Artigo: Intervenção Aromaterapêutica para Gerenciamento do Estresse em Profissionais da Saúde

* Por Valéria Gaio 
Resumo do Trabalho de Conclusão do Curso Online de Formação em Aromaterapia Integrativa da Harmonie Aromaterapia. 

     

O estresse ocupacional e o esgotamento profissional são fatores apontados na literatura como frequentemente presentes entre profissionais de saúde. As suas consequências negativas podem afetar tanto a saúde destes profissionais, quanto a qualidade dos seus serviços prestados.

O profissional começa com uma constante e progressiva situação de fadiga, dores musculares e ósseas, insônia, cefaleia, enxaqueca, inquietações gastrintestinais, imunodeficiência, desordens cardiovasculares, distúrbios respiratórios e disfunções sexuais. Em relação ao nível psicológico diminui atenção, perda de memória, lentidão do pensamento, solidão, irritação, sentimento de impotência, baixa autoestima e desânimo, o que pode levar a dependência de medicamentos.

A aromaterapia surge como uma proposta de intervenção complementar para tratamento desses sintomas, pois através dela é possível tratar distúrbios físicos e psicológicos.

Os óleos essenciais (O.E) escolhidos para esta intervenção foram: O.E de Bergamota, O.E de Lavanda e o O.E de Laranja Doce.

O.E de Bergamota promove equilíbrio emocional, reduz tensões corporais, emocionais e energéticas. Poderoso antidepressivo e ansiolítico é eficaz na redução de estresse. O OE de Lavanda é calmante, analgésica e sedativa. É eficaz nos casos de estresse, insônia, esgotamento físico e mental, proporcionando o alívio de dores de cabeça e/ou no corpo. O OE de Laranja Doce promove vitalidade, pensamentos positivos e auto-confiança.

O estudo foi aplicado em 5 profissionais da saúde do Lar de Idosos São Vicente de Paulo no Paraná. Os participantes responderam a um questionário inicial para detectar o nível de estresse e que serviu para controle e análise de resultados.

Ao longo de 2 semanas, foram realizadas 2x por semana uma prática de relaxamento guiada com o O.E de Bergamota. E para uso diário foi recomendado o uso de um creme com O.E de Lavanda e Laranja Doce na concentração de 2% para uso tópico nos pés, abdômen (plexo solar), testa e têmporas antes de dormir. Após as intervenções os participantes responderam novamente o questionário para verificar se houve efeito positivo sobre o nível de estresse destes profissionais.

            Resultado do questionário aplicado, antes e após a intervenção:

Intervenção Aromaterapêutica para Gerenciamento do Estresse em Profissionais da Saúde
                            

Percebe-se que antes das sessões de relaxamento as participantes apresentaram grau de estresse moderado, levando-se em conta o escore aplicado no questionário.

Após as sessões de relaxamento as participantes ainda se encontram em estresse moderado de acordo com a classificação utilizada, porém o grau de estresse diminui significativamente durante essas duas semanas em que foram realizados os relaxamentos. As participantes relataram que a qualidade do sono melhorou, perceberam-se mais calmas e tranquilas, os episódios de dor de cabeça diminuíram e perceberam-se mais dispostas para a realização das atividades diárias em relação aos meses anteriores.

Conclui-se que a aromaterapia aliada ao relaxamento guiado torna-se uma prática complementar muito eficaz para gerenciamento e controle do estresse.

      

Valéria Gaio,  Pedagoga formada pela UFPR  e Fisioterapeuta formada pela PUC -PR

* Valéria Gaio,  Pedagoga formada pela UFPR  e Fisioterapeuta formada pela PUC -PR.  Lecionou durante 9 anos em escolas particulares do Ensino Fundamental de Curitiba e há 8 anos atuando como fisioterapeuta, em uma Clínica de Fisioterapia. Em busca de uma alternativa natural e complementar para ajudar os pacientes, no alívio da dor, encontrou a Aromaterapia. Foi amor à primeira vista.

Realizou o curso de formação em Aromaterapia Integrativa, na Harmonie Aromaterapia,  e o Curso em Aromanidra (Relaxamento para Gerenciamento do Estresse) na Casa May.
Utilizando os novos conhecimentos, tem ajudado muitos pacientes, não apenas no alívio das dores físicas, mas também nas dores emocionais.

Contatos: facebook.com/valeria.gaio 
Instagram: @valeria_gaio
Email: [email protected]

     

Para saber mais sobre o nosso Curso de Formação em Aromaterapia Integrativa, clique aqui.