Óleo essencial de Lavanda reduz a ansiedade? Como utilizar?

Você se considera uma pessoa ansiosa? Hoje em dia é cada vez mais comum encontramos pessoas que sofrem ou já sofreram com a ansiedade patológica em algum momento de suas vidas. Mas, você sabia que é possível reduzir a ansiedade através do uso do Óleo Essencial de Lavanda?

Óleo Essencial de Lavanda para Ansiedade Harmonie Aromaterapia

O OE de Lavanda é um dos óleos queridinhos da Aromaterapia por ser extremamente versátil e ter baixa toxicidade, o que torna o seu uso, muito seguro.

Termos uma mente equilibrada é essencial para conquistarmos uma vida plena. Os benefícios da Lavanda em nosso campo emocional e psicológico é um recurso poderoso que podemos utilizar para melhorar a nossa vida como um todo.

Lavanda traz calma, clareza e vem em nosso auxílio nos momentos de irritabilidade e crises de ansiedade.

Nesse artigo iremos abordar os benefícios do Óleo Essencial de Lavanda no tratamento da ansiedade, assim como explicaremos as suas principais propriedades que atuam em nosso campo psicológico.

Óleo Essencial de Lavanda para Ansiedade Harmonie Aromaterapia

Sobre a Ansiedade

A ansiedade tem sido um dos transtornos psiquiátricos mais comuns da atualidade e está presente em inúmeras fobias, incluindo a Síndrome do Pânico e o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).

Seus sintomas englobam tantos aspectos físicos, quantos emocionais. Entre os mais comuns destacamos: angústia, medo incontrolável e paralisante, insegurança, apreensão e preocupações excessivas.

Ela passa a ser considerada patológica quando há uma resposta desproporcional frente às situações apresentadas, impedindo o indivíduo de executar as suas tarefas diárias causando prejuízos no trabalho, nos estudos, em relações sociais e familiares.

Óleo Essencial de Lavanda para Ansiedade funciona mesmo?

O Óleo Essencial de Lavanda conhecido tradicionalmente por suas diversas ações curativas como sua propriedade antibacteriana, antifúngica e cicatrizante, também possui uma excelente ação calmante, reduzindo a ansiedade, o estresse e o esgotamento mental.

Estudos científicos apontam a sua eficácia e ação frente a diversos distúrbios neurológicos, sendo capaz de atuar diretamente no nosso Sistema Nervoso, com suas propriedades ansiolíticas, sedativas e neuroprotetoras.

Quando utilizados através da inalação, os Óleos Essenciais ativam o bulbo olfativo chegando de forma direta ao Sistema Límbico, onde encontramos estruturas cerebrais importantes como o hipocampo, o hipotálamo e a amígdala responsáveis por nossas memórias, impulsos e emoções.

O Óleo Essencial de Lavanda possui uma composição química com muitos compostos calmantes. Devido a presença do Linalol, Mirceno, Limoneno e do Acetato de Linalila, o OE de Lavanda é um dos mais recomendados no tratamento de Insônia e Ansiedade.

Óleo Essencial de Lavanda para Ansiedade Harmonie Aromaterapia

Pesquisas Comprovam o Efeito Ansiolítico do OE de Lavanda

O Óleo Essencial de Lavanda já foi alvo de inúmeras pesquisas científicas que apontaram a sua eficácia no tratamento de diversos distúrbios neurológicos e psicológicos.

O efeito ansiolítico da lavanda foi superior ao teste placebo em 221 pacientes que sofriam com algum tipo de  transtorno de ansiedade. Além disso, a Lavanda melhorou os sintomas associados, como inquietação e distúrbios do sono, influenciando de maneira benéfica no bem-estar geral, melhorando significativamente a qualidade de vida.

Uma investigação sobre o uso do Óleo Essencial de Lavanda (com diluição a 2%) no auxílio ao tratamento da ansiedade e depressão na mulher no pós-parto também apontou, após quatro semanas consecutivas de administração de Lavanda, uma melhora significativa da Depressão Pós-parto e do Transtorno de Ansiedade Generalizada.

Como Utilizar?

Para obter todos os benefícios do Óleo Essencial de Lavanda anote as nossas sugestões de uso:

Uso por Inalação

No Difusor Pessoal: Todos os dias, pingue 1 gota do Óleo Essencial de Lavanda no seu difusor pessoal.

No Aromatizador de Ambientes: Pingue diariamente de 3 a 5 gotas do Óleo Essencial de Lavanda em um pouco de água no seu Aromatizador Ambiental. Use para aromatizar o quarto antes de dormir.

Escalda pés (uma prática diferente e extremamente relaxante): Dilua de 3 a 5 gotas do OE de Lavanda em Álcool de Cereais e coloque em uma bacia com água morna.

//

É sempre importante estarmos atento a nossa saúde e bem estar mental e nessa jornada há sempre um Óleo Essencial específico para nos ajudar em inúmeras questões.

Gostaram de conhecer os benefícios do Óleo Essencial de Lavanda no tratamento da ansiedade? Lembrando que ele está disponível em nossa  loja online.

REFERÊNCIAS:

Malcolm, B. J. Et al. Essential oil of lavender in anxiety disorders: Ready for prime time? The Mental Health Clinician. Jul/2017; 7(4): 147–155.

Koulivand, P. H. Et al. Lavender and the Nervous System. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine. Fev/2013; 681304.

Cho, M., Min, E.S., Hur, M.,Lee, M.S. Effects of Aromatherapy on the Anxiety, Vital Signs, and Sleep Quality of Percutaneous Coronary Intervention Patients in Intensive Care Units. Evid Based Complement Alternat Med. Fev/2013: 381381.

4 comentários em “Óleo essencial de Lavanda reduz a ansiedade? Como utilizar?

Deixe uma resposta