Rejuvenesça com o Tônico de Alecrim

Nos conta a história que lá no século XIII, a Rainha da Hungria, Elisabeth da Polônia (1305 – 1380), chegando na velhice, sofria muito com o reumatismo. Tinha dores horríveis pelo corpo, estava ficando com pés e mãos deformados e não conseguia mais manter a coluna ereta, postura que se esperava de uma mulher tão nobre. Além disso, o rosto da rainha vinha sentindo a ação do tempo muito rapidamente, e em pouco tempo ela perdeu a beleza juvenil.

Afresco que retrata a rainha com seus filhos

Vendo o sofrimento da rainha, o alquimista da corte desenvolveu um tônico feito com alecrim, álcool e outras ervas e frutas cítricas.

O remédio deu tão certo que, além de curar as dores da rainha, ela voltou a ter sua postura altiva e rejuvenesceu! A idade foi chegando para a rainha, mas contrariando a natureza ela se tornava cada vez mais jovem.

Logo a história se espalhou e todas as senhoras da realeza passaram a usar o tônico milagroso, que ficou conhecido como a Água da Rainha da Hungria.

O tônico tinha poder para eliminar rugas, manter a pele fresca e combater o envelhecimento, além de prevenir o aparecimento de diversas doenças. Para utilizá-lo, bastava inalar seu cheiro ou usá-lo como uma colônia, passando na pele, e aproveitar o aroma fresco e agradável. Ele foi o primeiro perfume feito com álcool que se tem notícia.

O poder do alecrim

Naquela época o Alecrim já era um famoso remédio natural, e se tinha alguma noção sobre seu poder antisséptico e anti-inflamatório.

Hoje é possível comprovar cientificamente a capacidade rejuvenescedora do Alecrim. Pesquisas mostram que ele é capaz de reconstruir a pele! Isso acontece porque ele age nos chamados Fibroblastos, que é a principal célula da derme. Os fibroblastos são responsáveis pela fabricação do colágeno e da elastina, que são as proteínas que dão elasticidade e firmeza para a nossa pele.

Após os 25 anos, os fibroblastos começam a diminuir sua atividade, fabricando menos proteínas, e a pele vai envelhecendo gradativamente, num processo natural.

Porém, o alecrim tem uma inacreditável capacidade reconstrutora da pele. Ele faz com que os fibroblastos voltem a ser plenamente ativos, produzindo colágeno e elastina em grande quantidade e a pele volta a ficar tonificada, elástica e viçosa.

Parece muito bom pra ser verdade?

 

Faça você mesma

Daiana Petry, fundadora da Harmonie, dá a dica desse tônico para o rosto baseado na Água da Rainha da Hungria. Siga essa receitinha e sinta os benefícios do alecrim na sua pele.

10 mL de álcool de cereais

7 gotas de OE de alecrim

5 gotas de OE de hortelã pimenta

3 gotas de OE de eucalipto

90 mL de água termal ou água destilada

Acrescente os óleos essenciais no álcool de cereais, misture, e em seguida adicione a água. Coloque em um frasco com spray e passe no rosto uma ou duas vezes por dia.

Na loja Harmonie você encontra os óleos essenciais 100% puros para fazer esse elixir milagroso. Confira aqui.

Quer saber muito mais sobre óleos essenciais? A Harmonie oferece o curso de formação em aromaterapia, que pode ser presencial ou online. Clique aqui e confira.

Bibliografia:

JUNQUEIRA, L; CARNEIRO, J. Histologia Básica, Guanabara koogan, 2004.

MARTIN, R. Et al. Photoprotective effect of a water-soluble extract of Rosmarinus officinalis L. against UV-induced matrix metalloproteinase-1 in human dermal fibroblasts and reconstructed skin. European Journal of Dermatology. Volume 18, n. 2, march-april 2008.

53 comentários em “Rejuvenesça com o Tônico de Alecrim

  1. Boa noite,
    Gostaria de saber qual a validade do tônico sendo armazenado num frasco spray de plástico.
    Gratidão,
    Fernanda

    1. Oi, José. Será necessário mexer nas quantidades dos outros OEs, para não haver superdosagem. Tudo depende dos seus objetivos, mas segue uma sugestão:

      5 gotas de OE de alecrim
      2 gotas de OE de hortelã pimenta
      2 gotas de OE de eucalipto
      2 gotas de OE de lavanda
      2 gotas de OE de mirra
      2 gotas de OE de olíbano

    1. O plástico, ao longo dos dias vai interagindo com os óleos essenciais, e diminui muito a validade do produto. As embalagens de vidro escuro são as mais indicadas.

    1. Oi, Marileide.
      Você encontra em farmácias e casas de cosméticos, que vendem insumos para salão de beleza.

    1. Oi, Lane. Em último caso pode usar uma bebida destilada neutra de boa qualidade, como vodka ou cachaça.

      É importante a presença do álcool para solubilizar os óleos essenciais, já que eles sozinhos não se misturam com a água.

    1. Oi, Helania.
      Pode usar o óleo essencial de manjerona em substituição ao eucalipto aqui.
      Ou simplesmente tire ele da formulação. Não precisa aumentar a % dos outros componentes.

  2. Eu evito usar álcool pois irrita minha pele, me causando acne e vermelhidão. E já costumo usar hidrolato de alecrim para refrescar a pele e me ajudar na concentração no trabalho e nos estudos. Será que o Hidrolato de alecrim teria o mesmo efeito desse tônico??

    1. Oi, June. O álcool está ali porque é uma forma fácil de agregar água e os óleos essenciais na mesma fase. Nunca use uma mistura apenas de água e óleos essenciais, ok? eles não se misturam e acabamos em algum momento passando o OE puro na pele, sem diluição.

      O hidrolato tem propriedades muito parecidas sim, já que um pouco do óleo essencial fica disperso na água da destilação. O alecrim ali disperso com certeza traz efeitos.

      1. Além desse hidrolato, o que eu poderia colocar no lugar do álcool ? Tenho muita oleosidade e muita acne

        1. Oi Thaiane, tudo bem? O álcool de cereais é a base de diluição dos óleos essenciais, viso que não se mistura com água.
          São várias as possibilidades. Inclusive, já fizemos uma publicação muito interessante com dicas de como escolher o óleo essencial mais adequado para alguns tipos de acne, dê uma olhada e veja com qual você se identifica mais:
          http://harmoniearomaterapia.com.br/blog/espinhas-acabe-com-elas-com-ajuda-dos-oleos-essenciais/
          Depois me conta o que achou. =)

  3. Olá. Gostaria de saber se posso fazer um tônico utilizando OE e Bepantol no lugar da água termal.
    Obrigado.

    1. Oi, Antônio. Não sei exatamente como funcionaria o Bepantol nessa mistura, nem as interações possíveis entre ele e os óleos essenciais, a dissolução, enfim.
      De qualquer forma, evitamos agregar óleos essenciais (que são princípios ativos) a produtos já acabados, como shampoos e cremes já prontos, ou fármacos, porque esses já tem seus princípios ativos também. E essa junção nem sempre é sinérgica, às vezes essas matérias-primas não irão trabalhar juntas, mas se anular, ou até causar danos decorrentes do uso.

      Prefira usar em separado, alternando os momentos de uso de um e de outro.

  4. Boa tarde !!
    Posso fazer essa receita utilizando o Hidrolato como base ao invés da Água Thermal (a Harmonie poderia vender hidrolatos e águas thermais, hein ? Seria Maravilhoso !). Se for possível a substituição pelo hidrolato, qual seria o mais eficiente ? Outra dúvida: posso utilizar a glicerina vegetal que é vendida no site para dissolver os óleos essenciais ao invés do álcool de cereais ? Enfim, essas substituições (hidrolato e glicerina) poderiam garantir a segurança do produto e/ou ainda contribuir para sua maior eficiência ?
    Muito agradecida

    1. Oi Patrícia, pode utilizar a glicerina sim para diluir. Pode utilizar hidrolato, mas neste caso esqueça a ação remineralizante (que seria uma propriedade da água termal), use de hidrolato a mesma proporção de água termal. Importante nesta substituição acrescentar o conservante natural que temos aqui no site, utilize 1 gota para 10ml de hidrolato, assim evitará contaminações.

  5. Bom Dia,
    Muito agradecida pelas informações. Estou usando óleos essenciais desde o começo do ano e estou adorando .
    Estou seguindo os vídeos da Daiana e utilizando o difusor pessoal e já sinto muitas mudanças – muito agradecida !
    Quanto ao tônico tenho algumas perguntas: Posso substituir a água destilada por Hidrolato ? Se possível qual hidrolato seria melhor para rejuvenescer a pele : gerânio, alecrim ou lavanda para esse tônico ? Após escolhido o hidrolato há necessidade de se diminuir a quantidade de gotas de óleos essenciais ? Posso diluir os óleos essenciais na glicerina líquida vegetal vendida no site ao invés de álcool de cereais (isso deixaria o tônico mais hidratante) ? Posso utilizar o conservante em gotas vendido do site para preservar o tônico?
    Desculpem a quantidade de perguntas, é que já tenho todos esses produtos em casa e seria fácil pra mim utiliza-los .
    Muito obrigada
    Abraços e Sucesso a todos

    1. Oi Patricia, obrigada pelo carinho.Pode sim realizar a substituição. Melhor o hidrolato de gerânio 😉
      Não há necessidade de diminuir a quantidade de óleo essencial, pois no hidrolato não há óleo essencial.
      Pode sim diluir na glicerina 😉
      O conservante você deve usar 1 gota a cada 10ml de água/hidrolato.

      1. Ai Dai, muito agradecida pelo retorno !!
        Saudades dos seus vídeos !!
        Estou aguardando ANSIOSAMENTE o relançamento do curso on-line de Cosmetologia Natural, pois é muito difícil pra mim ir até a Capital fazer o presencial, e eu realmente gostaria de ir aprendendo e me formando nesta área tão linda !!
        Abraços e muito sucesso para vc

        1. Oi Patricia, obrigada pelo carinho!!!
          Teremos novamente a turma de cosmetologia natural online em novembro ;D
          Aguardo você 😉

  6. Olá a receita pode ser apenas de álcool de cereais com os óleos essenciais? Sem a água destilada ou termal?

    Muito obrigada!!

    Não encontro essas informações em nenhum lugar, parabéns pelo trabalho ☺️

    1. Oi Laura, irá ressecar a pele desta forma. Sugiro manter a água, mas se preferir retirar a água da fórmula, vale susbtituir a água e o álcool por óleo vegetal.

  7. Olá Daiana:)
    Qual é a quantidade de glicerina que devo utilizar para diluir os óleos essenciais no ligar do álcool de cereais?

    1. Oi Vitória, sim. Pois, haverá proliferação de bactérias. Utilize 1 gota de conservante para 10ml de água. 😉

  8. Oi Daiana, qual é a diferença de benefícios entre essa receita do blog e a receita do tônico bifásico que tem no seu livro de cosmetologia Natural? Usar o óleo de argan no lugar do álcool de cereais traz mais benefícios para pele?
    Obrigada ??

    1. Oi Rose, a diferença está na umectação que o Argan proporciona. Aqui o álcool está como uma opção apenas diluir o óleo essencial.

  9. Olá, Daiana!
    O óleo essencial de alecrim promove crescimento capilar, correto? A sua aplicação em outras partes que não seja o couro cabeludo resultaria em crescimento de pêlos? No rosto por, exemplo? Desde já agradeço.?

    1. Oi Flávia, está correto. Vai auxiliar em locais onde já existe o crescimento capilar, como sobrancelha, barba.. Nas demais regiões não irá aumentar o crescimento. 😉

  10. Oi! Gostaria de saber se a base de perfume da harmonie pode ser usada como a base para o tônico?! Para ser usado no rosto ou couro cabeludo.

    1. Oi Patricia, pode substituir o álcool de cereais pela base perfume. Não esqueça de adicionar a água, para não ressecar e nem irritar a pele. =)

    1. Olá Kathia, em casos de flacidez a aromaterapia é um tratamento complementar. Uma sugestão de OE é o cipreste.

    1. Oi Viviane, os mesmos benefícios. Além de auxiliar no emocional/vibracional, promovendo mais disposição e vitalidade. =)

Os comentários estão desativados.