Série Bê-á-bá da Aromaterapia | Quarta parte: Os óleos essenciais no organismo

Olá. Essa é a quarta e última parte dessa série especial que preparamos para você, iniciante na aromaterapia. Lembrando que o objetivo aqui é o de trazer informações básicas e simples para que você comece a inserir os óleos essenciais de forma segura e eficiente no seu cotidiano.

Caso você tenha perdido algum capítulo, comece por aqui.

Vamos então à última rodada de perguntas e respostas:

 

Como o óleo essencial age no meu corpo?

Existem três rotas possíveis para as moléculas odoríferas:

a) Através do cérebro: O aroma entra pela cavidade nasal e chega ao conjunto de estruturas cerebrais responsáveis pelas nossas emoções, chamado de sistema límbico. Com isso há um estímulo à fabricação de neurotransmissores, que levam vários tipos de “ordens” para o resto do corpo;

b) Através dos pulmões: O aroma é inalado, e parte dele vai para os pulmões, que através dos alvéolos levam os componentes químicos dos óleos essenciais para a corrente sanguínea.

c)Através da pele: Os óleos essenciais atravessam o manto hidrolipídico que recobre a pele e penetram através das camadas epiteliais. Em poucos minutos uma boa porção dele já está na corrente sanguínea.

Dentre todas as opções, qual a melhor base para aplicação terapêutica dos óleos essenciais?

Os óleos vegetais são ótimas opções de base/carreador, fáceis de usar e muito eficientes.

Isso porque os óleos vegetais, além de diluir o óleo essencial para evitar possíveis alergias e queimaduras na pele, não causam efeito tamponante de poros. O óleo vegetal, por sua alta compatibilidade com a pele humana, também funciona como o melhor veículo para a penetração dos óleos essenciais, seguido pelos cremes e outras emulsões e depois pelos géis e elixires alcoólicos.

 

Quanto tempo o óleo essencial permanece no meu organismo?

Formados basicamente por terpenos e derivados terpênicos, os óleos essenciais (OEs) penetram facilmente na pele e rapidamente se espalham pelo interior do corpo.

Para pesquisar como se dá essa absorção dos OEs no corpo, investigou-se a penetração do OE de lavanda diluído em óleo vegetal aplicado em massagem1. Em cinco minutos, traços de linalol e acetato de linalila foram detectados no sangue, eles são os componentes majoritários desse óleo essencial. Após 20 minutos do início da massagem, foi determinada a maior concentração desses compostos no corpo. Em 90 minutos, boa parte do óleo essencial já havia sido eliminada.

Porém, os monoterpenos, que são as menores moléculas presentes nos óleos essenciais, podem permanecer por até três dias no corpo2. Isto significa que, para obter os benefícios da aromaterapia, não é necessário utilizar formulações com óleos essenciais diversas vezes ao dia. Caso haja exagero nas dosagens, o que pode acontecer a médio e longo prazo é o desenvolvimento de lesões no fígado ou rins, causadas pelo excesso de trabalho desses órgãos para metabolizar os excessos.

Como os óleos essenciais chegam ao corpo inteiro?

Os óleos essenciais são lipossolúveis, ou seja, eles se solubilizam em gordura. E nós temos muita gordura no nosso corpo, a começar pela pele, que naturalmente possui uma camada de sebo. Então não há barreiras em nosso corpo para que os óleos essenciais se espalhem e ajam de forma rápida e eficaz.

Quando utilizamos os óleos essenciais na massagem ou na forma de um creme para os cuidados do dia a dia, eles penetram através das células, passando pela epiderme, derme e hipoderme com muita facilidade.

A permeação de certos componentes dos óleos essenciais é tão intensa, que atualmente já existem medicamentos que se utilizam dessa capacidade para funcionarem melhor3,4. Esses componentes de fácil permeação, certos monoterpenos presentes nos óleos essenciais, são utilizados para “abrir caminho” de fármacos usados via tópica, e conseguem carregar os princípios ativos para o interior do corpo de forma mais eficiente.

Contraindicações dos óleos essenciais

Embora seja uma terapia natural e segura, quando indicada por um aromaterapeuta qualificado, é importante tomarmos alguns cuidados quanto às principais contraindicações dos óleos essenciais.

Fototoxicidade → alguns óleos essenciais causam queimaduras na pele quando em contato com a luz solar. Basicamente, são os cítricos: bergamota, limão, grapefruit e laranja amarga.

Obs.: Os óleos essenciais de laranja doce e tangerina não possuem quantidades suficientes de furanocumarinas para desencadear queimaduras por exposição solar.

Gravidez e lactação → Consulte um aromaterapeuta. A maior parte dos óleos essenciais é contraindicada, mas os liberados podem ajudar muito nesse período! Alguns óleos possíveis para o uso por gestantes são camomila romana, bergamota, cardamomo, cedro atlas, lavanda, lemongrass, laranja doce, limão siciliano, tangerina, tea tree e patchouli.

Pressão Arterial Alta → Não tenha contato com óleos essenciais de alecrim, canela, cravo, eucalipto, hortelã pimenta e gengibre.

Epilepsia → Devem ser evitados os óleos essenciais que afetam diretamente o sistema nervoso: alecrim, canela, cravo, erva doce, eucalipto, hortelã pimenta e sálvia.

Homeopatia → Não utilizar: alecrim, eucalipto e hortelã pimenta.

Bebês e Crianças→ Deve-se aumentar a diluição no uso dos óleos em bebês ou crianças, utilizando apenas óleos essenciais seguros (sem contraindicações).

 

 

Pode haver interação medicamentosa com óleos essenciais?

Interação medicamentosa é um evento clínico em que os efeitos de uma substância são alterados pela presença de outra substância, que pode ser um fármaco, alimento, bebida e alguns óleos essenciais.

Estas interações constituem causa comum de efeitos adversos, por isso todo aromaterapeuta deve ter o conhecimento de que não é permitido usar óleos essenciais e determinados medicamentos ou bebidas alcoólicas no mesmo dia. A combinação destes pode aumentar ou diminuir o efeito do medicamento/bebida ou do óleo essencial. E pode haver ainda o aumento da toxicidade de ambos.

Um exemplo de interação de efeito é o uso de óleo essencial de alecrim durante o dia por inalação e a noite ingerir uma pequena quantidade de bebida alcoólica. Isso pode ser o suficiente para causar enrijecimento muscular, palpitação, angústia, aumento da pressão arterial, dificuldade para dormir e apneia.

Conheça alguns dos óleos essenciais que interagem com medicamentos:

  • Alecrim, eucalipto e hortelã pimenta – interagem com nicotina, medicamentos anti-hipertensivos, anticonvulsivantes, antidepressivos e outros que atuam no sistema nervoso central;
  • Canela, cravo, erva doce e gengibre – interagem com anticoagulantes, antidiabéticos e anti-hipertensivos.

– Todos os óleos essenciais interagem com bebidas alcoólicas causando danos ao fígado. Por isso muito cuidado!

 

E encerramos por aqui essa série, que gostamos muito de produzir. Para desenvolver esse conteúdo nos baseamos em textos antigos aqui do blog e principalmente nas dúvidas que vocês nos mandam por aqui.

Agora queremos saber de você. Esse conteúdo foi útil? O que mais você gostaria de ver por aqui? Fala pra gente!

 

Referências:

  1. JAGER, W.; BUCHBAUER, G.; JIROVETZ, L.; FRITZER, M. Percutaneous absorption of lavender oil from a massage oil. j. Soc. Cosmet. Chem. 1992; 43:49-54.
  2. D. V. Parker, K. H. M. Q. Rahman, and R. Walker, The absorption, distribution and excretion of linalool in the rat, Biochem. Soc. Trans., 2, 612-615 (1974).
  3. ABDULLAH, D.; PING, Q.; LIU, G. Enhancing the effect of essential oils on the penetration of 5-fluorouracil througt rat skin. Yao Xue Xue Bao. 1996; 31(3):214-21.
  4. CASEY, A.L. et al. Enhanced chlorhexidine skin penetration with 1,8-cineole. BMC Infect Dis. 2017; 17: 350.




25 comentários em “Série Bê-á-bá da Aromaterapia | Quarta parte: Os óleos essenciais no organismo

  1. Achei muito útil! Obrigada pelo conhecimento compartilhado… gostaria de saber a proporção de óleo essencial x base para perfume (da Harmonie) para fazer um aromatizador de ambientes. E se tem algum óleo que ajude a fixar o aroma dos demais. Por exemplo, gostaria de fazer um aromatizador com laranja doce para borrifar no quarto.

    1. Oi, Maysa. Obrigada.
      Podes fazer o aromatizador a 3%, que dá aproximadamente 60 gotas de óleo essencial em 100mL de base.
      Para fixar melhor, um óleo esencial bom pra isso é o benjoim, e ele combina com a doçura da laranja. Podes colocar 20gotas de benjoim para 40 de laranja e, de preferência, deixar essa misturinha interagindo por alguns dias antes de adicionar a base de perfume.

  2. Olá,
    Em relação à citação de vocês: “Homeopatia → Não utilizar: alecrim, eucalipto e hortelã pimenta”. Tenho um questionamento/dúvida: li um artigo do Fabian Lazlo que diz que a bergamota, por exemplo, considerada segura para homeopatia por leigos, tem 0,001% de cineol. E vai dando vários outros exemplos de OE que possuem, ainda que em quantidades mínimas (porém, segundo ele, para a homeopatia, significativas), substâncias passíveis de afetar energeticamente o resultado do tratamento homeopático. Ele afirma ainda que já há outras correntes que começam a discutir a veracidade dessas afirmações.
    Qual a posição da harmonie? Meus filhos usam homeopatia e eu fico numa tremenda dúvida, pois estou amando estudar os OE.
    Obrigada.

    1. Oi, Lavínia. Nossa opinião é de que um influi no outro, sim. Então se sua criança utiliza homeopatia, deixe os óleos essenciais apenas para casos pontuais de necessidade. Não faça tratamentos longos com os dois ao mesmo tempo.

      1. Olá! Sou pediatra e homeopata e afirmo que não há problema nenhum em utilizar qualquer oleo essencial junto com tratamento homeopático, exceto os que forem ricos em cânfora. A unica observação é que nao sejam administrados juntos no mesmo momento. Mas inalados sem problema.
        Abraço dra Heloisa Lopes de Souza

  3. Cristiane, sou massoterapeuta, utilizo OE para ajudar no relaxamento e até na disposição dos meus clientes. Percebi um gosto amargo na boca que se dá após a primeira massagem realizada no dia. Como sou hipertensa e diabética procurei algumas informações sobre a rapidez que, mesmo utilizando um óleo carreador ou o creme neutro , alguns OEs entram na corrente sanguínea e me deixam com essa sensação que se torna um tanto desagradável. E a sua matéria serviu para elucidar algumas dúvidas.

    1. Oi, Ana. Obrigada pelo seu retorno. Que bom que o nosso material foi útil.
      E fica o alerta. Se chega a deixar gosto na boca, quer dizer que ele entra em todo o seu organismo. E com suas questões de saúde é preciso cuidar mesmo com os óleos essenciais que irá utilizar na aplicação dos pacientes.

  4. Tenho uma dúvida.

    Cremes para pele do rosto com OE também devem ser descartados se por exemplo eu tomar 02 taças de vinho?

    1. Oi, Marina.
      Vai haver um risco de interação, mas bem pequeno nesse caso. Se é algo que estás acostumada, não vejo necessidade de cortar o uso.

      Mas não faça uma massagem com OEs, uma aromatização do quarto, algo assim. Quanto menos misturar, mais segurança.

  5. Achei muito informativo! Sempre me interessei pelo assunto, mas nunca achava uma quantidade significante de informação… Foi super gratificante e elucidativo ter essa compreensão. Incluisive o fato de vocês abordarem sobre as contraindicações é essencial, obrigada.

  6. Olá, uso óleo de gergelim e lavanda para hidratação das mãos várias vezes ao dia. Corro o risco de sobre carregar algum órgão?
    Parabéns pelo blog!

  7. Olá
    Amo os seus conteúdos.
    Gostaria de saber se há alguma restrição na quantidade de óleos q podemos usar. Por exemplo, usar o difusor com óleos diferentes em varios ambientes da casa, fora o difusor pessoal.
    Obrigada

  8. Olá
    Amo os seus conteúdos.
    Gostaria de saber se há alguma restrição na quantidade de óleos q podemos usar. Por exemplo, usar o difusor com óleos diferentes em varios ambientes da casa, fora o difusor pessoal.
    Obrigada

    1. Oi Karin, no difusor ambiental uso no máximo 4 óleos essenciais. Mas, se usará no difusor ambiental, vale deixar de usar o difusor pessoal para não ficar muitos estímulos.

  9. Extremamente válido todas as informações, ajudou muito com questões que eu tinha sobre os óleos essenciais e suas aplicações. Obrigado

  10. Olá Daiana adorei o
    Conteúdo, gostaria de aprofundar mais sobre interação e óleos essenciais, poderia indicar um livro? Gratidão

    1. Oi Karina, fico feliz que tenha gostado. =)
      Sugiro como leitura o livro “Essential Oil Safety: A guide for health care professionals” de Robert Tisserand e Tony Balacs.

Os comentários estão desativados.