Conheça os benefícios do Óleo Essencial de Manjerona

Hoje falaremos sobre alguns dos benefícios da Manjerona, um dos Óleos Essenciais mais calmantes da Aromaterapia.

Suas propriedades químicas oferecem um relaxamento profundo. Por ser um forte sedativo é frequentemente utilizado em casos de distúrbios do sono, além de diminuir o stress e controlar a irritabilidade.

Benefícios do óleo essencial de manjerona

A Origanum majorana é uma planta nativa do Mediterrâneo, sendo o Egito o principal produtor de seu Óleo Essencial. Sua extração é feita através da destilação a vapor das folhas, sendo necessários 300 kg para a produção de 1 litro do Óleo Essencial.

Principais Componentes do Óleo Essencial de Manjerona

No Óleo Essencial de Manjerona encontramos concentrações significativas de componentes como terpinen-4ol (24,7%), trans-hidrato sabineno (20,1%), γ-terpineno (11,8%), sabineno (7%) e α-terpineno (6,8%).

Na imagem abaixo você confere a Análise Cromatográfica desse óleo.

analise cromatografica óleo essencial de manjerona harmonie aromaterapia

Efeitos Vibracionais do Óleo Essencial de manjerona

O Óleo Essencial de Manjerona traz muitos benefícios ao nosso campo vibracional.

Ele equilibra o nosso elemento terra, sendo capaz de ativar o 3°, 5° e 6° Chakras. Ele é indicado para o tratamento de diversas compulsões sendo adequado para dissolver a necessidade do consumismo exagerado, compulsão alimentar, pensamentos repetitivos e obsessivos, além de ajudar no desapego de forma geral.

Manjerona também é um aliado em situações de trauma e angústia. Ele tem o poder de nos trazer acolhimento em momentos de solidão, acalmando a mente e dissolvendo a opressão.

Quando entramos em um ciclo de vitimização e autopunição, Manjerona é capaz de retirar as nossas couraças internas, proporcionando um encontro com nós mesmos e com a nossa verdadeira força.

Benefícios do óleo essencial de manjerona

Alguns Benefícios do Óleo Essencial de Manjerona na saúde física

A Manjerona (Origanum majorana) é uma planta medicinal com várias propriedades farmacológicas comprovadas. Seu óleo essencial possui diversos componentes químicos importantes capazes de promover ação antiespasmódica, antimicrobiana, calmante, dentre muitas outras.

Destacamos a seguir alguns de seus benefícios:

Ação Antimicrobiana: As propriedades encontradas no Óleo Essencial de Manjerona é capaz de inibir diversas bactérias e fungos patogênicos. O terpinen-4-ol demonstra atividade antibacteriana de amplo espectro, sendo também eficaz contra algumas bactérias da acne.

Promove a Regeneração da Pele: Age de maneira revitalizadora na pele, diminuindo a inflamação, escoriações, além de acalmar a coceira em caso de alergias e picadas de insetos. Promove a cicatrização.

Ação Antiespasmódica: É excelente para aliviar o estufamento, constipação e flatulência.

É Descongestionante: É indicado em casos de doenças do trato respiratório. Auxilia no tratamento da rinite, sinusite e bronquite, por exemplo.

Atividade antiúlcera e gastroprotetora: Manjerona demonstrou-se capaz de diminuir significativamente a incidência de úlceras, além de reabastecer o muco da parede gástrica.

Ação Cardioprotetora: Auxilia no tratamento de doenças cardíacas e disritmia. Sua ação deve-se às suas atividades antiplaquetária e cardioprotetora que são capazes de inibir a produção de óxido nítrico e a peroxidação lipídica nos tecidos cardíacos.

Regulação do ciclo menstrual: Manjerona também se mostrou útil no tratamento de Ovários Policísticos, aliviando as cólicas uterinas, além de ser capaz de induzir a menstruação (em casos de atrasos e irregularidade do ciclo).

Eficaz contra dores musculares: Alivia dores musculares causadas por tensão e enrijecimento dos músculos. Também é eficaz em casos de contusões, proporcionando profundo relaxamento muscular.

//

Como demonstramos, o Óleo Essencial de Manjerona nos promove uma gama bem diversa de benefícios para o nosso corpo físico, mental e vibracional.

Manjerona é a entrega a uma vida com mais qualidade nos ajudando a fluir com mais leveza pelo universo.

Você encontra o Óleo Essencial de Manjerona em nossa loja online!

REFERÊNCIAS:

Bina, F. Et al. Sweet Marjoram: A Review of Ethnopharmacology, Phytochemistry, and Biological Activities. Jornal of Evidence-Based Complementary Alternative Medicine. Jan/2017. 22(1): 175–185.

15 comentários em “Conheça os benefícios do Óleo Essencial de Manjerona

  1. Oi, tudo bem? Pode misturar o OE de manjerona com o OE de lavanda em um óleo vegetal para utilizar como pós banho? Essa mesma fórmula posso usar no difusor pra ajudar na insônia? Desde ja agradeço.💗

    1. Oi Marcela, pode usar essa sinergia em um creme pós banho sim. No difusor pessoal acrescente 1 gota de cada de óleo. Sugiro que utilize por inalação no período noturno, pela forte ação sedativa do OE de manjerona. =)

  2. oii! gostaria de dizer que adoro muito o seu conteúdo!!

    qual seria a melhor sinergia em roll-on para dores no corpo, para foco/concentração, para irritabilidade/estresse e para auxiliar a mulher na tpm?

    tb gostaria de saber se vc acha que a sinergia de ylang ylang, lavanda e manjerona são boas para ajudar a dormir, quando utilizadas em escalda pés.

    muito obrigada! <3

  3. eu esqueci de dizer que gostaria de fazer essas sinergias (do comentario anterior) tendo o minimo de OE possíveis, por exemplo, 1 OE serve para mts coisas, entao talvez ele sirva para o estresse, para ajudar no sono e para dor… obrigada viu!!!

    1. Oi Lorena, seguem algumas sugestões:
      Foco/concentração – limão tahiti, tea tree, alecrim (contraindicado para gestante, epilético e hipertenso)
      TPM – gerânio, cipreste (contraindicado para gestante), sálvia esclareia (contraindicado para gestante)
      Irritabilidade/estresse/dor no corpo – há várias possibilidades de OEs, importante identificar a causa para poder usar o óleo mais adequado.
      Pode usar essa sinergia para auxiliar no sono através de um escalda pés ou no difusor ambiental.

  4. Olá, este é meu primeiro contato com vocês, gostaria de dizer que gosto muito do seu trabalho e dos OE também. Sobre a sinergia para ” Foco/concentração – limão tahiti, tea tree, alecrim”, qual a concentração, por inalação ou com creme ou óleo, quantas vezes por dia e por quanto tempo devo usar?

    1. Olá Maria Salete, muito obrigada pelo carinho. Fico feliz em saber que você nos acompanha.
      Escolha um dos óleos citados e use por inalação, no difusor pessoal ou ambiental. 😉

Deixe uma resposta