal como o de semente de uva. Adicionar 3 gotas de óleo essencial de vetiver e 3 gotas de óleo essencial de bergamota. Aplicar em massagem na sola dos pés e no peito.

      Para além dessa formulação, indico um acompanhamento com um aromaterapeuta de confiança, que irá acompanhar de perto a evolução da sua filha, e poderá fazer indicações mais específicas para ela. A aromaterapia pode auxiliar.

  40. Bom dia ! Parabéns, maravilhoso isso que vcs fazem ! Respondem nossas dúvidas, gratidão!!
    Sigo vcs no insta , mais gostaria de receber se possivel , mais informações sobre o uso dos óleos, cursos on line e etc.

    1. Oi, Andrea, obrigada!
      Sobre os cursos, temos sempre as datas atualizadas na lojinha virtual.
      Nosso serviço de envio de emails ainda não está a todo vapor, então o site é o melhor lugar para se informar.

  41. Boa noite,
    posso usar óleo essencial de alecrim para tosse no meu filho de 4 anos? Tenho o óleo essencial de alecrim e óleo de amêndoas doce em casa!!

    1. Oi, Camila. o óleo essencial de alecrim não é recomendado até os seis anos. Ele possui componentes que podem causar sensibilização e alterações respiratórias.

  42. Olá tenho duas filhas pequenas uma de 5 e uma de 2 anos e comecei a alguns meses a me interessar muito pela aromaterapia mas não sei se estou usando de forma correta, comprei um óleo que é uma mistura dos óleos de laranja, cravinho, casca de canela, eucalipto e alecrim, uso para aumentar a imunidade delas já que vão à escola e sempre tem muitos vírus circulando no ar, vira e mexe recebemos um e-mail de que há surto de algum vírus na escola e eu já fico super preocupada, então coloco no difusor de 200ml de água 3 gotas desta mistura de óleos a noite perto da hora de dormir, também misturei 30 gotas em 60 ml de óleo de uva e massageio nos pés delas todos os dias antes de dormir, está certo? Você acha o suficiente para elas ficarem protegidas? Além disso quando eu saio do trabalho e pego elas na escola assim que chegamos em casa é tanto choro, tanta birra, tanta teimosia que precisava tranquilizar o ar e acalmar os ânimos, o que pode ajudar? Além de eu e minha filha mais velha sermos bem ansiosas! E eu não sei por quanto tempo o aromatizador pode ficar ligado. Agradeço imensamente se puder nos ajudar com seus conhecimentos tão valiosos para mim, eu acredito muito na aromaterapia, obrigada!

    1. Oi, Fernanda. Canela, eucalipto, cravo, alecrim, são todos óleos essenciais que possuem algumas restrições (podem causar desequilíbrios respiratórios, estimular convulsões, entre outros problemas). Então não indicamos eles para uso em crianças, a não ser que seja algo pontual e acompanhado de perto por um aromaterapeuta.
      Para estimular a imunidade dos pequenos há outras opções que não tem contraindicações assim sérias. Como o óleo essencial de limão e o de tea tree. Podes colocar no difusor de ambiente duas gotinhas de limão e uma do tea tree.

      E a questão da massagem nos pés poderia ser um estímulo em um momento diferente do dia, para que não fique toda a absorção de OEs concentrada em algumas horas do dia.
      E mais um detalhe, essa misturinha que fizeste ficou muito concentrada. O máximo indicado para crianças, nessa situação, é 12 gotas para 60mL de base, que daria 1%

        1. Oi, Fernanda. Teatree, laranja e lavanda são OEs que vão fazer bem essa função. Escolha um ou dois deles e faça aquela diluição.
          O limão fica de fora aqui porque é fotossensibilizante.

  43. Oi bom dia minha filha e autista tem 5 anos… o desenvolvimento dela com as terapias está sendo bom a fala com a fono já melhorou muito já fala frases e tem contexto.na TO já melhorou as sensibilidades .. na psicóloga precisa melhorar as emoções e na psicopedagoga melhorar o foco é concentração para desenvolver… quais óleos para foco concentração e emocional muito agitada.obrigada

  44. conheci a aromaterapia há pouco tempo e tenho tentado aprender um pouco, principalmente para cuidar dos filhos de 5 anos e 1 ano e 8 meses.

    O maior é extremamente ansioso, roe unha puxa pele dos lábios até virar ferida, além de ter dificuldade para se alimentar e ser bem nervoso. já o menor constantemente tem problemas respiratórios e precisaria melhorar a imunidade . Já tenho alguns óleos essenciais em casa e me indicaram fazer um mix e colocar no difusor de aromas, colocando Lemongrass, limão siciliano e bergamota. É um bom caminho? Para a ansiedade e nervosismo do maior tenho feito massagens com lavanda e óleo de amêndoa nos pés. Tenho em casa o tea tree também, seria interessante acrescentar ele para melhorar a imunidade e parte respiratória?

    1. Oi Rodrigo, a escolha dos óleos essenciais está adequada e interessante sim! Vale seguir a recomendação recebida. Só atente se a bergamota que você possui é prensada a frio com furanocumarinas ou é LFC (livre de furanocumarinas). Temos em nosso site as duas opções e a LFC é segura para uso durante o dia e exposição ao sol. Confira no rótulo antes de utilizar ok?
      Se houver necessidade de aumento da imunidade, vale utilizar uma dosagem bem baixa de tea tree junto a lavanda e óleo vegetal. 😉

      1. Eu poderia passar o óleo de amêndoa com lavanda nos lábios para ajudar a cicatrizar as feridas das peles que ele arrancou? No caso da imunidade do menino de 1 ano e 8 meses uso o tea tre em massagens ou no difusor?

        1. Oi Rodrigo, recomendo utilizar o óleo de andiroba sem óleos essenciais. A cicatrização será bem rápida.
          E no caso de imunidade, podes usar o olíbano que é seguro e excelente para imunidade. Pode utilizar através de aromatização ambiental.
          Se você tem apenas o tea tree e deseja usa-lo recomendo testar a sensibilidade da criança antes, pois ele é um óleo irritante para peles sensíveis ok?

  45. Olá, tenho uma filha de 5 anos que começou a apresentar alergia à ácaros e as mudanças de temperatura, provocando sinusite e bronquite. Gostaria de acabar com os antibióticos e corticoides, os preventivos não estão funcionando e o custo em medicamento cada vez mais elevado. Me interessei muito pela aromaterapia e não sei por onde começar. Já li diversas matérias e estou cada vez mais confusa . Mas acredito que cada caso é um caso, e gostaria de ajuda nesta situação!

    1. Oi Suen, você pode iniciar utilizando óleo essencial de louro com olíbano. Utilize no quarto através de aromatizador ambiental ou então no difusor pessoal uma gota de cada. Estes dois óleos serão seguros para sua filha, além de proporcionar um aumento da imunidade e redução de alergia respiratória. Depois escreva para contar os resultados 😀

  46. Daiana, que delícia ler seus posts! Parabéns!!!! Estou iniciando no mundo da Aromaterapia pois decidi mudar o jeito como eu conduzia a minha saúde e a de minha família. Já tenho uma “farmacinha” com vários óleos essenciais… Tenho ravintsara, lemongrass, olibano, lavanda, tea tree, eucalipto globulus, menta, laranja doce….
    Tenho um bebê de 10 meses… Faço sinergias para serem usadas no banho na creche que ele frequenta… O que vc me sugere com o intuito de melhorar a imunidade, principalmente? Ele é um bebê atópico, e tenho conseguido controlar as crises respiratórias com óleos…

    1. Oi Carolina, obrigada pelo feedback! Recomendo olíbano! Alguns dos que você possui não são recomendados para bebês. Vale conferir as precauções antes de usar com ele 😀
      E uma excelente jornada de autocuidado com a aromaterapia. Adianto que é um caminhar sem volta rs

  47. Olá!
    Sou nova nesse universo dos óleos essenciais e estou encantada com tudo o que tenho lido sobre o assunto.
    Tenho um menino de 7 anos e uma menina de 9 anos.
    Ela é muito boazinha mas ele anda bem agitado (não para quieto) , teimoso e medroso também.
    Quais óleos essenciais eu poderia usar para trazer mais calma para ele?
    Eles dividem o quarto. Há algum problema quanto a minha menina?
    Muito obrigada desde já

    1. Oi Carolina, uma dica é usar o lemongrass e bergamota no aromatizador ambiental. Use regularmente por 30, 60 dias ;D

  48. Conheci a aromaterapia há uma semana e estou apaixonada sobre o assunto.
    Eu simplesmente amo esse tipo de terapia “alternativa” pois é natural e não agride o corpo como remédios, pois trata o indivíduo como um todo.
    Gostaria da sua ajuda para o meu filho de 7 anos.
    Ele sempre foi uma criança ativa mas ultimamente ele está muiiiiiiito ativo. Sério! Não para um só momento, está sempre aprontando. Inclusive na escola que é um ambiente que precisa de foco e atenção.
    Ele anda brigando muito com a irmã mais velha, de 9 anos.
    Comigo e com meu marido ele anda teimoso, desobediente e não aceita repreensão.
    Não sei por onde começar! hahahahahaha
    Quais óleos essenciais eu poderia usar para ajudar a acalmá-lo, dar foco e atenção?
    Obrigada!

  49. Daiana, sinto segurança nas informações aqui fornecidas, tem me ajudado muito, estou inciando na Aromaterapia, estou simplesmente apaixonada. Comecei a Jornada da Independência e estou compartilhando com os amigos minhas experiências e os videos de vocês … agora uma ajudinha, rsrsrs…meu sobrinho tem 4 anos, uma criança muito intelegente, organizado e observador, é filho único e na maior parte do tempo é carinhoso com as pessoas, mas quando contráriado fica totalmente agressivo e inclusive chega a bater independente do tamanho do seu “contrariador”, tem dificuldade em falar, acredito que essa agressividade acontença em virtude disso. Por favor, além do OE de Lemo grass e Lavanda para ele e Gerânio para os pais. Qual outro óleo poderia ser usado? Gratidão a Você e a toda equipe Harmonie. Sucesso++++++!

  50. Olá, estou descobrindo o poder dos óleos essenciais, mas sei que existem muitas restrições em relação ao uso, tenho 2 filhas, 1 de 9 anos que precisa de um óleo indicado para aumentar a concentração e diminuir irritabilidade. Tenho 1 filha de 1 ano e 5 meses, entrou na creche e vive doentinha, tenho utilizado, lavandim para acalmar pq não dorme bem, limão e eucalipto radiata qdo está com tosse e congestão nasal, está bom ou tem melhores opções? Agora está com um surto de virose que causa vômitos e diarreia, tem alguma indicação para prevenção?

    1. Oi Renata, não recomendo usar lavandim com crianças abaixo de 6 anos. É um óleo essencial rico em canfora que pode estimular demais o sistema respiratório dela. E vale reforçar que lavandim é um óleo essencial estimulante e não calmante.
      Recomendo usar camomila romana para irritaçã, sono, e tosse. Além disso Camomila-romana aumenta imunidade.
      Para concentração limão siciliano no ambiente é uma excelente opção sim!

  51. Olá, minha filha tem 3 anos e estou com muita dificuldade no desmame. Já tentei o desmame gentil, diminuindo as mamadas menos importantes, mas ela voltou a pedir insistentemente. Já tentei fazer “trocas”, oferecer recompensa, mas não deu certo. Ultimamente não consigo me sentar perto dela, brincar, pois pede o Tetê e chora até ganhar. Ela vai na escolinha e nos últimos dias chorou e pediu que quer ficar em casa.
    O comportamento dela é ótimo quando está com outras pessoas, mas fica difícil quando estou por perto.
    O que posso utilizar, e como?

    1. Oi Mariana, podes utilizar no aromatizador de ambientes lemongrass com cedro atlas. Irá ajuda-la a ir despreendendo da hora do mamar. 😉

    2. Boa noite,

      Meu filho de 5 anos ultimamente está bem nervoso e agitado, me falaram que o lemongrass na sola do pé é ótimo.

      Poderia me informar se isso ajuda? E vocês tem no site ?

      1. Oi Danusa! Tudo bem?
        Sim, você pode diluir 03 gotas do óleo essencial de Lemongrass em 30 gr de creme de base neutra ou 30 ml de óleo vegetal de sua preferência, e aplicar nos pés.
        Com certeza irá ajudar muito!
        Você encontra os nossos produtos no nosso site: https://harmoniearomaterapia.com.br/
        😉

  52. Olá, minha filha teve 3 dias de febre alta (chegou a 39.2), tem muita tosse e a médica disse q está com muito catarro. Ela está no 2 dia de antibiótico, mas gostaria de saber se tem algum OE que eu possa misturar com óleo vegetal para fazer massagem no peito e costas dela, para que possa ajudar nesse processo. Ela tem 2 anos e meio. Obrigada

    1. Oi Monique! Tudo bem?
      Para a febre, você pode utilizar os óleos essenciais de: Camomila Romana, Tea tree e Lavanda. Pingue uma gota de cada óleo essencial em 200ml de água morna. Umedeça o pano e aplique nos pés como compressa. Deixe agir por 15 minutos, e repita a aplicação.
      Para tosse e catarro, você pode utilizar: 30 gr de Base de creme neutro ou 30ml de óleo vegetal de Copaíba, e diluir de 3 a 5 gotas do óleo essencial de Cedro e aplicar na região das costas, peito e pés.
      😉

  53. Olá, foi diagnosticado ao meu filho mais novo de 8 anos um quadro depressivo, tem problemas de socialização na escola e ao sabe o lugar que ocupa no seio da família. Ele também é asmático e um amor de menino.
    Está a ser seguido pela psicologia, pedopsiquiatria e estou com receio de o quererem medicar… O que posso utilizar com Ele?

    1. Oi Cristina, sugiro consultar uma aromaterapeuta na sua cidade, para que a profissional possa acompanha-lo e dar todo suporte necessário viu? Me sinto mais tranquila em saber que ele terá um acompanhamento e não usará apenas a indicação aqui sugerida.
      Para a situação que você informa usaria Bergamota LFC e Cedro Atlas no difusor pessoal para auxiliar nessa fase de socialização e depressão. 1 gota de cada no difusor pessoal por dia será de grande valia. Sugiro o uso por 30, 60 dias. Espero ter auxiliado de alguma forma! Na torcida pela melhora dele. Abraço.

  54. Olá, tenho ansiedade e praticamente todos os dias sinto dor de cabeça, qual óleo você me indica? E como usar? Também gostaria de receber e-mails, obrigada!

    1. Oi Tânia, tudo bem?
      É difícil afirmar qual a melhor escolha, pois existem diversos óleos essenciais que auxiliam em quadros de ansiedade. O que os diferenciam são suas características vibracionais e emocionais, que auxiliam em causas distintas da ansiedade. Seria interessante consultar com um Aromaterapeuta, para que o profissional possa lhe dar um direcionamento e o suporte necessário.

      Um óleo essencial muito conhecido e utilizado dentro da Aromaterapia por sua ação ansiolítica é o óleo essencial de bergamota.
      Temos uma publicação muito interessante sobre este óleo, onde explico um pouquinho sobre seus benefícios emocionais.
      Veja se estes benefícios se encaixam dentro dos seus sintomas ou se trazem algum sentido para você. Vale a pena a leitura:
      http://harmoniearomaterapia.com.br/blog/bergamota-o-oleo-essencial-do-bem-estar/

      Beijo!

  55. Olá!
    Meu filho tem 5 anos, é bem agitado, ansioso (rói as unhas), desobediente e ultimamente vem demonstrando bastante insegurança com relação às atividades escolares.
    Quais óleos podem ajudar? Não sei mais o que fazer 🙁

    1. Olá Fabiana, dois óleos essenciais que podem auxiliar bastante neste processo é o lemongrass e bergamota. Utilize através de aromatizador ambiental todos os dias, pelo período de 30, 60 dias. =)

  56. Ola, tenho uma filha de 7 anos bem ansiosa, em situações de stress rói as unhas e tem tiques de piscar os olhos. Estou usando o balance no aromatizador, devido a sua falta de concentração nos estudos. Qual oleos vc indica para o caso dela de tiques e ansiedade?

    1. Olá Larissa, sugiro óleos que promove calma, tranquilidade e que ofereçam sensação de amparo, acolhimento como lemongrass, ylang ylang.

  57. Oi bom dia!! ?
    Com esta onda do corona vírus, quais óleos essênciais tu indicas para crianças que estão frequentando a escola , para adultos e como usá-los??
    Bjoo

    1. Oi Marcia,
      Para aumento da imunidade pode utilizar o tea tree no difusor pessoal como também no sabonete líquido. =)

  58. Oii, adorei as dicas e gostaria de receber e-mails com mais dicas e conteúdo sobre óleos essenciais e bebes/crianças… tenho um bebe de 2meses, e estou iniciando com os óleos essenciais aqui em casa…

    Abraço.

    1. Olá Dayane, obrigada pelo carinho. Vale acompanhar também nossas redes sociais, estamos sempre disponibilizando novos conteúdos. 😉

    1. Oi Dennyse, vale ficar atenta ao nosso Instagram também. Estamos sempre fazendo novas atualizações. =)

Os comentários estão desativados.