Chakra Sexual – o Segundo

O segundo chakra, o chakra sexual, também é conhecido como esplênico ou sacro. Ele se relaciona com a energia sexual, e seu poder criador em todas as áreas.

Nós da Harmonie preparamos especialmente para você esse guia de reequilíbrio de chakras com aromaterapia. Se não viu o primeiro capítulo, cliquei aqui.

Esse chakra está localizado quatro dedos abaixo do umbigo. É considerado a porta do prazer físico e sexual. Por meio dele temos acesso a alegria e criatividade. Através do chakra sexual fluem as energias primárias, como a paixão. Mas não só isso, os interesses sociais, como nos mostramos ao mundo, os prazeres da comida, o amor por certos assuntos, tudo isso está ligado a esse chakra.

 

  • Distúrbios da sexualidade, como impotência ou falta de interesse sexual, e também as disfunções endócrinas, são sinais de que esse chakra está enfraquecido. O óleo essencial de ylang ylang traz à tona a sexualidade e o prazer pela vida. Ele relaxa e promove entusiasmo com as situações do cotidiano.
  • Quando o chakra sexual está energizado além da conta, os sintomas são o excesso de hormônios, sexualidade exacerbada e a tendência por supervalorizar os eventos sociais e de se exceder no consumo de comidas e bebidas. Para amenizar esses excessos, utilize o óleo essencial de manjerona. Ele auxilia no tratamento de vários tipo de compulsão e tranquiliza, para que o corpo não sinta a necessidade de picos de bem-estar constantes para se manter bem.
  • Já quando precisamos de um reequilíbrio pontual nesse chakra, o óleo essencial indicado é o ládano. Ele ajuda a transmutar a energia dos chakras mais carnais, como o segundo, para uma energia mais espiritual, característica do sexto e sétimo chakras. Ele reduz o sentimento de impotência perante as situações conturbadas.

Fizemos esse mapa, para resumir todas as informações:



Como aplicar os óleos essenciais para os chakras

Há algumas formas de tratar um chakra específico com aromaterapia.

Para fazer isso em outra pessoa, as formas mais comuns são a imposição de mãos, o Reiki, ou as massagens no sentido horário sobre o ponto. No caso do segundo chakra, faça a massagem na região do ventre, abaixo do umbigo. Para essas duas formas de tratamento, utilize 10mL do óleo vegetal de sua preferência e 2 gotas do óleo essencial indicado para a ação necessária.

Uma outra forma de harmonizar o chakra é através da meditação. Coloque quatro gotas do óleo essencial indicado no difusor de ambiente. Prepare o espaço para a sua prática, com uma música de fundo e iluminação indireta. Você pode seguir as afirmações de meditação sugeridas na imagem ou simplesmente visualizar o chakra sendo reestabelecido e emanando sua cor característica.

 

E aí, gostou da dica? Já começou a reequilibrar seus chakras com a ajuda dos óleos essenciais? Comenta aqui pra gente.

O próximo capítulo dessa série já está disponível aqui, e fala sobre o plexo solar, o terceiro chakra.


Texto original e imagens por Cristiane Corrêa, julho de 2019

6 comentários em “Chakra Sexual – o Segundo

  1. Nossa vcs da harmonie sempre nos trazendo coisas boas. Amei conhecer vcs (faço propaganda pra todo mundo), sobre este chakra na dúvida sobre as situações de enfraquecimento e reequilíbrio como devo fazer? E quanto tempo devemos cuidar do chakras?

    1. Flavia, obrigada pelo carinho!!!
      Pode trabalhar enfraquecimento primeiro e depois reequilibrar 🙂
      O tempode depende de cada pessoa, mas em média 15-20 dias ;D

    1. Pode ser substituido pela camomila-romana. Não serão os mesmos benefícios, mas é uma alternativa possível.

  2. Olá, gostaria de saber também se o ládano auxilia no climatério, equilibrando as questões de fogachos que são constrangedores e incomodam muito.

Os comentários estão desativados.