Diluição de óleos essenciais: Prepare formulações eficientes e seguras com eles.

Óleos essenciais (OEs) são substâncias extremamente complexas, carregadas de princípios ativos, e é necessário que seja feita uma diluição para usarmos eles na nossa pele. Primeiro porque na maioria das vezes não conseguiríamos absorver todos os benefícios trazidos por uma quantidade muito grande do OE (e essa quantidade grande pode ser uma gota!), e acabaríamos desperdiçando essa matéria-prima tão preciosa. Outro motivo é a possibilidade de irritação e alergias provocadas pelos OEs, que é uma possibilidade grande quando não se respeita as diluições seguras.

O desafio então é fazer um preparado que tenha uma quantia de OE mínima suficiente para que seja eficiente e ao mesmo tempo uma proporção segura, que evite reações alérgicas e sensibilidades.

Falando novamente porque esse é um ponto crucial: OEs são extremamente puros e formado por moléculas com princípios ativos que atuam muito fortemente no nosso corpo. Não menospreze seu poder. Provavelmente você verá receitas na internet que indicam quantidades maiores de OE, siga a sua consciência de escolha. Maiores quantidades nem sempre levam a melhores resultados, até porque nosso corpo possui limites em relação à possibilidade de assimilação dos componentes. As quantidades descritas aqui são as utilizadas na Harmonie e trazem os melhores resultados já observados.

Quantidades indicadas de OE

Em tratamentos com OE aplicados na pele, trabalha-se com a observação do local que vai receber a aplicação. E de acordo com cada um desses locais, e também dependendo da sensibilidade da parte do corpo, da necessidade ou não de um tratamento intensivo, define-se a proporção de OE utilizada, e se faz a diluição.

Como fazer a diluição

O primeiro passo é escolher a base que irá usar (creme neutro, gel neutro, óleo vegetal, shampoo neutro, etc.). Para isso é necessário observar fatores como o benefício que se espera do produto, o local a ser aplicado e o tempo de contato necessário.

Se a base escolhida for sólida ou semissólida, use um recipiente de vidro ou cerâmica muito limpo para fazer a mistura. Caso sua base seja líquida, é possível adicionar os OEs diretamente no frasco escolhido, agitando a mistura após a adição. Isso é o básico da diluição.

Mas é preciso ser muito criterioso nas quantidades! Uma convenção básica que usamos na aromaterapia é a de que 1mL de OE equivale a 25 gotas. A partir disso podemos usar a famosa “regra de 3” e saber exatamente quantas gotas de OE precisamos em nossa preparação.

Exemplo 1

Digamos que você vai preparar 30mL de um creme para o rosto com óleo essencial de gerânio.

Para a área do rosto, como vimos, a porcentagem de OE utilizada é de 0,5%.

Segundo a regrinha então, montamos a equação da seguinte forma:

30mL (quantidade do creme) ——- 100% (da formulação)

X (quantidade de OE) —————– 0,5% (da formulação)

Multiplicamos os termos na diagonal:

30mL * 0,5% = 100% * X

15mL% = 100%*X

X = 15mL% / 100%

X = 0,15mL

Essa é a quantidade de OE, em mL, que devemos adicionar ao creme.

Agora fazemos outra continha como essa para descobrir quantas gotas são equivalentes a esses 0,15mL.

Sabemos que 1mL é equivalente a 25 gotas.

1mL —— 25 gotas

0,15mL ———– X

Multiplicamos os termos diagonais:

0,15mL * 25 gotas = 1mL * X

3,75mL*gotas = X*1mL

X = 3,75mL*gotas / 1mL

X = 3,75 gotas

Como não é possível dividir as gotas, precisamos arredondar esse resultado. Você decide se quer adicionar 3 ou 4 gotas. Lembrando que o produto será usado no rosto, que é uma área muito sensível.

Exemplo 2

É o mesmo caso, manipulação de um creme para o rosto com gerânio. Mas aí você resolve adicionar um outro OE, palmarosa, digamos. Como fazer?

A quantidade final de OE será aquela mesma calculada anteriormente, 3 ou 4 gotas. A questão agora é estudar os benefícios e precauções necessárias dos dois OEs e decidir se quer colocar quantidades iguais de cada um, se um deles merece mais destaque com quantidade maior, ou ainda se algum deles precisa ser adicionado em menor quantidade por causar irritação ou por ser tóxico.

Nesse exemplo, a palmarosa deve ser usada em quantidades bem pequenas, por ser irritante à pele em maiores proporções.

Então resolvemos o creme do nosso exemplo assim:

30mL de creme base neutro

2 gotas de OE de gerânio

1 gota de OE de palmarosa

Uma formulação segura, com diluição correta, que não irá irritar a pele, e que trará resultados positivos para o rosto.

Lembre-se de que, no uso dos óleos essenciais, menos é sempre mais. Os OEs são incríveis, ajudam mesmo. Mas é preciso ter muita responsabilidade no uso.

Esperamos que esse texto tenha lhe esclarecido em relação aos cálculos e cuidados que devemos ter na hora de diluir nossos OEs para utilização.

Os óleos essenciais da Harmonie, 100% puros, e vários outros produtos você encontra em nossa loja virtual.

É dessa forma que você faz os cálculos de diluição? Conhece outro método? Conta pra gente.

181 comentários em “Diluição de óleos essenciais: Prepare formulações eficientes e seguras com eles.

      1. Bom dia, quero fazer um óleo para passar na barba com óleo essencial, vc pode me indicar algum produto que mistura com o óleo para servir de veículo e deixar o óleo mais fino? Fiz com óleo de amêndoas mas é muito denso queria um mais fino tipo vaselina líquida

        1. Oi Edinho, o jojoba e rícino misturados deixa bem leve. Amêndoas realmente é um dos mais densos e umectantes.
          Existe a vaselina vegetal que chamamos de vegeline! Tem no nosso site inclusive. Vale experimentar!

    1. Isso, nos perfumes se usa mais quantidade de óleo essencial para uma mesma quantidade de álcool. Isso porque se quer deles muito mais os aromas em si do que nos tratamentos aromaterápicos.

      1. Olá, estou querendo fazer um hidratante e colocar oe de malaleuca e lavanda, numa base hidrante a base de uréia de 1k quanto de oe Eu usaria?

    1. Camila, depende do tipo de perfume, o uso. Se é pra ser mais terapêutico, se é só pelo cheirinho, se a construção de OEs para a fixação foi bem feita… Vários fatores.

      Dá pra usar de 3% até 12% ou mais. Comece com o mínimo e vá percebendo.

  1. Olá, para manipular os óleo, primeiro não entendi o que é , Os , outra coisa se uma cliente chegar e pedir um óleo manipulado, ela tem insônia anciedades nervosa compulsiva em comer….tem como manipular tudo pela matriz de cada item que ela me pediu.

  2. Quero usar oleo essencial no meu bebe o de lavanda e o Melaleuca, tenho 50ml de oleo vegetal de amêndoa, quantas gotas uso de cada para 50ml?e posso deixar essa solução pronta para não precisar fazer todos os dias?

    1. Oi, Régia.
      Com bebês tudo depende muito, e deve ser bem planejado.
      Se ele tiver menos de dois meses, nada de óleos essenciais.
      Até os seis meses, evite. Use só em casos pontuais, ou pra tratar algo muito específico. Sempre bem diluído e evitando o contato direto com a pele.

      Depois dos seis meses dá pra começar a pensar em usar assim com um pouco mais de frequência. Mas te pergunto, qual o objetivo com lavanda e melaleuca?
      A lavanda é ok, ajuda no sono, espanta mosquitos, etc. Poderias usar 5 gotas do OE de lavanda nesse frasco de 50mL, isso usando SÓ a lavanda.

      Melaleuca seria mais para usos pontuais, um fungo, tal. A não ser que tenhas um grande motivo para usa-lo, recomendo que deixe só a lavanda com o óleo de amêndoas. Seria algo mais do uso diário, para fazer massagens, usar como repelente, acalmar a pele, enfim.
      E o óleo de melaleuca deixe para casos pontuais.

  3. Bom dia, eu fiz uma receita pro cabelo porem era pra mim comprar o óleo vegetal e não o essencial, como eu nunca tinha ouvido falar desse óleo comprei o essencial achando ser igual. E na receita que fiz vai 150ml de óleo de Coco, 2 tampinhas de óleo de babosa e 2 tampinhas de óleo de alecrim (esse foi que comprei errado, era pra ser vegetal)
    Fiz a receita porem depois soube que esse óleo essencial era terapêutico e pesquisei sobre ele , foi aí que descobri a diferença dos dois. E pelo meus cálculos, devo ter colocado nessa receita quase 8ml do óleo essencial. 🙁
    Deve ter ficado super forte né? Eu iria usar essa receita no cabelo. Mas agora fiquei.com medo de usar, pois fora o risco que corro de não me fazer bem Pelo excesso, eu amamento uma bebê de 1 mês e meio. Vc me aconselha a fazer oq com essa receita, não queria ter que jogar fora:(
    Agradeço muito pela sua resposta.

    1. Oi, Karina.
      Sim, ficou muito forte!!
      Ainda mais se estás amamentando, esse é um óleo essencial contraindicado para o período de lactação.
      Pelas minhas contas o seu preparado está com 5% de alecrim, quando, para o uso seguro no couro cabeludo de uma pessoa NÃO-LACTANTE deveria ser de 0,5%. Estão está 10x mais concentrado do que deveria!!

      Pra aproveitar essa preparação você pode fazer assim: Junte uma parte desse preparado a 9 partes de mais óleo de coco, ou outro óleo vegetal, e misture bem. Mas use só depois de parar de amamentar, isso pode ser bem sério.

  4. Boa Noite! Gostaria de diluir OE Lavanda em OV Girassol, para prevenção e tratamento de assadura na minha filha de 15 meses. Essa indicação é correta? E há alguma especificação para o óleo vegetal de girassol que devo usar? procurei na farmácia, há várias opções e fiquei confusa…
    Obrigada, desde já

    1. Oi, Karina. Está ótima essa formulação.
      Procure no rótulo do óleo vegetal de girassol se a composição dele é unicamente óleo de girassol. Não pode ter nenhum óleo mineral ou outro ingrediente qualquer.
      Veja também se encontra alguma indicação de que ele tenha sido extraído a frio, sem uso de solventes. Dessa forma ele conserva os antioxidantes e vitaminas naturais da planta.

  5. Olá, para produção de sabonetes artesanais medicinais, usando a base glicerinada vegetal de 1Kg, quantas gotas de óleo essencial poderiam ser usadas? Obrigada.

    1. Oi, Luciana. Entre 2 a 3%, o que daria cerca de 30mL por kg de base. Mas tenha em mente que para uso terapêutico dos óleos essenciais, a base não é a melhor opção, por aquecer os óleos.

  6. Olá bom dia, eu estou começando na área x sabonetes vegetais c óleos essenciais, e argila, estou estudando bastante sob tudo isso, estou amando de verdade, os óleos essenciais são medicinais e maravilhosos, meus sabonetes 150gms, uso uma gota no final do preparo, está correto???

    1. Oi, Rita. Ah, é um caminho lindo esse das descobertas, né? E sem volta, hahaha.

      Sobre seu sabonete, é pouca a quantidade de óleo essencial que estás usando, para um tratamento terapêutico. Para 150 gramas, uma proporção de 2% (indicada para os sabonetes), seria algo como 3g de óleos essenciais, ou 60 a 75 gotas.

  7. Boa tarde.
    Comprei bases neutras em gel e creme para preparar, com óleos essenciais.
    Quero fazer um creme para o rosto de Rosa damascena 10% + lavanda e o gel de lavanda + Tea Free. A quantidade de gotas vai ser a mesma que você descreveu acima? O fato do OE de Rosa ser de 10% altera alguma coisa? Se puder me responder eu agradeço desde já.

    1. Oi, Marcelle.
      Sim, use essas diluições como base para as suas preparações, de acordo com o objetivo de cada uma.
      O óleo de rosas a 10% é um caso específico mesmo. Na teoria, podes colocar 10x mais dele. Então em um creme, por exemplo, em que colocaria 6 gotas totais de OEs, podes colocar as três gotas da lavanda, e até 30 da rosa. Porém esse valor parece bem alto, já que a rosa é um aroma bem expansivo (e caro!). Indico, ainda nesse exemplo, colocar umas 5 gotas dela, misturar bem e avaliar a necessidade de adicionar mais.

  8. Olá Cristiane! tentei fazer alguns perfumes naturais com óleos essenciais e percebi que nem todos se dissolvem no álcool. Você sabe porque?

    1. Oi, Julio.
      Sim. Há alguns óleos essenciais com % grandes de resinas, cujas estruturas químicas não são compatíveis com a do etanol. E aí só parte do óleo essencial é dissolvido.
      E outros óleos, como a copaíba, que são oleorresinas. Eles tem moléculas que o definem como óleos essenciais, como os terpenos, mas também possuem moléculas de resinas e alguns triglicerídeos, moléculas de óleos vegetais. E nesse caso não adianta chacoalhar, aquecer, que não vai diluir mesmo.

    1. Oi, Sílvio.
      Para dor aguda, em pontos específicos, podes usar 1%.
      Já para massagens em grandes extensões do corpo, use 0,5%.

  9. Olá, gostaria de uma loção capilar com OE de alecrim, mas sem óleo vegetal pq é para o couro cabeludo, poderia ser algo como uma solução hidroalcoolica ou misturar no próprio minoxidil? Oq vc me sugere?

  10. Olá, vou preparar meu óleo essencial de lavanda no óleo vegetal de Coco para massagem a ser feita em trabalho de parto. Sigo a proporção de 1% como está na tabela acima (sugerida para massagens em geral)?

    1. Oi, Vanessa. Pode usar 2% no máximo, especialmente para o trabalho de parto. E, dentro dessa %, pode adicionar a sálvia esclareia, que reduz a ansiedade, induz euforia e alivia medo e tensão.

  11. Olá, Cristine.
    Tenho cistites recorrentes, as vzx que antecedem a candidíase, sou amante dos o.e. tenho uns 16. Ontem antes de dormir quando fui pingar uma gota de tea três,caiu 3 gotas na calcinha e eu usei,no dia seguinte tô sentindo uma sensibilidade diferente lá dentro sabe,tipo na bexiga uretra, acho que foi o excesso, existe algum só que eu possa usar pra tipo acalmar? Acho que causei irritação. Outra pergunta, posso fazer uma sinergia a 0,5 ou 1% de o .e pra usar no absorvente interno quando sentir que a cistite ou infecção por candidíase vai atacar? Quais ela usar, e se posso utilizar o óleo de semente de uva (de uma boa marca) como carreador, molhar a ponta do absorvente interno e usar antes de dormir? Desde já agradeço. Você é demais!

    1. Oi, Suzana. Obrigada pelo carinho. Bom saber que nosso trabalho aqui faz diferença. =)

      Com certeza o que aconteceu aí foi uma superexposição ao OE de teatree. A mucosa vaginal é muito sensível, e essa sensibilidade aumenta ainda mais quando há uma desestabilização como a cistite ou a candidíase. Nós nem recomendamos esse uso do teatree na calcinha, apesar de se bem difundido, muitas mulheres desenvolvem sensibilidades sérias a ele quando aplicado dessa forma. Mas, bom, parece que usas a bastante tempo e até então não tinha desenvolvido nenhum efeito colateral. A dica é então aquela dos ginecos, dormir sem calcinha. Pra ventilar a região e não ser um ambiente tão propício para o desenvolvimento das bactérias cândida. O Tea tree, podes aplicar essa gota na calcinha de noite, e dormir sem ela, deixar o óleo dar uma evaporada até a manhã seguinte, para então vestir ela.

      Para acalmar essa reação interna, o melhor remédio é o tempo, em poucos dias já deves sentir um alívio da sensibilidade. Caso tenha alguma sensação mais forte, vá a um médico.

      Sobre a ideia de aplicar internamente, não te recomendo isso. A chance de uma reação como essa que aconteceu agora é muito grande, e a queimadura de contato pode surgir também. O OE, mesmo diluído, age de forma diferente nas mucosas.

      Uma ideia legal para controlar cistite e candidíase é um sabonete íntimo, de base natural especial para a adição de OEs:
      Em 100mL de sabonete líquido
      3gt Bergamota
      3gt Teatree
      4gt Lavanda.

      Já para as crises de cistite, compressas quentes com óleos essenciais são ótimas aliadas.
      P/ 30g de base (óleo vegetal, gel, …)
      2gt camomila romana ou lavanda
      3-5gt gengibre

      No campo da psicossomática, a cistite tem a ver com o medo de se expressar, e com aflições que diminuem a imunidade. Vale olhar para isso também. A bergamota no difusor pessoal pode auxiliar nesse caso.

      Nossa… deu quase um artigo já essa resposta. hahhaha.
      Qualquer dúvida entre em contato novamente.

  12. Olá! Gostaria de fazer o curso de cosmetologia utilizando os oleos essenciais. Vi que vocês tem um curso a respeito, e queria saber quantas horas é esse curso, qual o tipo de avaliação, se é oferecido receitas com as diluições que se deve fazer? Obrigada.

    1. Oi, Daniele.
      Temos o curso na versão presencial e online.
      Em ambos os casos, há primeiro o entendimento das fórmulas básicas, fabricação de cremes, géis, pomadas, etc. E depois aprendemos a usar os óleos essenciais para cada finalidade, as diluições necessárias e combinações que podem ser feitas para transformar os cosméticos em produtos terapêuticos.
      O presencial é um dia inteiro, intenso e com muito conteúdo teórico e prático.
      O curso online permite que estudes no teu tempo, recebes em casa o kit com todo o material para as primeiras produções, tem videoaulas que ensinam as fórmulas e as técnicas, e algumas aulas ao vivo com a Daiana para tirar dúvidas.
      No link tem mais detalhes: https://harmoniearomaterapia.com.br/cursos/215-curso-de-cosmetologia-online.html?search_query=cosmetologia&results=17&cate=

  13. Olá, comprei um OE de Camomila Romana diluído a 10%. Como ele já é diluído não sei como usar. Quero para o meu bebê de 1 ano e meio que é muito ansioso e inseguro. Tem o sono péssimo, dificuldade para voltar a adormecer quando desperta, muito impaciente. Comprei OE Vetiver, lavanda, laranja doce, manjerona, todos 100% puros.E depois esse Camomila Romana que é diluído.
    Pode me ajudar ?

    1. Oi, Tássia.
      Podes fazer um preparado com óleos essenciais em uma base de óleo vegetal, para fazer massagem no filhote antes de dormir, ou depois do banho, para incentivar a tranquilidade e um sono mais calmo. Em 50mL do óleo vegetal, coloque duas gotas do OE de laranja doce, duas gotas do OE de lavanda e 10 gotas da camomila romana 10%.
      Outra possibilidade legal é aromatizar o quarto. Quatro gotinhas do OE de lavanda no aromatizador de ambiente irão estimular uma noite de sono tranquilo.
      Manjerona ajuda também, mas deixaria para um segundo momento.
      Podes investir também no lemongrass, que dá suporte para a insegurança, traz acolhimento.

  14. Estou interessada em adquirir o OE do sempre viva immortelle diluído à 10% e queria orientação de quantas gotas usar para 30 gr de creme e 200 ml de OV. Tenho a pele madura .

    1. Para 30g de creme, use 30 gotas do OE
      E para os 200 mL de OV, pode usar 100 gotas do OE. Uma diluição maior em função de que esse OE é bem potente, e em óleo vegetal dispersa bem.

  15. Boa tarde! tenho um oleo vegetal de rosa mosqueta 10ml , quantas gotas de oleo essencial de lavanda posso colocar no vidro para diluir e usar no rosto ? Obg

  16. Oi bom dia, tenho OE de bergamota, gostaria Pfavor, saber : para óleo corporal 100ml de carregador quantas gotas coloco de OE, esse óleo e para permanecer no corpo,não é para massagem, e se posso usar tb no vidrinho rollon de 8ml, e também gostaria de saber para perfume de 50ml , já tenho a base pronta para perfume, gostaria de saber quantas gotas de OE coloco, e se posso usar também no vidrinho de rollon , muito obrigada pela atenção.

    1. Oi, Sandra. Veja se seu óleo de bergamota é LFC, livre de furanocumarinas. Caso não seja, ele é fotossensibilizante, pode queimar a pele em contato com o sol. Então seu uso fica somente para locais do corpo que não fiquem expostos.
      Para 100 mL de óleo vegetal use 20 gotas de OE.
      Pode usar no roll-on, para 8mL de óleo vegetal podes colocar até 3 gotas do óleo essencial, já que o uso é mais pontual.
      Para 50mL de perfume, podes usar cerca de 15 gotas de OE, mas só a bergamota não terá fixação, e seu perfume logo vai evaporar. É necessário adicionar notas básicas, como as madeiras e resinas, para mante-lo por mais tempo.

      Mas, de novo, certifique-se que esse óleo essencial de bergamota é livre de furanocumarinas.

  17. Olá, Cristiane!
    Na loja virtual, nas informações do OV de Rosa Mosqueta, há exemplos de formulações para manchas de pele que sugerem uma concentração de OE a 1% e 1,5%. Isso não é para o rosto, certo?
    Estou querendo preparar um óleo pra manchas causadas por atrito, mas no rosto. Pensei em usar o OV de Rosa Mosqueta com OEs de Palmarosa, de Olíbano e de Patchouli, você acha que essa combinação é boa pra esse tipo de mancha? Considerando que é para o rosto, está certo eu diluir 1 gota de cada OE diretamente no frasco do OV de Rosa Mosqueta de 30 mL?
    A propósito, quando a gente dilui só na hora de usar é melhor ou não faz diferença em relação a diluir antecipadamente e guardar?
    Agradeço desde já e aproveito pra dizer que suas respostas são sempre muito esclarecedoras e demonstram que você realmente lê e entende exatamente qual é a dúvida, isso é raro!

    1. Oi, Andreia. Obrigada pelo elogio =D
      Boa observação, essa diluição foi planejada para o corpo, mas faltou essa sinalização lá no texto. Para o rosto, podes usar menos da metade das gotinhas. Em 30 mL de Óleo Vegetal de Rosa Mosqueta, 1 gota de Óleo Essencial de Palmarosa, 2 gotas de Óleo Essencial de Pinho e 1 gotas de Óleo Essencial de Hortelã Pimenta.
      Não entendi bem o que seriam as manchas causadas por atrito, mas os OEs que citastes são ótimos. Gosto muito do patchouli presente nesses séruns, já que ele vai profundamente regenerando os tecidos. Se você não faz questão do efeito anti-aging do olíbano, poderias substituí-lo pelo hortelã pimenta, acredito que ele pode ajudar mais nessas cicatrizações.
      Pode sim, colocar uma gotinha de cada OE diretamente no frasco.
      E não tem problema preparar com antecedência, deixar o frasquinho lá por semanas. Os óleos essenciais formam uma sinergia com o óleo vegetal, e a durabilidade deles não diminui por estarem juntos.

      1. Obrigada, Cristiane!
        Um exemplo bem comum de mancha causada por atrito é aquela que aparece na parte interna das coxas, quando elas se roçam (pele a pele) com o andar. Tem uma inflamação e um escurecimento.
        Eu pensei nesses três OEs porque estou amamentando e não encontrei contra-indicação pra eles, é isso mesmo? A Hortelã Pimenta é contra-indicada, né?

        1. Oi, Andreia.
          O fato de estares amamentando vai determinar completamente o tratamento. Precisamos garantir a segurança sua e do bebê.
          Nesse período, indico usares apenas o patchouli, que é um óleo essencial muito seguro. Em 30mL de OV de rosa mosqueta, 3 gotinhas do OE de patchouli. Ele vai regenerando, trata profundamente e já perceberás a diferença.

          A receitinha com palmarosa e olíbano ou hortelã, deixe para depois desse período. Os óleos essenciais são facilmente absorvidos pelo nosso organismo, e uma parte deles irá passar para o bebê através do leite. E o sistema imunológico e metabólico dele ainda é frágil para processar a maior parte dos componentes desses óleos.

    1. Oi, Camila.
      Podes usar óleo essencial de pinho e de limão (pode ser o siciliano ou o tahiti).
      Em 30mL de óleo vegetal de semente de uva, semente de maracujá ou de coco, adicione 2 gotas de óleo essencial de pinho e 2 gotas de óleo essencial de limão. Faça massagem no peito e no alto das costas (não aplique na região dos rins).

  18. Cristiane a suas respostas são muito esclarecedoras, eu comecei agora o uso dos OEs e estou amando, estou pensando em fazer uma mistura de óleo de coco fracionado com melaleuca e olíbano para o rosto. O que você acha dessa mistura? Obrigada

    1. Oi, Nadijara. Obrigada =D

      Essa formulação que pensaste pode ser bem útil, dependendo do seu objetivo.
      Se sua pele for mais oleosa, o óleo de coco pode ficar muito pesado.
      Use, para 30g de óleo vegetal, 1 gota de óleo essencial de melaleuca e 2 gotas de óleo essencial de olíbano. Ajuda a retirar manchas, normaliza a cor da pele, combate acne e ajuda a firmar a pele.

    1. Oi, Natália. É preciso que seja uma base neutra.
      Os cremes comuns já tem seus princípios ativos, que podem interagir negativamente com os óleos essenciais. Além disso, podem conter óleo mineral, silicone, e outros petrolatos, que impedem a absorção do óleo essencial.

      Como alternativa, podes usar um óleo vegetal de boa qualidade para diluir os óleos essenciais.

  19. Meu filho tem 3 anos e 1 mês pesa 15kg. Quero começar a usar alguns óleos doterra com o óleo de coco fracionado. Como faço? Qual a proporção?

    1. Oi, Karine. Para óleos vegetais, como o de coco, não há restrição.
      Já para os óleos essenciais, recomendamos usar essa tabelinha de diluição como base. E expor o mínimo possível a criança aos OEs, use realmente quando necessário.

  20. Oi, Cristiane.
    Estou encantada com o conteúdo do blog. Muito bom!
    Vamos à minha dúvida: estou amamentando uma bebê de 3 meses e com uma sinusite muito forte. Posso fazer inalação com o OE de Eucalipto Glóbulo? OEs de Lavanda e Tea Tree estão ok para serem usados na pele diluídos em OV de Rosa Mosqueta durante este período?
    Poderia me ajudar com a informação de quais OEs posso usar durante a amamentação, para diferentes objetivos?
    Desde já, muito obrigada.

    1. Oi, Lilian. A inalação com OEs não é indicada. Mesmo diluindo o óleo essencial ele chega muito forte nos pulmões por conta do vapor quente, e há um risco grande de causar reações e intoxicações. Além disso o eucalipto não é um OE seguro para seu uso nesse período, seu bebê ainda não possui imunidade suficiente para lidar com ele, e há compostos desse óleo essencial que ele ainda não metaboliza. E um pouco do OE pode sim chegar ao seu leite.

      Para a sinusite, podes fazer uma compressa quente com óleo essencial de tea tree. Coloque três gotinhas em uma colher de sopa de álcool de cereais ou leite ou melado, misture bem e dilua em um litro de água morna. Molhe uma pequena toalha nessa água e deixe alguns minutos sobre a região da testa e nariz. é bom ter uma segunda toalha para refazer o processo quando a primeira começar a esfriar.

      Lavanda e teatree ok para usar agora, sempre bem diluídos. Use no máximo 0,5% de OES nas suas preparações.

      Além desses, os cítricos são liberados (lembre-se da fototoxidade), patchouli, cedro, … Mas só use quando for realmente necessário. OEs são muito facilmente absorvidos.

  21. Ola ! O que acontece se usar 2% de oleo essencial em oleo carreador para uso facial ? Tenho usado oleo vegetal de jojoba com lavanda tem aparecido algumas espinhas no rosto . Pq sera ?

    1. Emmanuel, a lavanda nesta dosagem não irá agradir sua pele, mas outros óleos essenciais nesta dosagem podem provocar alergias.
      O aparecimento de espinhas pode ser por outro fator (alimentação, hormônios…), pois tanto o óleo essencial de lavanda quanto o óleo vegetal de jojoba são efetivos contra a acne. 😉

  22. Olá, tenho uma dúvida.
    Quero preparar um creme facial com OE de Palmarosa, posso usar como base meu hidratante diário da Mary Kay ou precisar ser um creme neutro/específico?

  23. Ola, boa nt!
    Amando suas dicas!
    Preciso de um antimicotico para as unhas, pensei em fazer com o.e. de melaleuca com o oleo vegetal de ricino ou o oleo vegetal de amêndoas por ter um cheiro maia agradavel!
    O que acha?
    Faria 30 ml + 03 gts o.e!
    Obrigada!

    1. Oi Patrícia, vale diluir em rícino que possui o ácido graxo ricinoleico que é potencializa o efeito de tea tree contra micoses. Não recomendo amêndoas doce neste caso.
      Dosagem excelente.

  24. Bom dia comprei óleo essencial de alecrim e de menta, quero usar no couro cabelo na lavagem, qts gotas coloco em 30ml de creme? Desde já Obrigada

  25. Desde julho tenho me aprofundado nos óleos para me entender como indivíduo e tirar proveito para ser uma pessoa melhor e mais leve. Fiquei totalmente sem palavras quando li uma vez que óleos podem me ajudar com meu grande problema de pele acneica, muito oleosa e com algumas acnes rosáceas (essas mesmas que fazem minha autoestima ir lá no chão) e desde então venho estudando algumas combinações para me ajudar com esse “problema”, porém sempre fico com um pé atrás em relação a aplicá-los no meu rosto, sempre pensando se posso fazer a mesma proporção para alguns óleos vegetais e o óleo essencial.
    Hoje resolvi fazer um teste e fazer algumas contas que me levaram até uma receita que mesmo que eu esteja feliz de ter feito, ainda não me sinto confiante para usá-la. Nela vai:
    10 ml de óleo vegetal de semente de maracujá
    10 ml de óleo vegetal de rícino
    10 ml de rosa mosqueta
    4 gotas de óleo essencial de Tea tree
    3 gotas de Vitamina E
    Essas proporções estão corretas para um vidro conta gotas de 30ml?
    Desde já muito obrigada, muito sucesso e que você não perca essa essência encantadora! Forte abraço.

    1. Oi Kalyne, tudo bem? os óleos vegetais estão legais! Talvez rosa mosqueta dê uma pesada na fórmula, mas vale tentar. Tea tree ok. Mas, a fórmula não irá tratar sua acne rosácea. Para rosácea, os mais efetivos são cedro atlas, sálvia esclaréia e patchouli. Use 1 gota de cada para 10ml de óleo vegetal de sua receita. Eles irão potencializar e muito os resultados. Pode usar estes 3 na fórmula que você já fez! 😉

  26. olá, tudo bem?
    Primeiro gostaria de dizer que estou encantada com sua gentileza em nos ajudar. Tenho uma dúvida, se puder esclarecer te agradeço:
    Quero fazer velas aromáticas 100% naturais, por isso estou pensando em usar cera de coco, palma e óleos essenciais, mas estou em dúvida em relação aos óleos, qual a dosagem ideal para perfumar um ambiente ? É necessário um óleo vegetal ou posso colocar o óleo essencial direto na cera para perfumar? Quantos ml ou gotas de OE e de OV (se necessário) para cada kilo de cera?
    Desde já agradeço,

    1. Oi Regiane, para aromatizar o ambiente, você precisará de uma porcentagem de 5%, se é para uso corporal (massagem) o recomendado é 2% de óleos essenciais.
      Lá no instagram da Harmonie tem receita de vela vegetal para massagem se desejar 😉

  27. Olá! O que poderia ser utilizado como base para óleo essencial a ser aplicado nos cabelos após a lavagem? Tentei um tônico diluindo os OEs em álcool, mas, mesmo no percentual de 10%, acredito que este está ressecando meu cabelo. Não uso shampoo. Faço Co-Wash, mas já estou colocando OE no condicionador para uma finalidade diferente. Enfim, preciso de algo para diluir os OEs que não seja álcool, nem shampoo, nem condicionador e para ser aplicado nos fios e não no couro cabeludo. Existe algum óleo vegetal que não deixa o cabelo oleoso? Existe outra alternativa? Daria pra fazer um tônico diluindo os OEs em mel ou glicerina em vez de álcool?

  28. Olá! Comecei a fazer uso de óleo essencial hortelã pimenta no quarto de minha filha durante a manhã. Coloco 5 gts diluída. Ela começou a ter novamente vontade de levantar da cama e estudar. Foi incrível! Li q o vetiver seria bom para aterrar e superação emocional e tb ajuda p dormir. Ela tem dificuldade para ter pegar no sono e permanecer dormindo a noite. Pensei em usar a noite. Vc poderia me ajudar a como usar da melhor maneira?

    1. Oi Je, pode usar sim através de aromatização ambiental ou então dilua em creme neutro sem parafina, vaselina e óleo mineral e utilize através de massagem nos pés. É uma excelente alternativa a massagem 😉

  29. Primeiramente obrigado pelo artigo. Eu penso em diluir o óleo essencial de alecrim em um suco de gengibre (cerca de 10ml para 2 gotas do OE), e aplicar no couro cabeludo, pois eu vi que o gengibre é bom para a queda e estimulação de crescimento de novos fios, já que este é o meu foco. Qual a sua opinião? Dá certo diluir o OE em sucos? A exemplo do de gengibre? Desde já te agradeço.

    1. Olá Caio, infelizmente em suco o óleo essencial não dilui, apenas dispesa. Pode provocar irritação no couro cabeludo. Vale diluir em shampoo, mel, álcool de cereais. 😉

  30. Olá. Fiquei em duvida se qual camomila comprar com função principal tranquilizante e liberada para criança de 2 anos. Não consegui identificar a diferença das caracteristicas terapeuticas da versão camomila romana para a versão camomila romana diluida 10%. Qual a grande diferença entre a versão diluida e a nao diluida? Isso porque a nao diluida é muito mais cara. Vale a pena comprá-la?

  31. Olá!
    Tenho em casa óleo essencial de melaleuca e hortelã pimenta e óleo vegetal de coco. Como poderia dilui-los para usar no cabelo da minha filha de 5 anos. Ela pegou piolho na escola e gostaria de fazer uma misturinha para deixar nos cabelos dela com esses dois Oes.
    Grata.

  32. Olá!! Estou com OE de melaleuca para preparar para o meu pet, seria para uso nas patinhas, por conta dos fungos, qual a melhor composição neste caso, e qual melhor óleo vegetal ou uso de creme seria mais indicado?

  33. Olá!!
    Comprei óleo essencial de melaleuca, para usar nas patinhas do meu pet…
    Qual a melhor mistura para que o efeito seja satisfatório, sem agredir ele?

    1. Oi Ana Carolina, recomendo que utilize o óleo essencial de tea tree na proporção de 2 gotas para 10ml/g de creme ou óleo vegetal. Pois câes são muito sensíveis 😉

    1. Oi Maria Teresinha, há muitas opções. Depende da causa da dificuldade de dormir. Mas, segue algumas opções: Manjerona, camomila-romana, lavanda e lemongrass.

  34. Minha pele tem tendência a ser oleosa.
    Porém quero realizar o tratamento de manchas e melasmas.
    Qual a melhor opção?
    Creme base neutra ou Gel base para usar na diluição dos óleos ?

  35. Ola! Tudo bem? Fiz para uso facial uma mistura de oleo vegetal de jojoba com oleo essencial de mirra e lavanda. Quantos meses em vidro ambar este produto pode ficar . Tem validade de quantos meses? Obg

  36. Boa noite! Meu pet tem muitas alergias proveniente dos fungos. Vou usar o óleo de melaleuca junto com algum spray antisséptico para aplicar no cotovelo na pata e nas axilas. A minha dúvida é, posso pingar quantas gotas no frasco?? Ele tem 50ml

    1. Oi Raissa! Tudo bem?
      Para o seu pet sugiro como receita:
      Ingredientes:
      05 gotas do óleo essencial de Tea tree;
      25ml de base de perfume ou álcool de cereais;
      25ml de água deionizada ou destilada;
      Modo de usar: aplique no local informado (cotovelo, pata e axilas)
      😉

  37. Olá Cris!! Parabéns, vc responde a todos!! Até agora não obtive resposta de outros, o q eu queria saber é se a fórmula que eu tenho em mente para meu óleo de cutícula está correta (sou designer acrílica, vou presentear minhas clientes com ólinho feito por mim ). Eu escolhi carreadores OV argam 40%, gérmen trigo 40%, jojoba 20% e os OE petitgrain, sálvia esclareia e gerânio… além de tratar tem que ter um perfume agradável para elas. … vc acha q está bom?

    1. Oi Graziela, o óleo de argan e gérmen de trigo são bem umectantes. Seu objetivo é este? Trazer bastante umectação? Caso não seja o objetivo, sugiro usar apenas jojoba para não pesar a cutícula. Gerânio promove bastante maciez a pele e por isso vale manter. O resultado com ele será ótimo. Já a sálvia esclaréia e petitgrain entrarão pela ação do aroma agradável e regenerador.
      Ficará bom sim 😀

  38. Olá , muito encantada com o blog, já sou consumidora da loja, mas não conhecia esse blog incrível e a gentileza de vcs em responder. Vi num dos posts sobre tosse alergica. Qual a indicação para uma criança de 8 anos? E outra informação, por favor, qual a indicação para criança de 3 anos que tem medo de fazer cocô? Muito, mas muito obrigada pela resposta!

    1. Oi Juliana, obrigada pelo feedback. 🙂
      Para tosse alérgica gosto muito da ação de cedro atlas!
      Para a criança de 3 anos podes usar grapefruit ou laranja doce diluído em creme para aplicar no abdomem através de massagem sentido horário. Além de ajudar a regular o intestino, irá trabalhar o plexo solar (centro energético que trabalha medo e insegurança). 😉

    1. Oi Synara, se o óleo essencial que você possui é a laranja doce pode sim. A laranja amarga não recomendo pois causa manchas na pele quando em contato com o sol ok?
      Pode colocar 1 gota para 10ml de óleo vegetal.

  39. Olá, primeiramente adorei o texto!
    Mas fiquei com uma dúvida sobre a proporção. Eu uso leite de magnesia com algumas gotas de OE de melaleuca e lavanda como desodorante. Nesse caso, como é na região da axila, eu uso 0.5% ou 1% de OE?
    Outra coisa, eu uso óleo de rosa mosqueta puro no rosto inteiro, incluindo na região da olheira. Se colocar OE de melaleuca diluído nele, eu posso continuar aplicando na olheiras ou fica muito forte?

    1. Oi Renan, o indicado nessa região é até 5% de óleo essencial que seja seguro a pele.
      Quando ao rosa mosqueta, pode sim aplicar mesmo com melaleuca-tea tree. Só manter o cuidado de não ficar próximo demais dos olhos. 😉

  40. Olá, bom dia!
    Antes de tudo, obrigada pelo artigo! Muito esclarecedor e me ajudou muito!
    Minha dúvida é quanto à mistura do OE. Faço muito esporte e em competições fico com os músculos doloridíssimos e li sobre o OE de lavanda. No momento não tenho nada neutro, então eu gostaria de saber se posso misturar minha OE de lavanda em um hidratante corporal diário (um do Boticário, por exemplo). Se eu puder fazer essa mistura, terá efeito sobre os músculos ou só mudaria a fragrância do hidratante?
    Muito obrigada desde já!

    1. Oi Letícia, não recomendo. A chance de provocar uma irritação na pele é grande. Além disso, esses cremes possuem bastante óleo mineral que tampona a pele, impedindo que o óleo essencial penetre e atue na musculatura.
      Vale esperar até obter um óleo vegetal ou creme neutro sem vaselina, parafina e óleo mineral. 😉
      Além da lavanda, para aliviar a dor muscular após exercícios tem a manjerona e hortelã pimenta.

  41. Oii parabéns pelo artigo. Sou massoterapeuta (atendo domiciliar) e gostaria de criar algo único para minhas clientes, queria saber se posso misturar um óleo de semente de uva e cartamo ( que é de massagem) a um creme neutro e colocar um OE como lavanda ou alecrim, criando um blend corporal exclusivo do meu trabalho. E qual óleos essenciais vc indica neste caso também para não dar alérgia na pele da cliente. Gratidão.

    1. Oi Bianca, pode sim! Mas, use creme neutro sem óleo mineral na composição. Sem óleo mineral, parafina e vaselina. Pois estes irão impedir consideravelmente o efeito dos óleos essenciais. Vale lembrar que alecrim é contraindicado para gestantes, hipertensos e epiléticos. Penso que não seria o mais indicado para usar com todos os seus clientes. Lavanda não possui restrições, esse poderia usar tranquilamente.
      Outras opções para massagem com aroma gostoso e que proporcionam boas energias (otimismo, redução de ansiedade…) são: Tangerina, bergamota LFC ou grapefruit.

  42. Quero fazer uma compra no site , mas preciso tirar uma duvida . Quero fazer um hidratante facial para pele mista sensivel com oleo vegetal de açai e OE, qual base posso usar gel ou creme ? E qual a validade depois de feito . Obg

  43. Olá.. posso colocar óleo essencial de lavanda, hortelã, cipestre e mamaleuca em uma base de serum ou seria melhor o gel? quantas gotas de cada um para 30g

    1. Oi Klaus, tudo bem?
      Para formulações faciais usamos 1 gota para cada 10g de base, ou seja, 0,5% de concentração.
      Neste caso, para que possas usar essa sinergia completa, é necessário a aumentar quantidade de base para 40g. Assim você poderá acrescentar 1 gota de cada óleo essencial, respeitando a quantidade de gotas segura. A base carreadora pode ser de sua preferência, óleo vegetal, gel ou creme neutro. 🙂

  44. Oi, Daiana, tudo bem? Eu queria acrescentar OE para dar um leve aroma em 500ml de sabonete líquido neutro. Seria apeñas 1 tipo de OE, ou OE de flor de algodão, ou ylang ylang ou cedro, q é amadeirado. Por favor, quantas gotas de OE posso colocar em 500ml de sabonete líquido neutro para banhar todo o corpo ? Grta!

    1. Oi Fernanda, tudo bem? Para 500ml de sabonete líquido neutro você pode acrescentar até 100 gotas de óleo essencial.
      Apenas confira no rótulo do óleo de flor de algodão se ele é um óleo essencial ou uma essência.

    1. Olá Elizabeth, tudo bem?
      Vale usar nas formulações de sabonete e creme o cedro atlas, palmarosa e patchouli! Se possível pode inserir na fórmula a camomila-romana!
      A base pode ser sim nosso creme vegano ou um óleo vegetal, como rosa mosqueta. 🙂

  45. Olá! Boa noite!
    Estou me.encantando cada vez mais sobre o assunto, mas tenho uma dúvida que já pesquisei e não conseguir entender. Por que não posso diluir os OE em ácidos graxos essenciais,para o tratamento de feridas. Os ACE são utilizados na pele para prevenção de LPP, então pq não posso associar o OE, para deixá-los mais potentes? Um exemplo é o óleo dersani

  46. Olá pode me ajudar? Tenho 15 ml óleo vegetal Rosa mosqueta e os óleos essenciais ( vetiver ,copaiba, espruce negro e seiva de Dragão ) quantas gotas posso colocar de cada um deles no frasco do OV é para usar no rosto tratar manchas obrigado.

  47. Estou confusa ! Existe óleo essencial de rosa mosqueta ? Pq só encontramos óleo vegetal de rosa mosqueta. Este seria o essencial misturado em um carreador? Obrigada

  48. Olá, Daiana!
    Estou querendo diluir óleo de maleleuca e lavanda em base neutra em gel para aliviar e tratar os sintomas de dermatite atópica/psoríase principalmente na região das mãos, pernas e pés. Que dosagem considera adequada? Tem alguma outra sugestão de óleo ou base?
    Muito obrigada!!

  49. Tenho dúvidas quanto ao armazenamento. Se eu fizer um creme hidratante com creme neutro vegetal, óleo essencial é óleo vegetal, eu posso armazenar na embalagem plástica do creme neutro ou algum outra embalagem plástica âmbar por exemplo, ou eu preciso armazenar em um recipiente de vídro?

    1. Olá Jane,
      Pode sim, mas a validade será de apenas 30 dias. Após este prazo o óleo essencial começa a interagir com o plástico, podendo causar alergias ou irritação na pele.
      Para maior durabilidade sugiro armazenar em uma embalagem de vidro, e não deixar exposto a luminosidade.

  50. Boa tarde! Primeiramente parabéns pelo lindo trabalho que vocês realizam! Tenho uma duvida: existe alguma contra indicação para apenas cheirar o óleo essencial, sem contato com mucosa ou inalado, apenas cheirado? Agradeço pela ajuda! 😉

    1. Olá Alexandre, fico feliz em saber que nos acompanha por aqui.
      Apenas quando há alguma restrição, como um hipertenso inalar um OE que aumenta a pressão arterial, por exemplo. Se não houver contraindicação, não há problema algum.

  51. Olá…Ótimas instruções…gostaria de saber para preparar um banho de assento contra candidiase com oleo essencial de melaleuca poderia diluir em água e acrescentar óleo vegetal de girassol ou alecrim?

    1. Oi Elaine, assim como o óleo essencial, o óleo vegetal não se mistura na água. Dilua 2 gotas do OE em uma colher de sopa de álcool de cereais ou iogurte natural e depois misture na água.

  52. Olá, tudo bem? Eu estava pensando em utilizar o óleo essencial de alecrim e diluí-lo no óleo vegetal de jojoba para uso capilar (queda e crescimento). É uma boa combinação? Se sim, quantas gotas do óleo de alecrim eu devo diluir em qual quantidade de óleo de jojoba?

  53. Texto muito esclarecedor.

    Vou utilizar óleo essencial de melaleuca + de alecrim junto com argila branca (diluída em água mineral) para limpar o couro cabeludo uma vez por mês.

    Vou seguir as proporções indicadas.

    Muito obrigada.

    1. Oi Mariana, fico feliz que você gostou. =)
      A argila não é um bom meio de aplicação dos OEs. Podes fazer a máscara com a argila somente com água, e após retirar aplique os OEs diluídos em uma base de shampoo ou condicionador neutro. Assim você aproveita os benefícios de todo o tratamento.

  54. Olá, estou querendo diluir 2 gotas do OE de alecrim com 10ml de óleo de coco, e dps jogar no suco de cebola, em seguida misturar e aplicar no cabelo. Acha que jogando no suco, pode prejudicar a diluição, ou eu ter misturado anteriormente o OE com o óleo de coco já foi o suficiente para diluir? Obrigado.

  55. Oie, para picada de mosquito e inseto em criança de dois anos, qual e como vc recomenda o uso?
    E qual usar como repelente(pode passar no rosto tb)?
    Ainda estou amamentando ele, quais óleos não posso usar nesse período e quais que meu filho não pode usar?
    (tenho alguns óleos: lavanda, melaleuca, copaíba, limão, hortelã pimenta, tangerina, olíbano, e outros que não estou lembrando e pretendo adquirir mais).

  56. Daiana, boa tarde! Muito obrigada por todas as explicações acima; tudo muito explicativo. Tenho feito sérum facial numa concentração de 5%, e vi aqui que não é o indicado. Tenho a pele oleosa e apareceu um pouco de acne com óleo de coco e rosa mosqueta. Estou pensando em experimentar o OV de Jojoba, e colocar lavanda, Melaleuca, olíbano, rosa, palmarosa, gerânio e copaíba. Costumo fazer 10 ml. O que você sugere, se meu objetivo é anti-age, clareamento de melasma, sem desencadear acne? Gratidão!

    1. Oi Karina, fico feliz que tenhas gostado, espero ter contribuído de alguma forma.
      Esta concentração está alta mesmo. Para formulações faciais usamos 0,5%, pois é uma região muito sensível.
      Sugiro aumentar a quantidade de OV para 30ml, assim você poderá utilizar mais de 1 OE. Dos óleos que você citou, a combinação de melaleuca, palmarosa e copaíba é ótima. =)

  57. Olá Daiana… adquiri um óleo para massagem (tipo tântrico), vegetal, natural, sem aditivos e sem cheiro (embalagem de 1Lt)… gostaria de saber se é possível adicionar algum tipo de fragância – pensei em algo como cravo, amadeirado ou canela, ou então qual você me indicaria para esse tipo de óleo – e, se sim, qual a proporção a ser usada??
    Não posso deixar de registrar e parabenizá-la pelo cuidado com que atende seus leitores… sempre orientando-os da melhor maneira possível e precisa, demonstrando um profundo conhecimento de causa… parabéns!!!

      1. Ok Daiana… muuuuito obrigado, pela resposta. Uma última pergunta… posso usar os produtos proporcionalmente??? Tipo, pra meio litro do óleo, 50 gt de cada, e assim sucessivamente??

  58. Boa tarde!!! Preciso muito da sua ajuda na explicação da composição de um OE de hortelã-pimenta que comprei, diz que é 100% puro mas na composição tem Prunus amygdalus dulcis oil, ethylhexyl palmitate, mentha piperita oil…visto que tem esses componentes é mesmo puro e essencial?

  59. Olá, tenho muita acne, e minha pele é oleosa. Gostaria de usar o OE de gerânio e o de melaleuca diluídos no óleo de côco. O que você acha disso ? E como devo usar, é só passar no rosto e deixar? Deixa agir e depois lava ou lava e depois deixa ? Uso pela manhã ou a noite ? Todos os dias ? Desde já agradeço 🥰

    1. Oi Bruna, é uma excelente opção. Porém, se sua pele for mais oleosa, o óleo de coco pode ficar muito pesado.
      Após aplicar na pele não é necessário retirar. Pode usar pela manhã e noite. =)

  60. Olá Daiana!
    Após fazer uma diluição de óleo vegetal com óleos essenciais qual a validade seria, porque pelo que sei os óleos essenciais duram de 2 a 3 anos, mas quando diluídos esse tempo diminui. Queria saber quanto tempo seria!?
    Obrigada!!!

  61. Boa tarde, gratidão pelos inúmeros esclarecimentos 🙏 para uso em cachorro, duschund apresentam muito problema de pele, alergias, perdem pelos. Teria alguma indicação para esse fim? Outra questão, teria alguma receita de anti carrapatos, pulgas…? E o modo de usar? Muito obrigada.

    1. Oi Priscila, para a queda de pelo, pulgas e carrapatos você pode usar a seguinte fórmula:
      30ml de shampoo neutro (sem óleo mineral, parafina e vaselina)
      2 gotas de OE de tomilho
      2 gotas de OE de tea tree
      2 gotas de OE de cedro
      2 gotas de OE de citronela
      Aplique no cachorro e deixe agir de 3 a 5 minutos e enxague.
      Alergia:
      30g de gel neutro (sem óleo mineral, parafina e vaselina)
      3 gotas de OE de camomila romana
      3 gota de OE de lavanda
      Misture bem e aplique na região afetada. Cubra com gaze para que ele não lamba.
      Os cachorros são muito sensíveis, importante não ultrapassar a quantidade sugerida.

  62. Boa tarde,
    Meu marido está com baixa imunidade e tem uma cirurgia do coração para março. Fiz uma sinergia de 30 ml de OV semente de uva e 5gts de tea tree, 3gts de limão siciliano e 4gts de hortelã pimenta para passar uma gota no peito (timor) e uma gota na planta dos pés. Estou agindo corretamente?

Deixe uma resposta