Chakra Plexo Solar – o Terceiro

O plexo solar é o terceiro chakra, e localiza-se na região logo acima do umbigo. E está relacionado com as emoções.

Esse chakra é a porta que reúne informações, sentimentos e percepções, e depois os espalha, movimentando todo o corpo. Diz muito sobre a personalidade do indivíduo.

Ah, essa postagem faz parte da série Chakras & Aromaterapia, que preparamos especialmente para você. Se chegou agora, comece por aqui.

De forma geral, há certas características que nos dão pistas sobre desequilíbrios nesse chakra. Sempre é necessário olhar a pessoa integralmente ao fazer esse tipo de análise. Porém podemos prestar atenção em alguns pontos-chave:

  • Uma pessoa autoritária, ou que é voltada para as emoções e prazeres imediatos possivelmente possui alta energização desse chakra. O óleo essencial de lemongrass faz o contraponto necessário, acolhe, constrói a segurança para que o indivíduo não tenha a necessidade de ficar sempre demonstrando suas qualidades.
  • Quando o chakra plexo solar está enfraquecido, revela carência psicológica, baixo magnetismo, suscetibilidade emocional, rancor e a possibilidade de doenças crônicas. O famoso estômago alto, muitas vezes revela a personalidade de quem se doa demais, ou é muito permissivo com as pessoas de sua confiança, outra característica de falta de energia desse chakra. Para energizar o plexo solar, o óleo essencial indicado é o de bergamota. Ele incentiva a comunicação clara, e a conseguirmos falar as coisas que nos afligem. Nos dá controle emocional e trabalha o sentimento de rejeição.
  • Já quando precisamos de um reequilíbrio nesse chakra, o auxílio vem do óleo essencial de cardamomo. Ele ajuda a digerir situações emocionais e físicas, promove a energia vital e traz inspiração para o novo.

Segue um resuminho ilustrado:

Como usar a aromaterapia para o chakra plexo solar

Para utilizar os óleos essenciais no tratamento de chakras, há algumas formas diferentes de proceder.

Ao fazer isso em outra pessoa, as formas mais comuns são a imposição de mãos, o Reiki, ou as massagens no sentido horário sobre o ponto. No caso do terceiro chakra, faça a massagem na região central entre o umbigo e o início das costelas. Para essas duas formas de tratamento, utilize 10mL do óleo vegetal de sua preferência e 2 gotas do óleo essencial indicado para a ação necessária.

Uma outra forma de harmonizar o chakra é através da meditação. Coloque quatro gotas do óleo essencial indicado no difusor de ambiente e prepare o espaço para a sua prática, com uma música de fundo e iluminação indireta. Você pode seguir as afirmações de meditação sugeridas na imagem ou simplesmente visualizar o chakra sendo reestabelecido e emanando sua cor característica.

 

Gostou das dicas? Já aplicou? Comente com a gente sobre as experiências que teve com alinhamento de chakras.

Clique aqui para ir ao capítulo seguinte, no qual falamos sobre o chakra do coração, o cardíaco.


Texto original e imagens por Cristiane Corrêa, julho de 2019

13 comentários em “Chakra Plexo Solar – o Terceiro

  1. Fico muito impressionada ao perceber os efeitos do OE de bergamota depois de utiliza-lo por quase dois meses, a ponto de não reconhecer meus próprios pensamentos de autoconfiança e me questionar “uai, de onde veio essa força toda?” Ai lembro do auxílio que ele da para encontrarmos isso em nós mesmas. Muito bom!

    1. Caramba Júlia acabou de me dar uma luz!!!
      Eu estava utilizando o OE de Bergamota para outra coisa no meu dia a dia. E dentro das correias da vida comecei e tomar uma série de decisões e atitudes, mas ao mesmo tempo por conta das decisões que aumentaram a correria, comecei a esquecer uma vez ou outra, até parar.
      … E comecei a ficar insegura, sem saber se havia tomada a decisão certa ou se realmente estava indo na direção correta, etc.
      Agora eu entendi o por quê! Vou já pegar meu OE de Bergamota e preparar os 10 ml para colocar no bolso! Gostei muito!
      Amei!!!

  2. Daia… uma duvida. Digamos que eu use uma manteiga corporal pra equilibrar algum chakra especifico… posso aplicar tbm no corpo todo ou deve ser massageado apenas sobre o chackra?
    Mais uma coisa… o OE de bergamota LFC perde perde propriedades?

    obrigada!

    1. Oi Josiara, pode usar em todo o corpo sim.
      A bergamota LFC não perde propriedades não. Seus componentes limoneno, acetato de linalila, linalol… estão presentes 😀

    1. Olá Grazielle, obrigada pelo carinho! Para a síndrome do intentino irritável vale usar elemi com majericão! É um excelente óleo essencial. Pode utilizar diluído em creme e aplicado na região abdominal. A fórmula que geralmente utilizo é 2% de elemi + 0,5% de manjericão. 😉 Depois de uns 15 dias de uso me conte o resultado viu?! 😀

  3. Que maravilha de texto. Gratidão por isso!

    Tenho uma dúvida, além da meditação e da massagem, posso usar o OE no difusor pessoal para equilibrar o chackra?

    Gratidão pela serie de pastagens sobre os chackras.

  4. Quem tem refluxo gastroesofagico estaria relacionado também a esse chakra? Qual desses óleos seria mais indicado? Equilíbrio?
    Grata

    1. Olá Tânia! Tudo bem?
      Sim, pode ter relação. Dos 3 óleos essenciais indicados para ter o equilíbrio, sugiro o óleo essencial de Cardamomo.
      😉

Os comentários estão desativados.